Com poucas chances no elenco do Flamengo em 2021, o volante paraguaio Piris da Motta deve estar de saída do Rubro-negro carioca. Segundo informações divulgadas pela rádio ABC Cardinal, do Paraguai, o Libertad tem interesse na contratação do atleta e teria enviado uma proposta à Gávea para obter o atleta por empréstimo.
Segundo apuração do portal Esporte News Mundo (ENM), o contato agradou a diretoria do Flamengo. Sem conseguir se firmar desde que retornou de empréstimo ao futebol turco, Piris da Motta não está nos planos do clube para 2022 e teria o aval do vice-presidente de futebol Marcos Braz e do executivo Bruno Spindel para retornar ao seu país natal.
A proposta do Libertad prevê que o clube pague integralmente os vencimentos do jogador durante o período de um ano – validade do empréstimo junto ao Flamengo. Porém, ao fim do vínculo, o clube paraguaio não teria a obrigação de efetuar a compra dos direitos do jogador junto aos cariocas.
Como o contrato do jogador irá até o final de 2022, o Flamengo chegou a fazer uma contraposta para a venda do jogador, mesmo sabendo que não iria reaver o valor da compra. Piris chegou ao Flamengo em 2018, após o clube pagar US$ 3 milhões (R$ 10 milhões, à época) ao San Lorenzo, da Argentina. Entretanto, os dirigentes do do Libertad não teriam condições de bancar este investimento.
Desde que chegou ao Fla, Piris da Motta fez 57 partidas e integrou o elenco multicampeão comandado por Jorge Jesus. O jogador fez parte das conquistas da Recopa Sul-Americana (2020), Libertadores da América (2019), Supercopa do Brasil (2020), Campeonato Brasileiro (2019) e do bicampeonato Carioca (2019 e 2020).
