Arbitragem não marcou pênalti favorável ao Tricolor
A CBF afastou os árbitros Wilton Pereira Sampaio e Emerson de Almeida Ferreira, que estiveram à frente do jogo entre Corinthians e Grêmio nesta segunda-feira (18). A partida terminou empatada em 4 x 4, mas o Tricolor teve um pênalti não marcado nos minutos finais após um toque de mão de Yuri Alberto na área.
Bola tocou na mão de Yuri Alberto, mas Wilton Pereira Sampaio não viu pênalti no lance – Reprodução/CBF
A suspensão de Wilton Pereira e Emerson de Almeida
O afastamento do árbitro Wilton Pereira Sampaio e do VAR Emerson de Almeida Ferreira foi confirmada nesta terça-feira (19). Assim, nenhum dos dois estará no apito ou na cabine de vídeo em jogos do futebol brasileiro por tempo indeterminado. A definição foi antecipada pelo Estadão.
A não marcação do lance gerou muitas críticas por parte de torcedores e do Grêmio. Assim, a CBF publicou o áudio do VAR nesta manhã, quando a Comissão de Arbitragem da entidade também reconheceu o erro e confirmou que o pênalti deveria ter sido marcado.
No comunicado, assinado pelo gerente técnico de VAR da CBF, Péricles Bassols, a Confederação admitiu o erro. “O bloqueio da bola nesta ação caracteriza pênalti. Portanto, uma penalidade deveria ser marcada. E quando não marcada, o VAR deveria recomendar a revisão”.
No VAR, Emerson de Almeida Ferreira também não viu irregularidade no lance após revisão no vídeo – Bruno Cantini/Atlético
O áudio do VAR
No trecho divulgado pela CBF também nesta manhã de terça, a decisão do VAR afirma que o atacante do Corinthians estava em posição natural quando a bola desvia no seu braço, sem haver uma intenção de bloqueio.
“O jogador, mesmo ‘tando’ com a mão nessa posição, acho que ele tá natural pra essa disputa da bola. Pra defesa. E não tá com a intenção de bloquear”, afirmou Emerson de Almeida, ao que foi questionado pelo assistente Felipe Alan Costa de Oliveira, se Yuri Alberto não estaria com o braço muito aberto.
Em resposta, o VAR discorda: “Tá, mas para mim ele não está com a intenção de bloquear. Ele tá com a intenção de disputar a bola. É diferente de bloqueio. Ele tá recolhendo o braço. Ele não tá indo com o braço em direção a bola”.
Assim, ele se dirige a Wilton Pereira Sampaio e define: “Lance checado, pode jogar. O jogador tá recolhendo o braço, tá em posição de disputa e a bola vai em direção ao seu braço”.
CBF soltou o audio do VAR sobre o lance nos acrescimos na qual o Grêmio pediu penalti contra o Corinthians.
O que vocês acham? pic.twitter.com/p92Wt4NZkF
— Diário de Torcedor (@DiarioGols) September 19, 2023
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje