Comentarista afirmou que o treinador “não tem pescoço”
O treinador do Goiás, Guto Ferreira sofreu um ataque gordofóbico em uma emissora de TV de Goiânia na última semana. Com falas preconceituosas, o comentarista Lucas Nogueira, da TV Brasil Central, falou de características físicas do treinador durante a cobertura do clássico contra o Atlético-GO, no último dia 15.
O ataque a Guto Ferreira
Na cobertura, o comentarista criticou a forma física do técnico. “Gente, nós temos um microfone aqui que chama lapela. No Guto, não dá pra colocar lapela nele, não. Não tem pescoço, não tem uma divisória. Precisa cuidar disso”. Quando imagens de Guto foram à tela, ele ainda foi além nos comentários “Olha lá, dá pra colocar lapela aí, dá?”.
Os comentários ainda foram endossados por outro comentarista, que adicionou que o técnico estaria “comendo muita pamonha”. Tudo isso ainda foi acompanhado por risos da apresentadora Thaís Freitas.
Isso aqui é de uma nojeira absurda. Que coisa covarde, escrota, odiosa e imbecil. Minha solidariedade ao técnico Guto Ferreira, uma pessoa que conheço de muito tempo e sempre foi correto, respeitoso e atencioso com todo mundo. pic.twitter.com/BXwHBuoDdY
— João Victor Amorim (@reporterjvictor) January 23, 2023
As respostas de Guto Ferreira
Mas o caso só ganhou repercussão nacional após a resposta do treinador. Neste domingo, durante à cobertura da vitória esmeraldina sobre o Iporá, Guto usou a entrevista à beira do campo para a TV Brasil Central para responder aos comentários divulgados na emissora.
Guto Ferreira afirmou que a equipe foi irresponsável ao proferir as falar, que classificou como “bullying”, mas não por atingí-lo, mas por incentivar esse comportamento preconceituoso para outras pessoas. “A atitude da equipe ‘Brasil Central’, na pessoa do Lucas, foi lamentável e perigosa. Pra mim, não tem problema nenhum. Sou um cara ‘cabeça feita’. Mas ele tem de ter responsabilidade com o que fala”.
Assim, o técnico vem recebendo apoio de diversos torcedores e jornalistas na internet, com muitas críticas à postura dos comentaristas e ao programa que veiculou os ataques. O comentarista Lucas Nogueira também publicou um vídeo em suas redes sociais pedindo desculpas ao treinador, à torcida e ao Goiás, garantindo que não repetirá esse tipo de comentário.
Errar, de fato, é humano e feio mesmo é não reconhecer o erro e não ter a humildade de pedir desculpas. O jornalista esportivo da @tvbrasilcentral Lucas Nogueira reconheceu o erro pelo comentário infeliz q fez sobre o técnico do Goiás, Guto Ferreira. Lucas é gente boa! pic.twitter.com/AXTQeQ8oXr
— Cloves Reges (@Regesmaia) January 16, 2023