Português teve último trabalho na Arábia Saudita
O futebol brasileiro receberá em breve mais um treinador português. Isso porque o Cruzeiro contrata Pepa como substituto de Paulo Pezzolano, que deixou o clube neste domingo (19). O novo técnico deve ser oficializado pelo clube nas próximas horas.
Cruzeiro contrata Pepa
O acerto da Raposa com o treinador português foi antecipado pela Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte. Com isso, o Cruzeiro contrata Pepa e terá o 2º treinador estrangeiro consecutivo, com o lusitano substituindo um uruguaio.
Além do novo comandante celeste, a elite nacional também tem mais 7 portugueses como treinadores: António Oliveira (Coritiba), Abel Ferreira (Palmeiras), Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino), Luís Castro (Botafogo), Renato Paiva (Bahia), Vítor Pereira (Flamengo) e Ivo Vieira (Cuiabá).
O português, que está livre no mercado desde janeiro, quando deixou o Al-Tai, da Arábia Saudita, já aceitou a proposta cruzeirense e o anúncio depende apenas da assinatura do contrato, que terá validade até o fim da temporada 2024.
Como Paulo Pezzolano já tinha avisado a diretoria sobre a decisão de deixar o clube ao fim do Campeonato Mineiro desde o fim da temporada passada, as conversas entre o clube e o futuro técnico já corriam há algumas semanas.
Pepa é dos melhores e mais promissores da “nova leva” de treinadores portugueses. Também é dos profissionais mais carismáticos e inteligentes com quem já cruzei em Portugal. Faltava um grandioso desafio na carreira para brilhar de vez. Pintou o Cruzeiro
— Bruno Andrade (@brunoandrd) March 20, 2023
A carreira de Pepa
Ex-atacante revelado pelo Benfica, Pepa nunca se consolidou como grande jogador, passando por equipes de médio porte, como o extinto Lierse (Bélgica) e os portugueses Varzim, Paços de Ferreira e Olhanense, no qual se aposentou aos 27 anos.
Logo após pendurar as chuteiras, em 2007, ele começou a trabalhar em equipes de base em Portugal, chegando à comissão da base do Benfica 3 anos depois. Sua jornada como técnico principal começou em 2013, no comando do Sanjoanense.
Depois, ele seguiu carreira por Feirense, Moreirense, Tondela, Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães – todos de Portugal. Seu 1º trabalho como técnico fora do país natal começou no meio do ano passado, no Al-Tai, de onde saiu em janeiro, após 16 partidas. Mas agora que o Cruzeiro contrata Pepa, ele já tem mais um compromisso internacional.