CBF

CBF afasta Wilton Pereira Sampaio após erro em Corinthians x Grêmio

Arbitragem não marcou pênalti favorável ao Tricolor A CBF afastou os árbitros Wilton Pereira Sampaio e Emerson de Almeida Ferreira, que […]

Árbitro Wilton Pereira Sampaio em jogo da Libertadores

Divulgação/Conmebol

Arbitragem não marcou pênalti favorável ao Tricolor

CBF afastou os árbitros Wilton Pereira Sampaio e Emerson de Almeida Ferreira, que estiveram à frente do jogo entre CorinthiansGrêmio nesta segunda-feira (18). A partida terminou empatada em 4 x 4, mas o Tricolor teve um pênalti não marcado nos minutos finais após um toque de mão de Yuri Alberto na área.

Lance de pênalti não marcado no jogo Corinthians x Grêmio
Bola tocou na mão de Yuri Alberto, mas Wilton Pereira Sampaio não viu pênalti no lance – Reprodução/CBF

A suspensão de Wilton Pereira e Emerson de Almeida

O afastamento do árbitro Wilton Pereira Sampaio e do VAR Emerson de Almeida Ferreira foi confirmada nesta terça-feira (19). Assim, nenhum dos dois estará no apito ou na cabine de vídeo em jogos do futebol brasileiro por tempo indeterminado. A definição foi antecipada pelo Estadão.

A não marcação do lance gerou muitas críticas por parte de torcedores e do Grêmio. Assim, a CBF publicou o áudio do VAR nesta manhã, quando a Comissão de Arbitragem da entidade também reconheceu o erro e confirmou que o pênalti deveria ter sido marcado.

No comunicado, assinado pelo gerente técnico de VAR da CBF, Péricles Bassols, a Confederação admitiu o erro. “O bloqueio da bola nesta ação caracteriza pênalti. Portanto, uma penalidade deveria ser marcada. E quando não marcada, o VAR deveria recomendar a revisão”.

Árbitro Emerson de Almeida Ferreira em jogo Atlético-MG x Cruzeiro
No VAR, Emerson de Almeida Ferreira também não viu irregularidade no lance após revisão no vídeo – Bruno Cantini/Atlético

O áudio do VAR

No trecho divulgado pela CBF também nesta manhã de terça, a decisão do VAR afirma que o atacante do Corinthians estava em posição natural quando a bola desvia no seu braço, sem haver uma intenção de bloqueio.

“O jogador, mesmo ‘tando’ com a mão nessa posição, acho que ele tá natural pra essa disputa da bola. Pra defesa. E não tá com a intenção de bloquear”, afirmou Emerson de Almeida, ao que foi questionado pelo assistente Felipe Alan Costa de Oliveira, se Yuri Alberto não estaria com o braço muito aberto.

Em resposta, o VAR discorda: “Tá, mas para mim ele não está com a intenção de bloquear. Ele tá com a intenção de disputar a bola. É diferente de bloqueio. Ele tá recolhendo o braço. Ele não tá indo com o braço em direção a bola”.

Assim, ele se dirige a Wilton Pereira Sampaio e define: “Lance checado, pode jogar. O jogador tá recolhendo o braço, tá em posição de disputa e a bola vai em direção ao seu braço”.

Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje

COMPARTILHE

Bombando em CBF

1

CBF

Carlo Ancelotti renova contrato com o Real Madrid até 2026

2

CBF

Carlo Ancelotti volta a negar acerto com Seleção Brasileira: “Apenas rumores”

3

CBF

Pan-Americano: Com baixas de Gabriel Veron e Lucas Halter, Seleção Brasileira convoca substitutos

4

CBF

Arthur Elias, do Corinthians, assume Seleção Feminina e faz primeira convocação

5

CBF

Lucas Perri é convocado para a Seleção Brasileira para substituir Bento