Brasileiras já estão classificadas à 2ª fase
Depois de largar com três vitórias, o Brasil conheceu sua 1ª derrota no Mundial de Vôlei Feminino. Contra o Japão, a Seleção não se encontrou na recepção e perdeu por 3-1, com parciais de 25-22, 25-19, 17-25, 25-20.
O Brasil já estava classificado à 2ª fase, mas como a próxima etapa de grupos mantém a pontuação dessa etapa inicial, o tropeço ainda pode atrapalhar o time brasileiro mais à frente.
O jogo
Em quadra, o Brasil começou tentando se encontrar e conseguindo abrir vantagem. Mas o que o 14-10 construiu, o pedido de tempo do treinador Masayoshi Manabe destruiu. Assim, o Japão conseguiu voltar ao jogo e se aproveitar de um Brasil sem força nos ataques para fechar em 25-22.
E nada mudou para o 2º set. O Japão saiu na frente logo no início do set e nenhuma das muitas mudanças de José Roberto Guimarães conseguiram mudar o jogo. Mas isso não se repetiu no 3º set.
Com a ponteira Tainara e a levantadora Roberta afinadas, o Brasil cresceu e conseguiu reagir. Encaixando o bloqueio e os ataques, o time abriu 20-12 e ainda se permitiu um susto quando Kisy e Macris voltaram, mas nada que atrapalhasse a vitória por 25-17.
No 4º set, o Brasil seguiu no bom ritmo que vinha do 3º set e abriu 14-11. Mas o time se desestabilizou novamente sem Roberta e Tainara, sofreu sete pontos seguidos e viu a vantagem se perder por completo. Assim, as japonesas fecharam o set em 25-20.
🇧🇷 1 x 3 🇯🇵
(22/25, 19/25, 25/17 e 20/25)Hoje não deu para as nossas meninas. 😔
Mas vamos com tudo pra cima da 🇨🇳!💪 pic.twitter.com/UiitudALuY
— Time Brasil (@timebrasil) September 30, 2022
O Mundial de Vôlei
Vice-líder do Grupo D, o Brasil tinha vitórias sobre República Tcheca, Argentina e Colômbia. Com isso, o time somou nove pontos nas três primeiras partidas e já garantiu a classificação com duas rodadas de antecedência.
Mas isso não quer dizer que essa derrota não muda nada. Isso porque o Mundial de Vôlei Feminino começa com duas fases de grupos. A 1ª tem quatro chaves de seis times e a pontuação é mantida para a 2ª, que tem duas chaves de oito seleções.
A liderança da chave pertence à China, última adversária do Brasil na 1ª fase, com jogo marcado para às 9h deste sábado. O Japão, também tem nove pontos e aparece em 3º. As asiáticas enfrentam a Argentina no domingo.