Treinador estava no DC United e vai para a 2ª Divisão Inglesa
Após deixar o DC United, Wayne Rooney é o novo treinador do Birmingham City, clube da Segunda Divisão Inglesa. O ex-centroavante de 37 anos assinou um contrato de três anos e meio com o clube britânico, retornando ao país após pouco mais de um ano nos Estados Unidos.
Birmingham City Football Club is delighted to announce the appointment of @WayneRooney as Manager, agreeing terms on a three-and-a-half-year contract.
Welcome to Blues, Wayne! 🤝🔵
— Birmingham City FC (@BCFC) October 11, 2023
Wayne Rooney no Birmingham
O anúncio da contratação de Wayne Rooney veio na manhã desta quarta-feira (11), encerrando uma especulação que já se estendia nos últimos dias. Ele substitui John Estace, desligado do clube na última segunda-feira (9), após a vitória por 3 x 1 sobre o West Bromwich.
Hoje, o Birmingham ocupa a 6ª colocação da Championship, que é a última posição que dá uma vaga nos playoffs do acesso. O time está a 10 pontos do Ipswich Town, que é o atual vice-líder, na última posição que dá o acesso direto à Premier League. Já se passaram 11 das 46 rodadas do torneio.
A polêmica na contratação, porém, ficaria pelos motivos que levaram o Birmingham a trocar John Estace por Wayne Rooney. Mesmo com os bons resultados do antigo comandante, os donos do clube (que têm o ídolo do futebol americano Tom Brady como um dos acionistas) teriam optado por contratar um nome mais midiático, para refletir o novo momento da equipe, o que gerou críticas por parte da torcida.
A carreira de Wayne Rooney
Um dos maiores nomes da história da Seleção Inglesa, Wayne Rooney atuou como centroavante, com passagens por Everton, Manchester United, DC United e Derby County. Ele pendurou as chuteiras em 2020/21, mesma temporada na qual iniciou a carreira fora de campo.
Naquele ano, ele se dividiu entre as funções de técnico e jogador do Derby County, seguindo no clube até o meio do ano passado, quando do rebaixamento do time inglês, punido nos tribunais com a perda de 21 pontos no campeonato.
Assim, ele voltou ao DC United, ficando no clube desde a reta final da MLS de 2022 até agora. O treinador deixou o time estadunidense após a eliminação na MLS deste ano, falhando em classificar o time aos playoffs e retornando à Inglaterra.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje