Brasileiro defende o Ratiopharm Ulm, da Espanha
O brasileiro Yago Mateus foi vítima de um ataque racista nesta terça-feira. Em uma partida da EuroCup de basquete, o armador, que defende a equipe alemã do Ratiopharm Ulm, foi xingado de macaco por uma torcedora do Joventut Badalona, de Barcelona.
O ataque racista contra Yago Mateus
Na transmissão da partida, válida pelo principal torneio de clubes de basquete na Europa, as câmeras registraram o momento em que a catalã grita “mono” ao brasileiro. Em espanhol, a palavra significa macaco.
Lamentável o caso de racismo que o nosso armador Yago Mateus foi vítima, na EuroCup 🏀.
Vejam a “torcedora” ao fundo gritando “mono”. Que ela seja punida!
Muita força, Yago! ✊🏿 pic.twitter.com/QyUwFYl96L
— Time Brasil (@timebrasil) February 8, 2023
Assim, após o episódio lamentável, o staff do jogador contactou a diretoria do clube alemão e vai acionar o campeonato em busca de um posicionamento e das sanções cabíveis. Yago Mateus afirmou não ter ouvido o xingamento na hora, mas se posicionou sobre o caso.
“É um momento que eu nunca passei. Confesso que já fui desafiado por muitas torcidas, mas de um jeito esportivo, que até eu gostava. Mas dessa vez foi diferente. Eu não escutei o que a pessoa falou, só vi quando estava voltando. Tinha acabado de pousar, peguei o telefone e comecei a ver as mensagens”.
Ele continuou. “Aquilo me deixou com muita raiva. Eu não sou de sentir raiva pelo que as pessoas falam, pelo que pensam, porque cada um fala e entende o que quiser, mas aquilo me deixou e deixou meu time com muita raiva. É um momento bem difícil, mas sei que Deus está cuidando de tudo, de todos”, afirmou Yago Mateus.
Nosso @Ymateus02 falou sobre o crime de racismo sofrido em jogo da @EuroCup diante do @Penya1930 em atuação pelo @ratiopharmulm pic.twitter.com/wuDHk3qyAS
— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) February 8, 2023
Repercussão na CBB
O caso também gerou repercussão na Confederação Brasileira de Basquete. Por meio de nota oficial, a Entidade declarou repúdio ao ato e apoio ao atleta, que foi o principal destaque da Seleção Brasileira no vice-campeonato da AmeriCup, no ano passado. Leia a íntegra da nota:
A CBB repudia veementemente o crime de racismo praticado contra o atleta Yago dos Santos, do Ratiopharm Ulm e da Seleção Brasileira, durante a partida da equipe alemã e o Badalona, na Espanha, pela EuroCup, nesta última terça-feira.
O crime está gravado em vídeo e a identificação é fácil e rápida. A CBB espera que as autoridades espanholas atuem com o rigor da lei e que crimes como esse não passem mais impunes. Yago, estamos com você, e temos a certeza que NADA irá pará-lo.
De antemão, a Confederação Brasileira de Basketball, através do seu presidente, Guy Peixoto Jr, irá protocolar junto à EuroCup um pedido de investigação do caso para que os responsáveis pelo crime sejam identificados e punidos na esfera esportiva e civil, de acordo com as leis espanholas.
A Seleção Brasileira é a sua casa, o basquete brasileiro te ama e você conta conosco SEMPRE!