CBF

Convocação tem 9 estreantes na Seleção Brasileira; conheça todos

Apenas 11 convocados estavam na Copa do Mundo A 1ª convocação da Seleção Brasileira no novo ciclo trouxe muitas novidades […]

Atacante Vitor Roque e volante Andrey Santos, da Seleção Brasileira, em jogo do Sul-Americano Sub-20

Rafael Ribeiro/CBF

Apenas 11 convocados estavam na Copa do Mundo

A 1ª convocação da Seleção Brasileira no novo ciclo trouxe muitas novidades para o time verde e amarelo. Ao todo, apenas 11 nomes que estiveram com Tite na Copa do Mundo estarão na equipe de Ramon Menezes. Enquanto isso, há 9 estreantes na Seleção Brasileira para o jogo do dia 25 de março, contra Marrocos.

Rafael Veiga e Rony abraçados, comemorando no Palmeiras
Raphael Veiga e Rony também estão entre os estreantes na Seleção Brasileira – Cesar Grecco/Palmeiras

Os estreantes na Seleção Brasileira

Os nomes que foram convocados pela primeira vez para a Canarinha foram o goleiro Mycael, o zagueiro Robert Renan, o lateral Arthur, os meias André, Andrey Santos, João Gomes e Raphael Veiga e os atacantes Rony e Vitor Roque.

Além deles, o lateral Emerson Royal e o zagueiro Ibañez, com apenas 7 e 1 jogos pela Seleção Brasileira, respectivamente, endossam a lista de jogadores que chegam com pouca rodagem para o grupo.

Os jovens do Furacão

Entre os estreantes na Seleção Brasileira, o destaque fica para o Athetico-PR, que tem 2 jogadores na lista: o goleiro Mycael e o atacante Vitor Roque. O arqueiro nunca jogou no time principal do Furacão, mas foi um dos grandes destaques da Seleção Brasileira Sub-20 do Sul-Americano sob comando de Ramon Menezes.

Mas a campanha foi marcada por outro jogador do clube paranaense: o atacante Vitor Roque, que foi um dos artilheiros do torneio. Cria do Cruzeiro, ele está no Furacão desde o ano passado, com 37 jogos e 6 gols. Caso entre em campo, ele será o atleta mais jovem na Seleção Brasileira desde Ronaldo, com menos de 18 anos e 1 mês.

Os volantes cariocas

Mas Roque dividiu a artilharia com outro jogador: o volante Andrey Santos. Grande destaque do Vasco da Gama na última temporada, o jovem de 18 anos foi vendido ao Chelsea e voltou ao clube carioca sob empréstimo, após não conseguir o visto de trabalho na Inglaterra.

Mas outro destaque na cabeça de área entre os estreantes na Seleção Brasileira foi André, do Fluminense. O jogador de 21 anos venceu a concorrência de nomes do futebol inglês, como Danilo, do Nott Forest, e Joelinton, do Newcastle. Ele já soma 113 jogos pelo time das Laranjeiras.

E outro nome que veio do Rio de Janeiro para ocupar uma vaga para os estreantes na Seleção Brasileira foi João Gomes. Cria do Flamengo, o volante de 22 anos foi negociado por um valor milionário com o Wolverhampton no início deste ano. Com mais de 120 jogos no Fla, ele entrou em 3 partidas no novo clube.

Os destaques palmeirenses

Mas nem só de jovens vive a lista de estreantes na Seleção Brasileira. O Palmeiras terá 3 nomes no elenco da Canarinha, incluindo o meia Raphael Veiga e o atacante Rony, que nunca tiveram uma chance no time nacional.

A dupla tem 27 anos e tem grande destaque nas últimas temporadas verdes, com bicampeonato da Libertadores e título brasileiro. Veiga surgiu no Coritiba e está no Porco desde 2017, enquanto Rony, cria do Clube do Remo, chegou aos paulistas em 2020.

E mais jovens

E a lista de estreantes na Seleção Brasileira é fechada por mais 2 jovens: o zagueiro Robert Renan e o lateral Arthur. O primeiro surgiu com grande destaque no Corinthians, mas foi negociado com o Zenit neste ano, na negociação para a compra de Yuri Alberto.

Aos 19 anos, ele tem apenas 13 jogos como profissional, mas também se destacou no título do Sul-Americano Sub-20, assim como o lateral direito do América-MG. Aos 19 anos, o jovem também começou há pouco tempo no Coelho, com apenas 18 jogos no time profissional.

A convocação

Goleiros: Ederson (Manchester City), Mycael (Athletico-PR), Weverton (Palmeiras).
Laterais: Arthur (América-MG), Emerson Royal (Tottenham), Alex Telles (Sevilla) e Renan Lodi (Nottingham Forest).
Zagueiros: Ibañez (Roma), Eder Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG), Robert Renan (Zenit).
Meias: André (Fluminense), Andrey Santos (Vasco), Casemiro (Manchester United), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham), Raphael Veiga (Palmeiras).
Atacantes: Antony (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Rony (Palmeiras), Vinicius Junior (Real Madrid) e Vitor Roque (Athletico-PR).

Estreantes na Seleção Brasileira: Técnico Ramon Menezes convocando a Seleção Brasileira na sala de imprensa da CBF
Ramon Menezes convocou 9 estreantes na Seleção Brasileira – Thais Magalhães/CBF
COMPARTILHE

Bombando em CBF

1

CBF

Carlo Ancelotti renova contrato com o Real Madrid até 2026

2

CBF

Carlo Ancelotti volta a negar acerto com Seleção Brasileira: “Apenas rumores”

3

CBF

Pan-Americano: Com baixas de Gabriel Veron e Lucas Halter, Seleção Brasileira convoca substitutos

4

CBF

CBF afasta Wilton Pereira Sampaio após erro em Corinthians x Grêmio

5

CBF

Arthur Elias, do Corinthians, assume Seleção Feminina e faz primeira convocação