Papão já tinha vencido o Regional em 2016 e em 2018
O Paysandu superou o Vila Nova nos pênaltis e ficou com o título inédito da Copa Verde. Na base da emoção, o Papão estava perdendo o título até os 50′ do 2º tempo, mas buscou o empate, venceu na marca da cal e garantiu uma vaga direta à 3ª fase da Copa do Brasil.
No tempo regulamentar, os times tinham empatado sem gols no Pará e ficaram no 1×1 no Serra Dourada. Matheuzinho abriu para o Vila ainda no 1º tempo. E ia garantindo o título até os minutos finais, mas João Vieira empatou aos 50 do 2º tempo, levando a decisão para os pênaltis.
O jogo
O Paysandu entrou melhor no jogo. Controlando as ações ofensivas, o Papão forçava o Vila a um jogo de contra-ataques. Mas o tempo foi mudando a cara do jogo e o time da casa conseguiu crescer. Assim, veio o gol.
Numa jogada rápida, Neto Pessoa chutou e o goleiro Thiago Coelho deu o rebote. Então, Matheuzinho chegou chutando para colocar o Vila Nova na frente ao 25. O Paysandu sentiu o gol goiano e demorou para reagir.
E o 2º tempo foi todo do Colorado. Pressionando mais, os mandantes acumularam grandes oportunidades e passaram perto de ampliar por mais de uma vez. Mas a resposta paraense veio aos 50 do 2º tempo, com João Vieira acertando um golaço de falta para levar a decisão para os pênaltis.
O título
Assim, com os empates nos jogos de ida e de volta e a vitória nos pênaltis, o Paysandu encerra o jejum de quatro anos e é o 1º tricampeão da Copa Verde. A lista segue sem nenhum goiano e é composta por Paysandu (3), Cuiabá (2), Clube do Remo, Luverdense, Brasiliense e Brasília.
O título da Copa Verde garante a classificação direta do time à 3ª fase da Copa do Brasil, que também já terá vagas diretas para clubes como Flamengo, Fluminense (RJ), Internacional (RS), Palmeiras, Corinthians, São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Sport (PE), Atlético, Cruzeiro (MG) e Athletico (PR).