Time se disse surpreendido com acusações
A derrota para o Tottenham não é a maior dor de cabeça do Manchester City neste início de semana. Nesta segunda, o time azul foi acusado de violar mais de 100 regras financeiras na Premier League ao longo de nove anos. O caso foi resultado de uma investigação de quatro anos da própria Liga Inglesa.
Fair play financeiro
As violações em questão teriam ocorrido entre 2009 e 2018, ou seja, a começando logo após a compra pelo fundo árabe que hoje é responsável pelo Grupo City. Todas as questões apontadas na nota divulgada pela Premier League (leia abaixo) envolvem fair play e transparência financeira.
Assim, o Manchester City está sendo acusado de violar as regras da liga que exigem: boa fé na declaração de informações financeiras, detalhamento completo de remuneração de treinadores e jogadores, cumprimento de regulamentos da Uefa, transparência sobre rentabilidade e sustentabilidade e cooperação com a Premier League em investigações e fornecimento de documentos.
A partir dessas violações, uma comissão independente da Premier League fica responsável por julgar o Manchester City, que se pronunciou, dizendo-se surpreso e esperando uma comissão imparcial para o julgamento do tema. O clube pode ser punido com perda de pontos ou, até mesmo, uma expulsão da Premier League.
A comissão responsável por analisar o caso do Manchester City ainda não foi instaurada, mas a liga não voltará a se pronunciar sobre o tema até que ela complete o seu trabalho. Todo o processo correrá de forma confidencial.
🚨| Há confiança dentro do acampamento #ManCity de que eles serão capazes de se defender. O fato de que as acusações não podem ser prescritas está sendo visto como positivo, com algum sentimento de que ser capaz de defender as acusações na íntegra representa uma oportunidade. pic.twitter.com/IBk8Kp2zwB
— Manchester City Brasil (@_ManCityBR) February 6, 2023
Leia a nota do Manchester City
“O Manchester City FC está surpreso com a emissão dessas supostas violações das regras da Premier League, principalmente devido ao extenso envolvimento e à vasta quantidade de materiais detalhados que o EPL recebeu.
O Clube saúda a revisão deste assunto por uma comissão independente, para considerar imparcialmente o corpo abrangente de evidências irrefutáveis que existem em apoio à sua posição.
Como tal, esperamos que este assunto seja encerrado de uma vez por todas”.
Club statement
— Manchester City (@ManCity) February 6, 2023
Leia a nota da Premier League
De acordo com a Regra W.82.1 da Premier League, a Premier League confirma que encaminhou hoje uma série de supostas violações das Regras da Premier League pelo Manchester City Football Club (Clube) a uma Comissão sob a Regra W.3.4 da Premier League.
Os detalhes das regras da Premier League que o clube supostamente teria violado são os seguintes:
1. Em relação a cada uma das temporadas de 2009/10 a 2017/18, as Regras da Premier League aplicáveis nessas temporadas exigem o fornecimento pelo clube membro da Premier League, de boa fé, de precisas informações financeiras que dão uma visão verdadeira e justa da situação financeira do clube, em particular no que diz respeito às suas receitas (incluindo receitas de patrocínio), suas partes relacionadas e seus custos operacionais (…)
2. Em relação a:
(a) cada uma das temporadas de 2009/10 a 2012/13, as Regras da Premier League aplicáveis nessas temporadas exigem que o clube membro inclua detalhes completos da remuneração do técnico em seus contratos relevantes com seu técnico (…)
(b) cada uma das temporadas de 2010/11 a 2015/16, as Regras da Premier League aplicáveis nessas temporadas exigem que o clube membro inclua detalhes completos da remuneração do jogador em seus contratos relevantes com seus jogadores (…)
3. Em relação a cada uma das temporadas de 2013/14 a 2017/18, as Regras da Premier League aplicáveis nessas temporadas exigem que o clube membro cumpra os regulamentos da UEFA, incluindo os Regulamentos de Licenciamento de Clubes e Fair Play Financeiro da UEFA (…)
4. Em relação a cada uma das temporadas 2015/16 a 2017/18, as Regras da Premier League aplicáveis nessas temporadas sobre Rentabilidade e Sustentabilidade (…)
5. Em relação ao período de dezembro de 2018 até o momento, as regras da Premier League aplicáveis nas temporadas relevantes exigem que o clube membro coopere e auxilie a Premier League em suas investigações, inclusive fornecendo documentos e informações à Premier League, de boa fé (…)
As comissões são independentes da Premier League e dos clubes membros. Os membros da Comissão serão nomeados pelo Presidente independente do Painel Judicial da Premier League, de acordo com as Regras da Premier League W.19, W.20 e W.26.
Os procedimentos perante a Comissão serão, de acordo com a Regra W.82 da Premier League, confidenciais e ouvidos em particular. De acordo com a Regra W.82.2 da Premier League, a decisão final da Comissão será publicada no website da Premier League.
Esta confirmação é feita de acordo com a Regra W.82.1 da Premier League. A Premier League não fará mais comentários sobre este assunto até novo aviso.