Brasil enfrenta Coreia do Sul por vaga na fase de classificação no ano que vem
O tênis brasileiro vive uma semana de decisão na Copa Billie Jean King, a BJK Cup. Em Brasília, Bia Haddad Maia, Laura Pigossi, Carol Meligeni, Ingrid Martins e Luisa Stefani enfrentam o time da Coreia do Sul em busca de uma vaga na fase classificatória do ano que vem.
Se liga no recado especial da Bia Haddad sobre o confronto entre Time Brasil BRB x Coreia do Sul, pelos playoffs da @BJKCup
Venha assistir as nossas atletas em ação. O confronto acontece na Arena BRB, em Brasília, em 10 e 11/11
Adquira seu ingresso em https://t.co/YtQLJRNnPZ pic.twitter.com/Pq8fqi8Ebk
— CBT (@cbtenis) November 1, 2023
O confronto Brasil x Coreia do Sul no tênis
O quinteto brasileiro será o mandante do jogo da fase play-off da BJK Cup. Os jogos contra as tenistas sul-coreanas acontecerão entre a sexta-feira (10) e o sábado (11), na Arena BRB. A disputa acontece em formato de melhor de cinco, com quatro confrontos em simples e um em duplas.
O Brasil chega como favorito na disputa. Em grande fase no tênis feminino, o time conta com Bia Haddad Maia, que venceu o WTA Elite Thropy há pouco mais de uma semana tanto em simples, quanto em duplas e ocupa a 10ª posição do ranking mundial. Além dela, Laura Pigossi vem de título no Pan-Americano, torneio no qual foi campeã em simples e em duplas, ao lado de Luisa Stefani.
Carol Meligeni, que chegou às quartas do Pan, e Ingrid Martins, que vem se destacando nas disputas de duplas, completam o time, capitaneado pela treinadora Roberta Burzagli. O time brasileiro tem três tenistas rankeadas no top-300 de simples, contra apenas uma sul-coreana, Sohyun Park, #295.
A BJK Cup
Em caso de vitória sobre o time asiático, o Brasil estará na fase classificatória no próximo ano. Ou seja, o Brasil ficará a um confronto das finais em 2024. Neste ano, as brasileiras enfrentaram a Alemanha na fase classificatória, mas acabaram derrotadas por 3-1, com o mesmo quinteto que atuará em Brasília nesta semana.
Em paralelo, entre os dias 7 e 12, acontecem as finais da BJK Cup desta temporada, envolvendo 12 times: Austrália, Canadá, Rep. Tcheca, Espanha, França, Alemanha, Itália, Cazaquistão, Polônia, Eslovênia, Suíça e EUA. As 10 equipes fora do top-2 estarão na classificatória do ano que vem, ao lado das oito equipes que vencerem nesta fase que o Brasil está participando.
Além de Brasil x Coreia do Sul, a etapa de play-off da BJK Cup também terá outras sete partidas: Eslováquia x Argentina, Bélgica x Hungria, Grã Bretanha x Suécia, Ucrânia x Países Baixos, Sérvia x Romênia, Japão x Colômbia, e Áustria x México.
Criada em 1963, a antiga Fed Cup ganhou o novo nome em 2020, em homenagem à ex-tenista estadunidense Bille Jean King, dona de 39 títulos de Grand Slams entre disputas de simples e duplas. Ela também ganhou a Fed Cup por sete oportunidades, representando o time dos EUA.
Mais notícias e informações quentinhas sobre esportes você vê no Jogo Hoje