Pela 1ª vez em 92 anos de Mundial masculino, haverá um trio de arbitragem feminino comandando uma partida
A Copa do Mundo 2022 trará, pela 1ª vez na história dos Mundiais, um trio de arbitragem feminino para comandar uma partida. A Fifa divulgou, nesta segunda-feira, que três árbitras escaladas para o torneio apitarão o duelo entre Alemanha e Costa Rica, pelo Grupo E. Dentre elas, está a assistente brasileira Neuza Back.
Assim, além dela, compõe o trio a árbitra francesa Stéphanie Frappart – 1ª árbitra a apitar um jogo em um Mundial masculino. Para fechar, está também a assistente mexicana Karen Diaz Medina. O jogo de Alemanha e Costa Rica acontece nesta quinta-feira (1), no estádio Al Bayt, às 16h (horário de Brasília).
Na quinta-feira, um trio de arbitragem feminino vai comandar uma partida de #CopaDoMundoFIFA masculina pela primeira vez!
Stéphanie Frappart, Neuza Back e Karen Diaz estarão na partida #CRC x #GER. Histórico! 🙌 pic.twitter.com/0yW25HxJua
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) November 29, 2022
Quem é Neuza Back, assistente brasileira na Copa do Mundo?
Componente do quadro da Fifa e filiada à Federação Paulista de Futebol, Neuza Back é uma das 6 mulheres que compõem o quadro de arbitragem na Copa do Mundo 2022. Além disso, é a 1ª árbitra brasileira presente em um Mundial da categoria masculina.
Natural do município de Saudades, em Santa Catarina, Neuza tem 38 anos e foi promovida a árbitra Fifa em 2014. De lá para cá, se consolidou ainda mais como um dos principais nomes da arbitragem do Brasil, sendo respeitada por clubes e jogadores.
Por fim, no currículo, ela possui experiência em vários jogos das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, jogos da Copa Libertadores da América, Mundial de Clubes masculino de 2020, Jogos Olímpicos de 2016 e 2020, além da Copa do Mundo Feminina de 2019.