Conheça mais a história de um dos maiores clássicos do futebol brasileiro
Um dos maiores clássicos do Brasil é o Fla-Flu. Ou seja, o confronto entre Flamengo e Fluminense. Os dois times protagonizam uma rivalidade antiga no Rio de Janeiro, que começou no Campeonato Carioca.
O primeiro Fla-Flu foi disputado no dia 7 de julho de 2012. Em um jogo pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu por 3 a 2. O jogador Edward Calvert, do Fluminense, marcou o primeiro gol da história desse confronto, logo no primeiro minuto de partida.
Curiosamente, o primeiro confronto já deu início à rivalidade entre os dois times. É que pouco antes do jogo, o Fluminense perdeu nove jogadores considerados titulares que decidiram abrir o departamento de futebol do rival.
Retrospecto do Fla-Flu no Carioca é equilibrado, mas com ligeira vantagem do Fla
Uma análise dos resultados do Fla-Flu no Campeonato Carioca revela um grande equilíbrio. O Flamengo tem uma vantagem, mas é bem apertada.
Olhando apenas os confrontos entre Flamengo e Fluminense válidos pelo Estadual, foram 261 jogos. O Flamengo tem 95 vitórias, contra 81 triunfos do Fluminense. Houve ainda 85 empates. O Urubu marcou 389 gols, contra 357 do Tricolor.
O retrospecto é parecido quando comparado aos números gerais do confronto, levando em consideração os jogos disputados em todos os campeonatos. O Flamengo tem 135 vitórias, o Fluminense tem 117 triunfos e houve ainda 119 empates. O Rubro-negro marcou 528 gols, enquanto o Tricolor balançou a rede 483 vezes.
Ficam as boas lembranças.
A narração de Januário de Oliveira de um golaço de Sávio, no Maraca, em um Fla-Flu de 1994. #JanuárioDeOliveiraEterno
🎥 Band pic.twitter.com/Hid8yVlYcI
— Flamengo (@Flamengo) May 31, 2021
Fluminense ganhou mais títulos sobre o Flamengo
Se o Flamengo tem mais vitórias do que o Fluminense em jogos pelo Campeonato Carioca, o protagonismo muda se for analisado o retrospecto em decisões do Estadual. Neste caso, quem domina o confronto é o Tricolor.
O Campeonato Carioca foi decidido em um Fla-Flu 15 vezes. E o Tricolor foi campeão nove vezes. Nas outras seis decisões, o Flamengo ficou com a taça. Ou seja, o Fluminense tem uma vantagem considerável sobre o maior rival.
Em relação à Taça Guanabara, competição que equivale a uma parte do Campeonato Carioca, os dois times se enfrentaram dez vezes em finais. O Flamengo venceu seis disputas, contra quatro do Fluminense.
Maiores públicos do Fla-Flu: quase 1,5 milhão de torcedores em dez jogos
O duelo entre Flamengo e Fluminense é marcado por receber muitos torcedores. Coincidentemente, os dez maiores públicos do Fla-Flu foram registrados em jogos válidos pelo Campeonato Carioca.
A soma dos dez maiores públicos do Fla-Flu no Estadual revela uma quantidade enorme de torcedores: 1.469.916, entre rubro-negros e tricolores. Ou seja, uma média de 149 mil pessoas por partida.
O maior público foi registrado na final do Campeonato Carioca de 1963. Após um empate de 0 x 0, o Rubro-negro ficou com o título estadual.
Mas aquela partida ficou marcada mesmo por ter estabelecido um recorde mundial de público em jogos entre times. Um total de 194 603 torcedores foram ao Maracanã para acompanhar aquela final.
Clássico é um dos maiores do Brasil
Além de ser um dos clássicos de maior rivalidade no Rio de Janeiro e no Brasil, o Fla-Flu é um duelo cercado por um romantismo que dura décadas. O clássico é considerado patrimônio imaterial do Rio de Janeiro desde 2012. É o único duelo do país que tem esse status.
O nome do clássico foi batizado de Fla-Flu pelo jornalista Mário Filho, que deu o nome ao estádio Maracanã. E a magia deste duelo foi descrita pelo jornalista e escritor Nelson Rodrigues com uma frase antológica: “O Fla-Flu começou quarenta minutos antes do nada”.