Sem muitas pretensões na Série A, Corinthians fez seu papel em casa e deixou cearenses em situação muito difícil pela permanência
Diante de 41 mil torcedores na Neo Química Arena, o Corinthians não fez um bom jogo, mas venceu. Contra um Ceará que vive jejum de 10 jogos na Série A, o Timão contou com um gol solitário de Yuri Alberto para somar mais três pontos.
Apesar de jogar com o apoio da massa corintiana, os alvinegros paulistas sofreram no início da partida. Com vários titulares poupados, o time comandado por Vítor Pererira viu o Vozão comandar as ações nos primeiros 20 minutos.
O Timão só conseguiu ser perigoso a partir dos 25 minutos, quando teve duas chances com Yuri Alberto, e ainda viu Renato Augusto carimbar a trave de João Ricardo aos 36. Assim, a resposta alencarina só veio perto dos acréscimos, quando Vina acertou um chutaço que explodiu no travessão de Cássio.
A segunda etapa foi marcada por um amplo domínio corintiano. Mais ligado no jogo, o Timão partiu para cima, mas teve dificuldades de criar chances nos primeiros minutos. O jogo só se tornou melhor para o Corinthians quando os titulares passaram a sair do banco de reservas. Dessa forma, com Roger Guedes, Giuliano e Maycon em campo, o time se tornou ainda mais perigoso, não dando chances do Ceará incomodar.
Entretanto, a torcida do Corinthians precisou esperar até os 45 minutos para soltar o grito de gol. Em bela jogada pela direita, Fagner cruzou para a área e encontrou Giuliano. O meia bateu, o chute foi desviado e quase entrou. João Ricardo salvou, porém, Yuri Alberto apareceu para aproveitar o rebote e dar a vitória ao Timão.
A situação da Série A
Com a classificação à Libertadores garantida, a vitória serviu para que o Corinthians seguisse na briga pelo vice-campeonato, três pontos atrás do Internacional, atual segundo colocado. O Timão volta a campo na próxima quarta-feira, pela penúltima rodada da Série A, quando enfrenta o Coritiba, às 19h, no Couto Pereira.
Entretanto, para o Ceará a situação passa longe de ser tranquila. Aliás, é desesperadora. Com a derrota, o time alencarino segue estacionado nos 34 pontos e pode ser rebaixado já ao fim dessa rodada. Para isso, basta que Coritiba e Cuiabá vençam seus jogos, neste domingo, contra Flamengo e Palmeiras, respectivamente.
Contudo, caso escape da queda, o Ceará terá obrigação de vencer o já rebaixado Avaí, na próxima quarta-feira, às 19h, na Ressacada, para seguir sonhando em ficar na Série em 2023.