O Conselho de Contribuintes do Município do Rio de Janeiro reconheceu o Centro de Treinamento do Flamengo como uma sociedade desportiva e, com isso, decidiu favoravelmente ao clube em disputa jurídica contra a prefeitura.
Assim, o Flamengo se tornou isento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao Ninho do Urubu.
Com a decisão, a expectativa é que o clube economize R$ 600 mil anuais, valor cobrado pela propriedade pela prefeitura do Rio de Janeiro. Além disso, como o processo prevê ganhos retroativos desde 2020, o clube deve receber até R$ 2 milhões em deduções fiscais.
A notícia foi vista como uma forma de alívio financeiro para o clube carioca, que vem investindo em obras de expansão do centro de treinamento, que foram anunciadas em novembro de 2022.

Ninho do Urubu teve função como sociedade desportiva reconhecida por conselho da prefeitura do Rio – Foto: Marcelo Vidal/CRF
As obras do novo CT do Flamengo
O Centro de Treinamento Ninho do Urubu será submetido a implementação de um projeto de urbanização, que prevê o embelezamento e a modernização do empreendimento, com a adição de novas estruturas.
Assim, um exemplo das modificações propostas será o aumento da quantidade de campos, que deve chegar a 10 até o fim do mandato do presidente Rodolfo Landim, em dezembro de 2024.
Além disso, a obra que mais chama atenção é a instalação de arquibancadas no ‘Campo zero’, com capacidade para um público de até 2 mil pessoas. Além disso, o espaço vai receber grama sintética.
A ideia da diretoria do Flamengo é que após a concretização das obras, o novo mini estádio passe a ser utlizado especialmente para as competições de categorias de base disputadas pelo Rubro-negro carioca.
