Brasil ganhou cinco medalhas no tênis em Santiago, duas com Laura Pigossi
O Brasil fechou a grande campanha no tênis dos Jogos Pan-Americanos com chave de ouro, por bem dizer. Na última das quatro finais brasileiras no saibro de Santiago, Laura Pigossi fez sets seguidos sobre a argentina Lourdes Carle e garantiu o seu 2º ouro neste Pan. O domingo (29) também teve pódio para Thiago Monteiro que superou o compatriota Gustavo Heide na decisão do 3º lugar da chave masculina.
Com isso, Laura Pigossi conquista o seu 2º ouro pan-americano em Santiago 2023. Ela é a 1ª tenista a medalhar em simples e em duplas no mesmo Pan desde São Paulo 1963, quando Maria Esther Bueno, maior nome da história do tênis brasileiro, saiu com três medalhas nessas disputas: um ouro e duas pratas.
O bronze de Thiago Monteiro e o ouro de Laura Pigossi
Já no fim da tarde, Laura Pigossi, campeã nas duplas femininas ao lado de Luisa Stefani, entrou em quadra para buscar o seu 2º ouro no Chile. O confronto com a argentina Lourdes Carle foi o 6º embate entre os países na disputa do tênis – e a 4ª vitória brasileira.
No 1º set, Laura saiu atrás em 30-0 no seu serviço, mas trabalhou bem no lobby e fechou o game. Na sequência, a argentina sofreu um corte no dedo e precisou de atendimento médico, mas já voltou tendo o saque quebrado pela brasileira, que não teve maiores dificuldades para ampliar o set para 3-0. Aproveitando bem o 1º serviço e roubando muitos pontos no saque adversário, Laura perdeu a chance de quebrar para 5-1, mas conseguiu fechar o set quebrando para 6-2.
O ouro estava por um set e Laura Pigossi começou confirmando um game e pressionando o saque da argentina, que também confirmou. Mas o 2º game de serviço da Lourdes Carle, teve quebra, com Pigossi trabalhando bem os pontos para abrir 3-1 e, depois, 4-1. Laura desperdiçou algumas vantagens, mas confirmou o 5-2 e, na sequência, abriu 40-0, com três match points para o 6-2, mas cedeu a virada no game. Sem maiores problemas, no seu saque, a brasileira fechou em 6-3 e garantiu o ouro.
LAURA PIGOSSI É CAMPEÃ 🎾🥇@laurapigossi conquista a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos!
Na final do Tênis Simples Feminino, a brasileira vence Lourdes Carle 🇦🇷 por 2 sets 0 (6/2 e 6/3).
Campanha incrível da Laurinha! 🤩🥇 pic.twitter.com/3Vbl5xv9hR
— Time Brasil (@timebrasil) October 29, 2023
Antes, na disputa do bronze, o confronto brasileiro entre o paulista Gustavo Heide e o cearense Thiago Monteiro começou com amplo domínio de Heide. Monteiro até venceu o 1º game, mas o paulista fechou o 1º set em 6-1. No 2º, o enredo foi inverso, com virada do cearense, que venceu por 6-3 com uma quebra. Assim, a decisão foi para um equilibrado 3º set que foi para o tie-break. Melhor para o cearense, que fechou o desempate em 7-5, ganhou o último set por 7-6 e levar o bronze.
O tênis nos Jogos Pan-Americanos
Assim, o Brasil saiu do Pan-Americano com cinco das sete medalhas possíveis. Esse é o maior número de pódios brasileiro desde a campanha de Havana 1991, quando os tenistas brasileiros garantiram seis medalhas. Naquele tempo, porém, o tênis do Pan tinha mais medalhas distribuídas, com as disputas por equipes.
O tênis brasileiro tem um grande retrospecto nos Jogos Pan-Americanos. Nomes importantes como Maria Esther Bueno, Thomas Koch, Fernando Meligeni e Teliana Pereira garantiram medalhas para o Brasil, que agora soma 17 ouros, nove pratas e 15 bronzes, somando 42 pódios.
Mais notícias e informações quentinhas sobre o Pan-Americano e outros esportes você vê no Jogo Hoje