O prêmio Fifa The Best 2023 acontece nesta segunda-feira, a partir das 17h, em Zurique
Chegou o dia de conhecer o melhor jogador do mundo da última temporada. Tradicional premiação da entidade máxima do futebol mundial, o Fifa The Best 2023 ocorre nesta segunda-feira, a partir das 17h (horário de Brasília), em Zurique, na Suíça, reunindo os três finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo na temporada 2021/22 (entre a 2ª metade de 2021 até a metade de 2022). Concorrem ao posto Lionel Messi e Kylian Mbappé, do PSG, e Karim Benzema, do Real Madrid.
No feminino, estão na disputa Mead, Morgan e Putellas. A técnica da Seleção Brasileira, Pia Sundhage é finalista entre treinadoras; o atacante brasileiro Richarlison, por sua vez, é o único jogador brasileiro que pode sair premiado na cerimônia: ele concorre ao Puskás – de gol mais bonito. O atleta do Tottenham concorre ao prêmio pelo golaço na estreia da Copa do Mundo, diante da Sérvia. Na disputa com ele estarão o francês Payet, e o polonês Marcin Oleksy.
Lionel Messi é o recordista de prêmio de melhor do mundo dado pela Fifa. Ao todo o argentino venceu 6 vezes (2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019). Enquanto isso, Mbappé e Benzema buscam a sua primeira conquista do The Best.
Vale lembrar que Benzema venceu a Bola de Ouro 2022, prêmio tradicional da revista France Football. Além disso, a Bola de Ouro considerou apenas a temporada de 2021/2022 para a avaliação de melhor jogador do mundo. Mas a Fifa levou em conta esse período e também a 1ª metade da temporada 2022/2023, englobando a Copa do Mundo.
𝗘𝗫𝗖𝗘𝗣𝗧𝗜𝗢𝗡𝗡𝗘𝗟 🤯
Ce retourné de Richarlison sera t-il primé du Prix Puskás ❓
Réponse ce lundi ‼️#TheBest I @richarlison97 pic.twitter.com/FpfYEFCHNZ
— Coupe du Monde 🏆 (@fifaworldcup_fr) February 23, 2023
Fifa The Best 2023: onde assistir
A cerimônia de premiação nesta segunda-feira poderá ser acompanhada tanto pela TV quanto por streaming. Pode-se assistir à transmissão ao vivo oficial do The Best FIFA Football Awards gratuitamente no FIFA+, na ESPN, no SporTV, Star+, no GE ou também no canal oficial da Fifa no Youtube.
Fifa The Best 2023: o favorito no masculino
C a decisão da Fifa de englobar o período da Copa do Mundo, cresce o favoritismo de Lionel Messi, que fez grande torneio à frente da Argentina, levando o seu país a conquistar o título Mundial do Catar. Foi a consagração da carreira do craque argentino.
Porém, contra ele, há a temporada irregular no PSG, muito abaixo dos seus padrões durante 2021/2022. O que conta um grande ponto para Benzema, que teve grande atuação nesse período e, não à toa, levou a Bola de Ouro.
Mas o francês sofreu com lesões e não manteve um nível tão alto no início da temporada 2022/2023, mesmo seguindo importante e goleador no Real Madrid. Além disso, Benzema também não disputou a Copa do Mundo, lesionado e com problemas internos junto ao elenco e comissão técnica.
Já Mbappé corre por fora pela disputa. Ele teve uma grande temporada 2021/2022 pelo PSG, manteve o alto nível no começo desta temporada e também teve grande atuação pela França no Catar.
Todavia, a ausência de títulos de maior peso, como a própria Copa do Mundo (que Messi levou) e a Champions League (conquistada pelo Real de Benzema), devem ser determinantes para que ele não leve o prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa.
Fifa The Best 2023: Pia representa o Brasil
No feminino, a Seleção Brasileira será representada pela treinadora Pia Sundhage. A sueca é uma das três finalistas, concorrendo ao Fifa The Best 2023 com Sonia Bompastor, do Lyon, e Sarina Wiegman, da seleção da Inglaterra.
Abaixo, a lista de todos os prêmios distribuídos na cerimônia:
Os prêmios são divididos em um total de nove categorias na noite. Os prêmios são os seguintes.