Brasileiro correrá ao lado do indiano Kush Maini
Atual campeão da Fórmula 3, o brasileiro Gabriel Bortoleto já sabe por qual equipe correrá em 2024. O jovem paulistano de 19 anos vai fazer sua estreia pela equipe britânica Virtuosi na Fórmula 2. O anúncio veio nesta segunda-feira (27), ao lado da oficialização do indiano Kush Maini como seu companheiro de equipe.
Introducing our 2024 F2 line-up… ✨@Formula3 champion and McLaren development driver @gabortoleto85 steps up with Invicta Virtuosi Racing, teaming up with Alpine Academy driver @kmainiofficial who completes our roster ✔️#F2 pic.twitter.com/TEQ7y1cWdR
— Invicta Virtuosi Racing (@VirtuosiRacing) November 27, 2023
Gabriel Bortoleto na Virtuosi
Gabriel Bortoleto viveu uma temporada de domínio na F3, logo em seu ano de estreia. Assim, ele confirmou o título há quase três meses e, depois disso, assinou contrato com a McLaren, fazendo parte da academia de desenvolvimento de pilotos da equipe britânica. Seu novo companheiro de equipe, Kush Maini, faz parte da academia da Alpine.
O jovem comemorou o novo contrato. “Estou muito animado em anunciar que vou estar competindo com a Invicta Virtuosi Racing na FIA Formula 2 em 2024. Eles têm uma história vencedora, garantindo um vice-campeonato de construtores por três vezes e, juntos, nosso objetivo será alcançar as melhores posições para o time”.
Ele continuou: “Nós teremos um novo carro no campeonato e nosso primeiro desafio será se adaptar rápido e eficientemente desde o início do ano em alto nível. Estou vindo de uma temporada de significante crescimento pessoal, culminando no título da F3. Espero continuar esse processo de evolução como piloto em 2024 e, naturalmente, me tornar vitorioso nos próximos estágios da minha carreira”.
A Virtuosi, nova equipe de Gabriel Bortoleto, tem história com brasileiros. Em 2021, a equipe teve Felipe Drugovich como um de seus pilotos. Aquela era a 2ª temporada do brasileiro na F2, e ele terminou em 8º no campeonato, cinco posições atrás do companheiro de equipe, o chinês Zhou Guanyu, que entrou para a equipe Alfa Romeo da F1 logo no ano seguinte.
Nesta temporada da F2, finalizada no domingo (26), a equipe foi a 5ª melhor da categoria, com o australiano Jack Doohan terminando em 3º e o belga Amaury Cordeel fechando na 20ª colocação. Ao contrário de Bortoleto, estreante, Maini já tem experiência na F2, tendo conseguido um pódio e terminado em 11º na temporada, correndo pela equipe espanhola Campos, considerada menor que a Virtuosi.
O Brasil na F2
Com o anúncio desta segunda-feira, Gabriel Bortoleto, que é tutorado por Fernando Alonso, se torna o 1º nome brasileiro confirmado na temporada 2024 da Fórmula 2, mas a expectativa é que mais dois nomes possam se juntar à lista: Enzo Fittipaldi, que acaba de assinar a renovação com a academia da Red Bull; e Caio Collet, que terminou em 9º na temporada deste ano da F3.
Antes de Bortoleto, já tinham sido definidas cinco das 22 vagas na categoria: o britânico Zak O’Sullivan, da academia da Williams, vai correr na ART; o italiano Andrea Kimi Antonelli, da academia da Mercedes, vai correr na Prema; a dupla da MP será formada pelo norueguês Dennis Hauger, da academia da Red Bull, e o argentino Franco Colapinto, da academia da Williams; e o paraguaio Joshua Dürksen correrá pela PHM.
Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje