Fifa sugeriu que todos os países tenham um “Estádio Pelé” em homenagem ao Rei
Após o presidente da Fifa, Gianni Infantino, sugerir que todos os países filiados alterassem o nome de um estádio em homenagem a Pelé, falecido na última semana, Cabo Verde é o 1º país a anunciar essa intenção. Nesta quarta-feira, o primeiro-ministro do país, José Ulisses Correia e Silva, informou que o Estádio Nacional de Cabo Verde passará a se chamar “Estádio Pelé”.
O Estádio Pelé de Cabo Verde
O comunicado do chefe de estado cabo-verdiano sobre a mudança do nome do principal palco do futebol de seu país veio na manhã desta quarta-feira. Por meio de nota, o primeiro-ministro disse que a intenção já foi comunicada à Fifa e pediu a opinião da população sobre a mudança.
Ainda no texto, ele falou da proximidade cultural de Brasil e Cabo Verde, que, entre outros elementos, compartilham a língua portuguesa. Assim, José Ulisses lamentou a morte do antigo camisa 10 do Santos e garantiu que ele foi uma “figura planetária”, despertando o desejo da homenagem no país africano.
O Estádio Nacional de Cabo Verde, que deve ser o novo Estádio Pelé, foi fundado em 2014, na cidade de Praia, capital do país. O palco é o principal da ilha na costa oeste da África, com capacidade para 15 mil pessoas, sendo a casa da Seleção de Cabo Verde, e propriedade do governo nacional.
A Seleção Nacional terminou o ano 2022 no 72° lugar no ranking da FIFA
De notar que, a nível da CAF, cinco dos países à frente de Cabo Verde foram os representantes da África no Mundial do Qatar
LEIA AQUI https://t.co/SbvUCQDCaU #CaboVerde #TubarõesAzuis pic.twitter.com/8uXdOBqspX
— Federação Cabo-verdiana de Futebol (@fcfcomunica) December 28, 2022
Leia a nota do primeiro-ministro cabo-verdiano
Cabo Verde e Brasil têm uma história e cultura que andam de mãos dadas, considerando que são dois países irmãos, ligados pela língua e por identidades muito similares.
E com o desaparecimento físico de Edson Arantes de Nascimento, O Rei Pelé, nascido cidadão brasileiro, ele que cedo se transformou numa figura planetária, ícone de massas demonstrando que o Desporto tem o poder de unir o mundo, agora é nosso desejo homenagear-lhe.
Pelé foi e será sempre uma referência no Brasil, na nossa lusofonia e todo resto do mundo, sendo um ídolo que liga várias gerações.
Como homenagem e reconhecimento a esta figura que nos engrandece a todos, manifesto a intenção de nomear o nosso estádio nacional, como “Estádio Pelé”, numa iniciativa ao qual, acredito, que vários países pelo mundo nos acompanhará.
Já comunicámos à FIFA a nossa intenção, por ter sido essa instituição a lançar o repto e almejamos poder concretizar brevemente este ato simbólico.
Gostaríamos de ouvir a sua opinião.