Palcos de Blumenau e Villavicencio mudarão de nome
Uma semana depois da morte do Rei do Futebol, as homenagens a Pelé seguem no mundo da bola. Nesta quinta-feira, dois novos estádios ganharão o nome de Edson Arantes do Nascimento. Os novos “Estádios Rei Pelé” ficam em Blumenau-SC e Villavicencio, na Colômbia.
Homenagens a Pelé
O novo estádio Rei Pelé na Colômbia atende um pedido do presidente da Fifa, Gianni Infantino, que sugeriu que cada país filiado tivesse um estádio nomeado em homenagem ao tricampeão do Mundo. Um dia antes, o governo de Cabo Verde havia sido o 1º a acatar a sugestão, alterando o nome do Estádio Nacional de Cabo Verde para “Estádio Pelé”.
Agora, a Colômbia se torna o país 2º da lista. A decisão veio por meio do governador de Meta, Juan Guillermo Zuluaga. Ele afirmou que o Estádio Manuel Calle Lombana, mais conhecido como Bello Horizonte, passará a se chamar “Bello Horizonte Rey Pelé”. O palco, com capacidade para 15 mil pessoas, fica na cidade de Villavicencio e era nomeado em homenagem a um ex-prefeito.
Zuluaga comentou a decisão: “Da planície colombiana anunciamos ao mundo que nosso belo estádio de Villavicencio se chamará Bello Horizonte ‘Rey Pelé’. As futuras gerações devem saber quem foi esse ícone do futebol mundial. Aceitamos a sugestão da Fifa”. O estádio é a casa do Llaneros, clube da 2ª divisão local.
Desde el llano colombiano le anunciamos al mundo que nuestro hermoso estadio en Villavicencio, se llamará BELLO HORIZONTE “REY PELÉ”. Las futuras generaciones deben conocer quien fue este ícono del fútbol mundial. Acogemos la sugerencia de la @FIFAcom pic.twitter.com/9j46IXHy7g
— Juan Guillermo Zuluaga (@JuanGZuluaga) January 5, 2023
Também no Brasil
Mas as homenagens a Pelé não acontecem apenas fora do país. Por aqui, a Prefeitura do Rio de Janeiro já renomeou a avenida que envolve o Maracanã como Rei Pelé. E agora foi a vez da Prefeitura de Maringá apresentar uma nova homenagem ao ídolo. O estádio da cidade foi construído pelo SESI e levava o nome da organização, mas agora será rebatizado.
Ainda há uma dúvida sobre como o novo nome será aplicado, inclusive: se apenas ao estádio para 1.200 torcedores ou se para todo o complexo esportivo em seu entorno. Hoje, o complexo, que também conta com piscinas e quadras, se chama Bernardo Wolfgang Werner.
Mas, qualquer que seja o caminho, a mudança ainda dependerá de duas etapas: a aprovação da Câmara Municipal; e a concretização da venda do complexo do Sesi para a Prefeitura. As duas partes já tem um acordo para a transação, mas ela ainda dependerá de um repasse do Governo de Santa Catarina, agora sob nova gestão.