Entenda sobre o posicionamento dos atletas nos jogos da NFL
A NFL, liga de futebol americano, fica mais popular a cada ano que passa. Diferente do futebol tradicional, que é jogado com uma bola redonda e com os pés, o esporte fundado dos Estados Unidos é praticado com as mãos e uma bola oval.
Outra diferença fundamental na comparação entre os dois esportes é com relação aos elencos, estratégias e especificidades de cada um.
Se por um lado ter um elenco com 33 jogadores é mais do que suficiente no futebol, no futebol americano está longe do ideal.
Isso porque, em média, um time da NFL, que é a maior liga de futebol americano do mundo, conta com 50 a 60 jogadores em seu elenco durante a temporada.
Vale lembrar que esse número não soma os atletas considerados suplentes daqueles que se lesionam.
Portanto, mesmo com 11 jogadores iniciando no futebol americano e no futebol tradicional, o funcionamento das peças é completamente diferente. O esporte com a bola oval exige fases mais fases durante uma partida, ou seja, mais peças a serem usadas.
Desta forma, a NFL, a maior liga, divide em algumas categorias: time de defesa, time de ataque e os especialistas.
Neste artigo abaixo, vamos te explicar tudo sobre cada função e suas particularidades dentro de uma partida. Confira!
Ataque
Começando pelo ataque, são oito posições apenas neste setor, com cada uma respeitando suas particularidades dentro da partida. Veja o que cada uma delas faz durante os jogos.
Quarterback:
A principal posição do ataque é o quarterback. Quem atua no setor tem a função cerebral da equipe, recebendo o primeiro passe e escolhendo qual será a jogada para a sua equipe conseguir o maior número de jardas possível.Além, claro, de furar a defesa rival.
Quem atua como quarterback, inclusive, costuma ter o maior salário das franquias da NFL. Além disso, é destacável que o jogador se prepare bem fisicamente e tenha precisão em lançamentos.
Running Back:
O running back (RB) é responsável por ficar perto do quarterback. Geralmente, o atleta que joga nesta função fica atrás ou ao lado do cérebro do time. A função do RB, desta forma, é vencer jardas terrestres – o que exige muita força.
Para atingir a ‘missão’, porém, o RB precisa driblar e até mesmo empurrar os adversários segurando a bola desde a sua defesa. Diferentemente do quarterback, o RB não faz lançamentos.
Wide Receiver
O wide receiver (WR), por sua vez, atua como um corredor nos lados do campo. Assim, a ideia é de que o jogador que exerce esta função se movimenta para receber os lançamentos do quarterback. Portanto, é necessário ter muita velocidade para ser WR.
Tight-end:
Quem atua como tight-end é uma espécie de ‘coringa’. Isso porque não há uma função definida previamente, mas sim de acordo com a estratégia. Desta forma, o tight-end pode atuar correndo para receber lançamento ou abrindo espaço para os WR.
Linha ofensiva:
A linha ofensiva, curiosamente, atua como uma ‘defesa’. Formada por cinco jogadores, o quinteto tem como principal missão proteger o quarterback, na tentativa de que ele, a principal peça, complete a jogada determinada previamente.
Três posições compõem a linha defensiva: tackles, guards e um center. O quinteto fica posicionado no início do ataque, setor chamado de scrimmage.
Center (central):
O center, naturalmente conhecido como central, é o responsável por ficar agachado durante o início da jogada escolhida. Ele ouve as orientações do quarterback e tem a missão de organizar a linha ofensiva para que a estratégia tenha êxito.
Guards:
Como o nome já sugere, os guards, tradicionalmente chamado de guardas, formam duplas para proteger o quarterback. Cada um fica em um lado, na tentativa de minimizar qualquer risco adversário ao principal atleta da equipe.
Tackles:
Por fim, completando o setor ofensivo, os tackles ficam nos lados do campo. A ideia é fazer com que os ataques ao quarterback originados nas extremidades sejam minimizados.
Defesa
Saindo e indo do ataque e indo para a defesa, o sistema defensivo conta com 4 posições. Confira os detalhes sobre cada uma.
Linha defensiva:
Assim como existe a linha ofensiva, citada no primeiro bloco do texto, também há a linha defensiva. Desta forma, elas se enfrentam durante os jogos, com cinco integrantes de cada lado. Formam a linha defensiva o defensive tackle e o defensive end.
Defensive tackle:
Com relação aos defensive tackle, eles são posicionados a depender da formação escolhida pelo treinador da equipe. Se o sistema for um 4-3, os defensive tackle formam dupla de centrais da linha.
Quando isso ocorre, inclusive, buscam bloquear os lados do ataque rival.
Defensive Ends:
Os defensivos ends ficam nos lados da defesa, com a missão de abater o lançador da equipe rival. Além disso, impedir que o adversário ataque pelas extremidades.
Linebackers:
Por fim, mas não menos importante, estão os linebackers, que para muitos são as peças mais importantes do sistema defensivo. Eles são responsáveis por lideraram a defesa, comandando os bloqueios.
A principal missão, porém, é fazer com que o quarterback lance a bola da forma mais imprecisa possível. Para isso, os linebackers tentam pressioná-lo.
Especialistas
Por fim, mas não menos importante, estão os chamados especialistas na NFL. São 4 funções para este setor do campo durante uma partida.
Kicker:
O kicker talvez seja o jogador mais falado até mesmo por quem não acompanha tanto NFL. Ele é responsável por chutar a bola no field gol, que ocorre quando a equipe fica muito longe da área adversária e deseja pontuar.
Em jogos decididos no detalhe, inclusive, o kicker é responsável por definir esses duelos com a precisão do seu chute.
Punter:
O punter tem como principal missão dar um chute com o maior número de jardas possível para evitar o ataque do rival. O jogador desta função tem que fazer isso quando seu time não completa um ataque e, além disso, devolve a bola.
Long Snapper:
O long snapper, basicamente, tem a mesma função do já citado center, porém tem mais recursos na hora de dar um passe inicial com maior longevidade.
Gunner:
Por fim, mas não menos importante, o gunner tem como principal missão abater o retornador durante a partida da NFL. Assim, impede que o corredor ganhe maiores jardas.