Bombando

Tênis: Billie Jean King envia mensagem de apoio às tenistas brasileiras na disputa da BJK Cup

Brasil estreia nesta sexta (14) no torneio Considerada a copa do mundo do tênis feminino, a BJK Cup começa nesta sexta-feira […]

BJK Cup: Billie Jean King posa com taça da BJK Cup em 2021

Divulgação/BJK Cup

Brasil estreia nesta sexta (14) no torneio

Considerada a copa do mundo do tênis feminino, a BJK Cup começa nesta sexta-feira (14) para o Brasil, que enfrenta a Alemanha na 1ª etapa da disputa. E o time de Bia Haddad MaiaLuisa StefaniLaura Pigossi ganhou um apoio de peso para essa estreia: a própria Billie Jean King, que dá nome ao torneio, deu seu apoio à equipe brasileira.

A mensagem de Billie Jean King

Vista como uma das maiores nomes da história do esporte nos Estados Unidos, Billie Jean King gravou um vídeo para as tenistas brasileiras. A mensagem da ex-tenista foi divulgada na manhã desta sexta, pouco antes da estreia na BJK Cup, pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

“Esta é a chance de vocês fazerem história. Nenhum time da América do Sul chegou nas finais da Billie Jean King Cup. Façam isso pelo Brasil”, afirmou, antes de encerrar com uma palavra em português: “Vamos”.

Pouco depois da divulgação do vídeo, o Brasil já entrou em quadra pela BJK Cup. Entre a sexta e o sábado, o time brasileiro enfrenta a equipe alemã por uma vaga nas finais do torneio, em novembro deste ano.

A BJK Cup

O torneio, que se chamava Fed Cup até 2019, está na 3ª edição desde que passou a ser nomeada em homenagem a Billie Jean King. A estadunidense venceu 12 torneios de Grand Slam no simples, além de 16 títulos em duplas.

No universo do tênis, o torneio é visto como a copa do mundo de tênis feminino, assim como acontece entre os homens com a Copa Davis. O confronto entre Brasil e Alemanha acontece pela fase qualificatória da BJK Cup, que tem outros 8 confrontos: Espanha x México, Ucrânia x República Checa, Grã Bretanha x França, Canadá x Bélgica, Estados Unidos x Áustria, Eslováquia x Itália, Cazaquistão x Polônia e Eslovênia x Romênia.

Os times vencedores de cada embate estarão classificados às finais do torneio, de 7 a 12 de novembro, em país ainda não definido. A fase final acontece em quadra dura e também terá a participação do país sede e dos últimos finalistas: Austrália (vice em 2022) e Suíça (atual campeã).

Nesta etapa, o saibro de Stuttgart será o palco da disputa entre Brasil e Alemanha, em melhor de 3. As partidas iniciais, nesta sexta, serão Anna-Lena Friedsam x Beatriz Haddad Maia e Tatjana Maria x Laura Pigossi. No sábado, Tatjana Maria e Beatriz Haddad Maia se enfrentam.

Caso a disputa não seja resolvida em 3 x 0, Brasil e Alemanha seguem para o 4º e, depois, para o 5º confronto na BJK Cup, que serão entre Anna-Lena Friedsam e Laura Pigossi e, por fim, entre Jule Niemeier/Laura Siegemund x Beatriz Haddad Maia/Luisa Stefani.

Além do trio Haddad Maia, Stefani e Pigossi, o time brasileiro também conta com Carol Meligeni e Ingrid Gamarra Martins, enquanto Roberta Burzagli é a capitã da equipe.

BJK Cup: Arte do time brasileiro na Billie Jean King Cup 2023, com Luisa Stefani, Laura Pigossi, Beatriz Haddad Maia, Carol Meligeni e Ingrid Gamarra Martins
Time brasileiro na Billie Jean King Cup tem Luisa Stefani, Laura Pigossi, Beatriz Haddad Maia, Carol Meligeni e Ingrid Gamarra Martins – Divulgação/BJK Cup

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em Bombando

1

Bombando

F1: equipes iniciam pré-temporada com testes no Bahrein

2

Bombando

NBA: LeBron James revela que aposentadoria “está chegando”

3

Bombando

F1 e FIA se posicionam sobre caso Horner, chefe da RBR investigado por ‘conduta imprópria’

4

Bombando

Liga das Nações de Vôlei terá 18 seleções a partir de 2025

5

Bombando

Atleta paralímpico paraibano entra para Livro dos Recordes com marca nos 100m rasos