Tricampeão da Libertadores e dono de um dos estádios mais bonitos do Brasil
Um dos times mais tradicionais do Brasil, o São Paulo Futebol Clube é dono de feitos gloriosos nacionais e internacionais. Primeiro time do país a conquistar três Libertadores e único a faturar um tricampeonato consecutivo do Brasileiro, o Tricolor busca retomar o caminho do sucesso.
História do São Paulo
Nascido da fusão entre o Clube Athletico Paulistano e a Associação Atlética das Palmeiras, o São Paulo Futebol Clube foi fundado, oficialmente, no dia 25 de janeiro de 1930, data do aniversário da cidade.

fonte: https://placar.abril.com.br/placar/caso-encerrado-a-data-de-fundacao-do-sao-paulo-futebol-clube/
Ainda sob o título de São Paulo da Floresta, foi refundado em 16 de dezembro de 1935, após período inativo. Apesar da importância simbólica do recomeço, a data considerada de ‘nascimento’ é a primeira.
Em 1931, com apenas um ano de existência, o São Paulo alcançou o seu primeiro título, sendo campeão paulista ao derrotar o Corinthians por 4 a 1.
O confronto aconteceu no estádio da Fazendinha, campo do rival. Já o Tricolor mandava os seus jogos na Chácara da Floresta. O Cícero Pompeu de Toledo, conhecido como Morumbi, atual casa do São Paulo, foi fundado em outubro de 1960.
Principais Campeonatos do São Paulo
Um dos clubes mais vitoriosos da história do futebol brasileiro, o São Paulo vive, nos últimos anos, jejum indigesto de títulos importantes.
Apesar de ter encerrado o tabu de 16 anos sem vencer o Paulista em 2021, o Tricolor não alcança um título mais expressivo desde 2012, quando faturou a Copa Sul-Americana diante do Tigre, da Argentina. 10 anos depois, o clube paulista segue sem conseguir voltar a emplacar grandes feitos.
Em toda sua história, o São Paulo soma 22 títulos do Campeonato Paulista, um supercampeonato estadual, uma Taça Rio-São Paulo, seis Brasileiros, três Libertadores da América e três Mundiais Interclubes, duas Recopas Sul-Americanas e uma Copa Sul-Americana. São 39 taças levantadas.
Tricampeão da Libertadores

fonte: https://www.ocuriosodofutebol.com.br/2016/12/vitor-o-rei-da-libertadores-nos-anos-90.html
Primeiro time brasileiro a conquistar três Libertadores, o São Paulo ostenta grandes campanhas na competição continental. É o clube do país que mais alcançou finais, com seis no currículo.
Único a disputar três decisões consecutivas, o Tricolor faturou duas delas – em 92 e 93 -, diante de Newell ‘s Old Boys e Universidad Católica, respectivamente.
O tricampeonato, que não veio em 1994, após derrota para o Velez Sarsfield nos pênaltis, chegou em 2005. Na época, a equipe comandada por Muricy Ramalho superou o Internacional e colocou mais uma taça na conta do clube do Morumbi.
Tricampeão mundial

fonte: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2020/05/24/rogerio-ceni-sao-paulo-mundial-de-2005.htm
Único clube brasileiro a faturar três Mundiais de Interclubes, o São Paulo não desperdiçou chances. Todas as vezes em que esteve na disputa, levou a melhor.
Após as conquistas das Libertadores de 92, 93 e 2005, o Tricolor superou Barcelona, Milan e Liverpool, respectivamente, e fez história no mundo do futebol. O título mais recente da competição foi o primeiro organizado pela FIFA.
Hexacampeão brasileiro
Com seis conquistas, o São Paulo é o quinto maior vencedor do Campeonato Brasileiro. A primeira taça da competição foi levantada ainda em 1977, antes mesmo dos 50 anos de fundação.
Em seguida, o Tricolor voltou a conquistar o país em 1986, com Pepe no comando. Em 1991, Telê estava à frente. Já nos títulos de 2006, 2007 e 2008, Muricy Ramalho foi o treinador.
Principais derrotas do São Paulo
Final da Libertadores de 2006

fonte: https://terceirotempo.uol.com.br/noticias/achados-perdidos-inter-campeao-brasileiro-invicto-historia-dificilmente-se-repetira
Campeão da América e do mundo no ano anterior, o time paulista talvez não fosse o favorito para vencer, mas contava com a bagagem de três títulos da Libertadores e três títulos mundiais.
Na oportunidade, encarou o Internacional na final da competição continental. Após perder por 2 a 1 no Morumbi, o Tricolor apenas empatou em 2 a 2 no Sul.
Final da Copa do Brasil de 2000
Único título que falta na sala de troféus do Tricolor, a taça da Copa do Brasil poderia ter ficado em terras paulistas no ano de 2000. O adversário era o Cruzeiro.
O primeiro jogo, realizado no Morumbi, terminou em um empate sem gols. No segundo duelo, no Mineirão, o clube mineiro venceu por 2 a 1 em um jogo emocionante e conquistou pela terceira vez o torneio. Com a derrota, o São Paulo deixou escapar, além do título, a chance de retornar à Libertadores após seis anos.
Final da Libertadores de 1994
Comandado por Telê Santana, o São Paulo vinha das conquistas seguidas das Libertadores e dos Mundiais de 1992 e 1993. Em 94, lá estava novamente na final da competição continental.
Pela frente, teve o argentino Vélez Sarsfield. No primeiro jogo, na Argentina, perdeu por 1 a 0. Na volta, no Morumbi, devolveu o placar e levou a decisão para os pênaltis.
Nas penalidades, o Velez converteu cinco penalidades e o Tricolor apenas três. Apenas 11 anos depois, em 2005, o Tricolor chegou ao tão sonhado ‘tri’ da competição.
Principais técnicos do São Paulo
Telê Santana

fonte: https://www.lance.com.br/sao-paulo/tele-santana-pilar-uma-era-saudade.html
Grande ídolo da história do Tricolor, Telê colecionou taças como treinador do time no início da década de 90: duas Copas Libertadores, em 1992 e 1993, dois Mundiais de Clube, em 1992 e 1993, um Campeonato Brasileiro, em 1991, duas Recopas Sul-Americanas, em 1993 e 1994, uma Supercopa da Libertadores, em 1993, e venceu dois Campeonatos Paulistas, em 1991 e 1992.
Muricy Ramalho

fonte: https://jovempan.com.br/esportes/futebol/sao-paulo-futebol/muricy-ramalho-deixa-tv-globo-para-retornar-ao-sao-paulo.html
Tricampeão brasileiro pelo Tricolor, Muricy Ramalho é um dos maiores ídolos da história do São Paulo. O ex-comandante tem uma vida quase toda dedicada ao clube paulista.
Com passagem pelo Morumbi também como jogador, ele foi revelado nas categorias de base do Tricolor. Desde janeiro de 2021 Muricy, hoje, é coordenador de futebol do clube tricolor.
José Poy

fonte: https://trivela.com.br/brasil/ultima-vitoria-de-jose-poy-sao-paulo/
O argentino deixou sua marca no Tricolor dentro e fora de campo. Foram 14 anos como jogador e oito na área técnica. Apesar de não acumular títulos expressivos, Poy esteve à frente do time com a maior sequência invicta da história do clube: de 13 de novembro de 1974 a 3 de agosto de 1975.
O Tricolor permaneceu sem conhecer uma derrota durante 47 jogos consecutivos. Como atleta, faturou quatro Paulistas (1948, 1949, 1953 e 1957). Já no posto de treinador, ganhou o estadual de 1975.
Principais jogadores que já vestiram a camisa do São Paulo
Rogério Ceni

fonte: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2021/10/13/menon-ceni-seria-solucao-paliativa-sao-paulo-nao-podia-trocar-treinador.htm
Para muitos o maior ídolo são-paulino de todos os tempos. Colecionador de títulos, o ex-goleiro foi bicampeão mundial e da Libertadores, tricampeão brasileiro, capitão e líder.
Além da importância debaixo das traves, marcou 131 gols pelo clube, se tornando o maior arqueiro artilheiro da história do futebol mundial. Ceni chegou ao São Paulo em 1990 e se despediu dos gramados em pleno Morumbi, no dia 11 de dezembro de 2015. Foram 25 anos vestindo a camisa tricolor. Hoje, é treinador de futebol.
Raí

fonte: https://www.arqtricolor.com/ultimas/lenda-tricolor-rai-estreava-no-sao-paulo-ha-32-anos-com-uma-derrota/
Raí participou de 395 partidas com a camisa do Tricolor, marcou 128 gols e conquistou nove títulos, foram eles: Paulistas de 1989, 1991, 1992, 1998 e 2000; Brasileirode 1991; Libertadores de 1992 e 1993 e Mundial Interclubes de 1992.
O ex-meia se aposentou no Tricolor paulista, em 1998, após retornar do futebol francês. Em 2017, Raí ainda atuou como diretor de futebol no clube, mas deixou o posto após a transição entre os presidentes Leco e Julio Casares. Atualmente, trabalha com projetos sociais.
Diego Lugano
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2016/01/06/lugano-saopaulo-get.jpg)
fonte:https://ge.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/nao-estavamos-la-para-trocar-camisa-lugano-detalha-mundial-do-sao-paulo-em-texto-exclusivo.ghtml
O ex-defensor uruguaio disputou 213 jogos, sendo 194 como titular, com a camisa tricolor. Foram 13 gols marcados, 110 vitórias, 50 empates e 52 derrotas.
Lugano ostenta títulos da Libertadores, Mundial e Brasileiro com a camisa do Tricolor. Após a aposentadoria, chegou a atuar como superintendente de relações institucionais, mas deixou o clube em 2014. Hoje, o uruguaio é comentarista esportivo.
Serginho Chulapa

fonte: http://www.saopaulofc.net/noticias/noticias/historia/2017/6/6/a-estreia-e-a-historia-de-serginho-chulapa-no-tricolor
Maior artilheiro da história do Tricolor, com 242 gols marcados, Chulapa carrega no currículo pelo clube o título brasileiro de 1977 e os paulistas de 1975, 1980 e 1981.
A estreia do ex-atacante no elenco profissional do São Paulo foi promovida pelo técnico Telê Santana, em um amistoso contra o Bahia, em 6 de junho de 1973. Hoje, Serginho é auxiliar técnico da equipe do Santos.
Muller

fonte: https://www.arqtricolor.com/memorial/muller/
Quinto maior artilheiro da história do São Paulo, com 158 gols marcados, Muller somou três passagens pelo Tricolor. O ex-atacante chegou ao clube em 1984, era a sua primeira equipe profissional.
Novato, Müller se juntou a um elenco que tinha estrelas como Daryo Pereira, Oscar, Nelsinho, Valdir Peres, Casagrande, Careca e Pita. Parte da ‘época de ouro’ do São Paulo, Muller foi bicampeão paulista, campeão do Brasileiro, bicampeão da Libertadores e bicampeão do Mundial. Atualmente, é comentarista esportivo.
Curiosidades sobre o São Paulo
- O São Paulo é o único time a vencer o Campeonato Brasileiro por três vezes consecutivas
- As duas estrelas douradas do escudo representam o bicampeonato olímpico de Adhemar Ferreira da Silva – que defendeu o São Paulo – no salto triplo
- Único clube brasileiro a ser tricampeão mundial
- Time brasileiro com mais finais de Libertadores disputadas
Situação atual do São Paulo
Após fazer um Brasileiro sem grande destaque, o São Paulo não conquistou vaga para a disputa da Libertadores, uma das metas do clube.
Assim, tem pela frente quatro competições na temporada de 2022: Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileiro. Dessas, já estreou em duas. No estadual, defende o título após 16 anos.
Já na Copa do Brasil, avançou à segunda fase da competição após empatar em 0 a 0 com o Campinense, na Paraíba. Na sequência, encara o Manaus, no Morumbi, também em duelo de jogo único, precisando vencer para seguir adiante.
Atualmente comandado pelo ex-goleiro e ídolo Rogério Ceni, o Tricolor fez contratações pontuais para a atual temporada.
O goleiro Jandrei, o lateral-direito Rafinha, o volante Andrés Colorado, o meia-atacante Alisson, o meia Patrick e o atacante Nikão foram as apostas do clube até o momento.
Pensando no Brasileiro, na Sul-Americana e na sequência da Copa do Brasil, a diretoria tricolor mira ‘reforços de peso’. Para isso, busca captar recursos.
