Vila Nova Futebol Clube
Fundação
29 de julho de 1943
Cores
Vermelho e branco
Mascote
Tigre
Cidade
Goiânia-GO
História
Um dos clubes mais populares de Goiás hoje em dia, o Vila Nova surgiu graças à ideia de um padre, José Balestiere, que criou, em 1938, a Associação Mariana com o objetivo de propiciar o congraçamento das comunidades católicas. A associação cresceu, passou a ser frequentada por muita gente e, da vontade de criar um clube que representasse o bairro Vila Nova, onde ficava a associação, surgiu a ideia de criar um clube de futebol.
Principais conquistas
Série C 1996
Primeiro título nacional. Terminou a fase de grupos em primeiro lugar (entre três times) e depois passou por Gurupi (TO), Fluminense de Feira (BA), Nacional (AM) e Porto (PE) antes de disputar a final contra o Botafogo-SP. Com duas vitórias contra o time paulista (2 a 1 e a 1), o Vila levantou a taça de uma competição que ganharia mais duas vezes.
Série C 2015
Nove anos depois, o time goiano voltou a ganhar a Terceira Divisão nacional. Na fase de grupos (já como na fórmula atual, com dois grupos de dez times), o Vila terminou em 3º do Grupo A. Eliminou Portuguesa-SP nas quartas de final e Brasil de Pelotas na semifinal (nos pênaltis). Decidiu o título contra o Londrina, endo perdido um jogo por 1 a 0 e vencido outro por 4 a 1, conquistando o título.
Série C 2020
Apenas cinco anos depois, o Vila Nova ganhou seu terceiro e último título nacional, novamente da Série C do Campeonato Brasileiro. A final foi contra o Remo e o título foi encaminhado logo no jogo de ida, quando os goianos derrotaram os paraenses em casa por 5 a 1. Na volta, fora de casa, nova vitória, por 3 a 2. Para chegar à decisão, o Vila passou por duas fases de grupos. Na primeira, foi o terceiro colocado (de um total de dez). Na segunda, que garantiu o acesso, foi o primeiro colocado (entre quatro equipes).
Principais derrotas
Rebaixamento Goiano 2014
Em 2014, o Vila Nova viveu seu pior momento na história do Campeonato Goiano. Após perder um jogo contra o Aparecidense por 2 a 0, acabou sendo rebaixado para a segunda divisão do Estadual. Não foi a primeira vez, é verdade. Mas as circunstâncias foram bem diferentes desta vez. No ano de 2000, a equipe se recusou a disputar a final do segundo turno do campeonato e, como punição, foi rebaixada. Mas disputou a segunda divisão local no mesmo ano e conquistou o acesso. Em 2014, a queda foi por critérios técnicos (o time foi o último colocado do Campeonato Goiano). Em 2015, o Vila conquistou o acesso à Primeira Divisão estadual com o título da Segundona.
Principais técnicos
Quando o torcedor do Vila Nova pensa em um técnico vitorioso no clube, é difícil imaginar que o primeiro nome que venha à mente não seja Márcio Fernandes. O treinador teve duas passagens pelo clube. na primeira, em 2015, pegou o time na Segunda Divisão estadual, levando o Vila ao título da Segundona do Campeonato Goiano e, no mesmo ano, garantindo ao Tigre o segundo título da Série C. Pouco mais de seis anos depois, ele voltou ao clube na reta final da Série C, garantindo ao Colorado o terceiro título da Série C, o segundo com ele no comando da equipe.
Principais jogadores
Um dos maiores ídolos da história do clube é Túlio Maravilha. Em duas passagens, marcou 99 gols e é o maior artilheiro do Vila. Ganhou o Campeonato Goiano de 2001 e ajudou o time a conquistar o acesso à Série B em 2007, sendo o artilheiro da Terceira Divisão naquele ano. Mesmo assim, na memória do torcedor colorado, há um jogador que pode ser ainda mais importante para o clube: Guilherme. O atacante conquistou, na década de 1970, mais de dez títulos com a camisa colorada e ganhou o apelido de “a lenda do Vila Nova”.
Curiosidades
Pioneiro
O Vila Nova foi o primeiro time de Goiás a participar de uma competição internacional. No caso, a Copa Conmebol de 1999.
Invicto
O time colorado é o único de Goiás a ganhar uma competição nacional de forma invicta. Foi na Série C de 1996, com uma campanha de 11 vitórias e três empates.
Situação atual
Com um histórico de idas e vindas entre as Séries B e C nos últimos anos, o Vila Nova está na Segunda Divisão do Brasileiro e mais uma vez vai lutar pelo sonho de voltar à elite do futebol nacional, o que não acontece desde 1985, sua última participação.
