Bombando

Campeão olímpico será chefe da delegação brasileira no Pan-Americano de 2023

Delegação no Chile terá mais de 600 atletas Os Jogos Pan-Americanos de Santiago estão se aproximando e o Comitê Olímpico […]

Delegação brasileira no Pan: Ex-judoca campeão olímpico Rogério Sampaio, no COB, segurando um microfone

William Lucas/COB

Delegação no Chile terá mais de 600 atletas

Os Jogos Pan-Americanos de Santiago estão se aproximando e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) definiu nesta segunda-feira (20) o nome chefe da delegação brasileira no Pan. O responsável será Rogério Sampaio, campeão olímpico no judô em Barcelona-1992 e diretor-geral do COB.

O chefe da delegação brasileira no Pan-Americano

O Pan-Americano de 2023 começa em 20 de outubro. Assim, a definição da chefia da delegação brasileira no Pan aconteceu a exatos 7 meses da cerimônia de abertura. Com disputas que vão até 5 de novembro, o Brasil levará mais de 600 atletas ao Chile, em uma comitiva que ultrapassa as 1.000 pessoas.

A responsabilidade por liderar essa comitiva será de Rogério Sampaio. Aos 55 anos, o ex-atleta, treinador e dirigente do COB vai ter uma nova experiência no universo esportivo. Em Lima-2019, essa missão foi de Marco La Porta, vice-presidente do COB, enquanto o medalhista olímpico no vôlei Bernard Rajzman esteve à frente da delegação brasileira no Pan de Toronto-2015 e em Guadalajara-2011.

Sampaio agradeceu pela oportunidade. “Fico extremamente honrado com o convite feito pelo presidente Paulo Wanderley e vou trabalhar com afinco para que nenhum detalhe passe despercebido na preparação dos atletas. Os Jogos Pan-Americanos de Santiago serão o grande evento multiesportivo para o COB em 2023 e a responsabilidade é enorme, mas estamos confiantes que vamos no caminho certo”.

Campeão olímpico em Barcelona-1992 e medalhista de bronze mundial no ano seguinte, no Canadá, o ex-judoca afirmou que a experiência nos tatames pode ajudar na nova missão em terras chilenas. “Meu compromisso é transferir o que aprendi nos tatames e na gestão para a liderança de uma delegação incrivelmente dedicada e capaz como a que teremos em Santiago”.

A preparação para Paris também foi citada por Rogério Sampaio: “Além disso, é uma etapa importante no ajuste final para os Jogos Olímpicos Paris 2024, que serão realizados menos de 10 meses depois do término do Pan”.

O Brasil no Pan

Depois de ser o 2º colocado no quadro de medalhas em Lima-2019 (feito que só tinha conseguido em São Paulo-1963), o Brasil tem expectativas altas para os jogos de Santiago-2023. Ao todo, o evento terá 421 pódios, com o Brasil sonhando com medalha em boa parte deles.

Na visão do presidente do COB, Paulo Wanderley, ter um campeão olímpico como chefe da delegação brasileira no Pan pode ajudar nisso. “Ter um campeão olímpico como Chefe de Missão é de muita relevância para o COB, assim como para os atletas da delegação. Rogério já viveu todos os lados do esporte olímpico e, com certeza, tem muito a contribuir na organização da equipe brasileira para o Pan de Santiago”.

Além de Santiago, o Pan de Santiago também terá eventos em Valparaíso, O’Higgins e Biobío. Ao todo, mais de 7.000 atletas de 41 países vão participar do evento, que já é o maior evento esportivo da história do Chile. Várias disputas também darão vagas nos Jogos Olímpicos.

Delegação brasileira no Pan: Rogério Sampaio com microfone em sala de imprensa no COB
Rogério Sampaio será chefe de missão da delegação brasileira no Pan de Santiago – Rômulo Simões/COB
COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Bombando

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Bombando

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Bombando

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Bombando

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer