Tombense Futebol Clube
Clube centenário, o Tombense ganhou relevância esportiva no cenário nacional a partir de 2013, quando se classificou para a disputa do Brasileiro da Série D. Foi a primeira vez em sua história que disputou uma competição nacional. Desde então, seguiu conquistando seu espaço no futebol de Minas Gerais e do Brasil. Na atual temporada, o Gavião-Carcará disputa pela primeira vez o Brasileiro da Série B. Foram seis anos seguidos buscando o acesso inédito.
História
Fundado por um grupo de crianças em 7 de setembro de 1914, o Tombense faz de Tombos, interior mineiro, a menor cidade com um representante na história da segunda divisão nacional. Apesar dos mais de 100 anos de existência, o clube mineiro só disputou o seu primeiro Campeonato Brasileiro em 2014, quando figurou na Série D.
Em sua primeira participação na Quarta Divisão nacional, a equipe foi campeã e conquistou o acesso à Série C, onde permaneceu entre 2015 e 2021. A ascensão do Gavião-Carcará começou na década passada, após o ano de 2013, quando participou pela primeira vez da divisão de elite do Campeonato Mineiro.
Um dos principais times de Minas Gerais nos últimos anos, a equipe de Tombos foi campeã do Interior em 2013, 2020 e 2021. No ano passado, foi vice-campeã estadual, perdendo a final para o Atlético. Hoje, o clube é gerido pelo agente de jogadores Eduardo Uram.
Principais campeonatos
Manaus 1×2 Tombense – Brasileiro da Série C – 2021
Em uma partida que sobrou emoção, jogando fora de casa, o Tombense venceu o Manaus de virada por 2 a 1 e garantiu o acesso inédito. Empatando em 1 a 1 até os acréscimos, a equipe mineira, com gol histórico de Jean Lucas, conquistou a ida à Série B.
Brasil de Pelotas 0x0 Tombense – Final do Brasileiro da Série D – 2014
No Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, o Tombense sofreu e driblou até um cão invasor. Diante do 0 a 0 no tempo normal, precisou dos pênaltis para superar o Brasil de Pelotas. Ganhou a disputa por 4 a 2 e conquistou o título da Série D de 2014.
Principais derrotas
Ituano 3×0 Tombense – Final do Brasileiro da Série C – 2021
Se classificou em primeiro e ganhou o direito de disputar a final contra o Ituano. Na partida de ida, realizada em Tombos, empatou por 1 a 1. Para conquistar o título, precisaria vencer o Ituano na partida de volta, em Itu. No entanto, o Tombense foi derrotado por 3 a 0, terminando com o vice-campeonato.
Atlético-MG 3×1 Tombense – Final do Campeonato Mineiro – 2020
Após fazer grande primeira fase, o Tombense chegou à final em disputa com o Atlético-MG. Na grande decisão, a equipe de Tombos foi derrotada em duas oportunidades. No jogo de ida, em casa, foi derrotado por 2 a 1. No segundo duelo, no Mineirão, perdeu por 1 a 0. Foi a melhor campanha do Gavião Carcará no Campeonato Mineiro.
Principais técnicos
Eugênio Souza
Considerado o melhor treinador do Campeonato Mineiro de 2020, Eugênio Souza comandou a grande campanha do Tombense. Além do vice-campeonato do estadual, o treinador faturou o Mineiro do Interior, segundo da história do alvirrubro. Foi com Eugênio, também, que a equipe de Tombos conquistou o maior título de sua história: o Brasileiro da Série D, única conquista nacional do clube. Atualmente, ainda no futebol mineiro, o técnico comanda o Betim.
Rafael Guanaes
Apesar do período curto de 10 meses, Guanaes escreveu bonita história à frente do Gavião Carcará. Com o treinador, o Tombense conquistou o acesso à Série C, como vice-campeão, e a Recopa Mineira do Interior. Com os feitos, o clube disputará a Série B pela primeira vez em sua história. Hoje, o treinador se encontra sem clube.
Principais jogadores
Daniel Amorim
Vivendo sua quarta passagem pelo Tombense em 2022, Daniel Amorim esbanja números positivos com a camisa alvirrubra. O atacante foi o artilheiro do time no Campeonato Mineiro em 2015, 2016 e 2018, com quatro, três e quatro gols, respectivamente. Na Série C do Brasileirão, também foi o maior goleador da equipe em 2016 e 2018, com nove e cinco gols assinalados. Já na Série D de 2014, quando o clube se tornou campeão brasileiro, ele foi o artilheiro da equipe, balançando as redes cinco vezes. Identificado com a equipe de Tombos, o jogador retornou após disputar a Série B de 2021 pelo Vasco da Gama.
Coutinho
Coutinho defendeu o Tombense em um momento vitorioso da história do Gavião Carcará. O atleta teve duas passagens por Tombos. A primeira aconteceu entre 2014 e 2015. Após um período no Uberlândia, em 2016, Coutinho voltou a Tombos no segundo semestre daquele ano e permaneceu até 2017. O ex-jogador faleceu em 2020, aos 36 anos, após sofrer um infarto.
Joilson
O meia é um dos jogadores mais identificados com a torcida do Gavião. Campeão da Série D do Campeonato Brasileiro pelo clube em 2014 e com participação destacada nas campanhas do Mineiro de 2013 e 2015, quando a equipe avançou às semifinais do Estadual. Hoje, Joilson se encontra aposentado dos gramados.
Situação atual do Tombense
Prestes a disputar sua primeira Série B da história, o Tombense figura em mais duas competições na temporada. Além do nacional, está em ação no Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil, ambos em andamento.
No estadual, a equipe escapou do rebaixamento e busca, agora, classificação para a Taça Inconfidência. Já na Copa, avançou para a segunda fase após empatar sem gols, longe de Tombos, contra o Icasa. Na sequência da competição, encara o Moto Club, em São Luís.
