Ex-lateral campeão do mundo é treinador há 10 anos
Depois da demissão de Laurent Blanc, o Lyon já tem um novo comandante para a sequência da temporada europeia. O clube anunciou a contratação do italiano Fabio Grosso, apresentado nesta segunda-feira (18) na França. O time, que faz parte do portfólio de John Textor, dono da SAF do Botafogo, está na zona de rebaixamento do Campeonato Francês.
Fabio Grosso é nosso novo treinador! ✍️🗣️
O primeiro italiano a vestir as nossas cores entre 2007 e 2009 acrescenta uma nova página à sua história pessoal no nosso clube. 🔴🔵
Bem-vindo à casa do Fabio 🤜🤛 pic.twitter.com/rVlVmrubJx
— Olympique Lyonnais 🇧🇷🇵🇹 (@OL_Portugues) September 16, 2023
Fabio Grosso no Lyon
O anúncio da contratação de Fabio Grosso veio no sábado (16), um dia antes do empate sem gols com o Le Havre, em casa, na quinta rodada da Ligue 1. O jogo ainda não teve o italiano no comando do time, algo que deve mudar a partir do próximo compromisso do Lyon, contra o Stade Brestois, fora de casa, às 16h do próximo sábado (23).
Hoje, o Lyon ocupa a 16ª e antepenúltima colocação do Campeonato Francês, com apenas dois pontos ganhos em cinco jogos. Esse início ruim custou o cargo de Laurent Blanc, que estava no time desde o ano passado. O atual elenco do Lyon tem dois brasileiros: o lateral Henrique, ex-Vasco, e o atacante Jeffinho, ex-Botafogo.
A carreira de Fabio Grosso
Ex-lateral com passagens por clubes como Perugia, Palermo, Internazionale e Juventus, Fabio Grosso só teve uma experiência fora do futebol italiano, justamente com a camisa do Lyon. Ele foi o primeiro italiano no clube, que defendeu entre 2007 e 2009, com 75 jogos, dois gols marcados e três títulos ganhos.
Ele também marcou história na Seleção Italiana, pela qual foi campeão da Copa do Mundo de 2006. Ele pendurou as chuteiras no meio de 2012 e começou a carreira à beira do campo na temporada 2013/14, na base da Juventus, onde seguiu até 2016/17. Depois, ele passou por Bari, Hellas Verona, Brescia, Sion (Suíça) e vem de uma passagem de pouco mais de dois anos no Frosinone, pelo qual foi campeão da Serie B Italiana na última temporada.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje