A final de um campeonato, seja qual for a modalidade, é sempre um grande acontecimento. Quando se trata de Super Bowl, tudo que envolve uma decisão de título é ainda mais maximizado. A audiência, o dinheiro envolvido e a expectativa dos fãs desconhece limites.
Há alguns anos o futebol americano tem ganhado ainda mais fãs ao redor do mundo. Mas para muita gente, tudo que envolve esse esporte e a NFL, principal competição da modalidade no mundo, ainda é cercado de dúvidas.
Continue lendo este texto do Jogo Hoje e saiba mais sobre o Super Bowl e o universo do futebol americano e da NFL.
Mas afinal, o que é o Super Bowl?
Pode ser que você já tenha ouvido alguém falando da “final do Super Bowl”. Para começar, vamos esclarecer que esse termo é redundante. O Super Bowl em si já se refere a decisão de título.
O Super Bowl é a grande final da NFL, a National Football League. Trata-se da principal liga de futebol americano dos Estados Unidos, maior e principal campeonato desta modalidade no mundo. Ele é disputado desde 1967, quando houve a junção das 2 principais conferências da Liga, a NFC e a AFC.
Também pertence ao Super Bowl os selos de maior evento desportivo e de maior audiência televisiva dos EUA. Além disso, é ainda o evento que detém a publicidade mais cara da televisão mundial.
A lista megalomaníaca deste evento esportivo também conta com uma marca curiosa: o dia do Super Bowl é onde se registra o segundo maior consumo de comida nos Estados Unidos, atrás apenas do Dia de ação de graças.
Onde vai ser o Super Bowl 2023?
A cidade sede do evento é previamente escolhida pela NFL e independe de se o time local participará ou não da decisão do título.
A temporada da NFL tem início sempre em setembro e a grande final costuma acontecer em fevereiro. No ano de 2023, por exemplo, a final está prevista para o dia 12 de fevereiro, no State Farm Stadium em Glendale, Arizona.
Halftime show: o famoso show do intervalo
O Halftime Show, ou show do intervalo, é uma atração à parte e atrai, inclusive, quem não é fã de futebol americano. Isto porque o show é feito sempre por grandes artistas internacionais.
Por exemplo, já passaram pelo palco do show nomes como Michael Jackson, Diana Ross, Stevie Wonder, U2, Paul McCartney, Madonna, Beyoncé, Shakira, Lady Gaga, Katy Perry, Coldplay e outros.
Antes da década de 1990, porém, o show do intervalo era feito sempre por bandas marciais das universidades. Até que, em 1991, o halftime show começou a ter atrações da música pop. A mudança foi uma estratégia para aumentar a audiência durante o intervalo.
No entanto, o pop passou um tempo sem dar as caras no evento. Em 2004, Justin Timberlake expôs um dos seios de Janet Jackson. Com isso, apenas atrações de rock se apresentaram no intervalo até 2011.
Quem vai tocar no halftime show de 2023?
A atração do próximo Super Bowl já está confirmada e gerando muita expectativa. O nome escolhido foi o da cantora Rihanna.
Para a tristeza dos fãs, a artista está afastada da música e não lança um álbum desde 2016. E agora eles têm muito o que comemorar. Logo, a expectativa para o show dela no Super Bowl é ainda maior.
Inserções comerciais no Super Bowl
Reunindo uma audiência absurda, obviamente o Super Bowl movimenta milhões em publicidade. Inclusive, anunciar durante a transmissão da grande decisão da NFL está mais caro do que nunca.
Segundo a NBC, emissora que transmitiu a final de 2022, anúncios de 30 segundos chegaram a ser vendidos pelo valor recorde de US $7 milhões cada.
Esses valores exorbitantes se dão por causa da enorme audiência que o jogo tem. A transmissão é assistida por cerca de 100 milhões de telespectadores.
Quem foi o campeão em 2022?
O Super Bowl LVI, ou seja, a 56ª edição da decisão, sendo a 52ª decisão da era moderna da NFL, foi disputado no dia 13 de fevereiro de 2022.
O jogo foi entre o campeão da National Football Conference (NFC), o Los Angeles Rams, e o campeão da American Football Conference (AFC), o Cincinnati Bengals. A partida aconteceu no no SoFi Stadium em Inglewood, Califórnia, estádio dos Rams.
A partida, inclusive, terminou com vitória dos Rams, por 23 x 20.