Automobilismo vive ascensão em solo espanhol e pode ter dois circuitos
Mudança. A F1 confirmou, nesta terça-feira (23), que o Grande Prêmio da Espanha terá sede em Madri a partir de 2026 com vínculo contratual até 2035. Com o circuito na capital, Barcelona, na Catalunha e casa do automobilismo em solo espanhol até então, corre o risco ser retirada do calendário.
LEIA TAMBÉM: Mercedes renova contrato com diretor técnico James Allison
O circuito incorpora vias públicas e privadas, terá 5,74 km e contará com 20 curvas. O tempo estimado de classificação é de 1m32s, mas deve passar ainda por homologação da FIA.
Pela localização próxima ao aeroporto da cidade e a linhas de transportes públicos, a expectativa da organização da categoria é de que se torne uma das corridas mais acessíveis ao público.
“Madri é uma cidade incrível, com um patrimônio esportivo e cultural incrível, e o anúncio de hoje inicia um novo capítulo emocionante para a F1 na Espanha”, afirmou Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1.
“Gostaria de agradecer à equipa da IFEMA MADRID, ao Governo Regional de Madrid e ao Presidente da Câmara da cidade por terem elaborado uma proposta fantástica. Ele realmente resume a visão da Fórmula 1 de criar um espetáculo de esporte e entretenimento de vários dias que ofereça o máximo valor aos fãs e adote a inovação e a sustentabilidade”, completou.
Madrid to host the Spanish Grand Prix from 2026! 🇪🇸
Featuring a brand-new circuit located in the city of Madrid!
Here's all you need to know 👇#F1 @IFEMA pic.twitter.com/KHucpnlDZV
— Formula 1 (@F1) January 23, 2024
Indefinição com o circuito de Barcelona na F1
A mudança levantou questões sobre o futuro do circuito de Barcelona. No entanto, segundo o CEO da Fórmula 1, não significa necessariamente o fim do circuito na Catalunha, sobretudo pelo movimento de ascensão do esporte no país. Atualmente, o grid conta com Carlos Sainz, da Ferrari, e Fernando Alonso, da Aston Martin.
“Para evitar dúvidas e para esclarecer aqui, o fato de estarmos em Madrid não exclui o facto de podermos ficar em Barcelona no futuro. Olhando para o futuro, existem discussões para ver se podemos realmente estender a nossa colaboração com o Barcelona, com quem temos um relacionamento muito bom”, explicou.
Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje