Do Bragantino para o Red Bull, elite do futebol brasileiro
Gerido pela Red Bull desde abril de 2019, o RB Bragantino é um projeto sólido na elite do futebol brasileiro. Tendo como linha de trabalho a aposta em atletas jovens, o sucesso recente do Massa Bruta, como também é conhecido, é resultado de uma grande mobilização no mercado.
Hoje, o clube do interior de São Paulo vive franca ascensão no cenário nacional e busca se colocar entre as principais equipes do Brasil.
História do Red Bull Bragantino
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/A/L/jTIahMQfqKF4K0AyHhLQ/bragantino-2007.jpg)
fonte: https://ge.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/futebol/times/bragantino/noticia/bragantino-completa-93-anos-e-produz-animacao-para-contar-momentos-marcantes-do-clube.ghtml
Fundado no dia 8 de janeiro de 1928, o clube de Bragança não teve um início fácil. Mesmo assim, ainda em 1931 já conquistou o Torneio Raul Leme, época em que ganhou o apelido de Massa Bruta por conta da dificuldade de ser batido.
Já em 1934, o Bragantino ganhou o estádio Nabi Abi Chedid, onde manda os jogos até hoje. Ainda sobre a mística do clube, em 1944 o leão se tornou o mascote oficial por decisão da então diretoria.
Somente em 1949 o Bragantino se profissionalizou e deu início à participação em grandes competições. Estreou na Segunda Divisão do Campeonato Paulista.
Em 1965, a primeira grande glória, o Massa Bruta bateu o Barretos e ganhou o direito de jogar na elite do estado logo no ano seguinte.
Apesar disso, os anos 70 foram difíceis para o Braga, que acumulou quedas e somente no fim da década, o clube retornou à elite do estado.
Em 2019, a principal virada de chave da história do clube. O Bragantino selou parceria com a Red Bull. E os frutos desse acordo chegaram cedo, já que ainda no primeiro ano o clube conquistou a Série B e garantiu vaga na elite nacional.
História do nome do time
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/X/b/OSdKnnQE60uyBYHXuO8w/escudo-rb-bragantino.png)
fonte: https://ge.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/futebol/times/bragantino/noticia/bragantino-divulga-mudanca-de-nome-e-novo-escudo-para-2020.ghtml
Em janeiro de 2020, o Clube Atlético Bragantino passou a se chamar Red Bull Bragantino. Além da mudança de nome, o escudo também mudou e passou a ser semelhante ao dos outros times da marca.
Apesar das alterações já estarem previstas desde o início da parceria, elas dividiram opiniões entre torcedores quando foram concretizadas.
Principais campeonatos do Red Bull Bragantino
Bicampeão do Brasileiro da Série B – 2019

fonte: https://edicaodoscampeoes.blogspot.com/2019/11/bragantino-campeao-brasileiro-serie-b.html
Comandado pelo técnico Antônio Carlos Zago, o Massa Bruta fez grande Série B em 2019, liderando a competição praticamente de ponta a ponta.
Para a disputa da competição, um ano após sair da Série C, foram contratados alguns reforços importantes. Entre os jogadores que chegaram, destaque para o lateral-esquerdo Edimar (ex-São Paulo) e os atacantes Morato (ex-Ituano) e Thiago Ribeiro (ex-Guarani). Na campanha, o time usou, principalmente, a base do RB Brasil.
Campeão Paulista – 1990
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/e/y/eaQnncS86NUTNsNqXNNQ/hfhaamrtmrnkvk3ba-paulista-1990-gazeta-press.jpg)
fonte: https://ge.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/bragantinocampeaopaulista1990/noticia/o-inicio-de-tudo-saiba-como-o-bragantino-formou-o-elenco-campeao-paulista-de-1990.ghtml
Repleto de jogadores desconhecidos ou refugos de grandes clubes, o Bragantino, à época, foi o segundo time do interior a ser campeão paulista em 1990.
Frente ao Novo Horizontino, a equipe de Bragança fez a conhecida ‘final caipira’. Isso porque, pela primeira vez, desde o início da história do Campeonato Paulista, duas equipes do interior chegaram à decisão.
Com dois empates, a equipe de Bragança Paulista, que tinha a vantagem por ter feito melhor campanha, conquistou o primeiro título de sua história. Na ocasião, o ainda pouco conhecido Vanderlei Luxemburgo estava no comando do time.
Campeão do Brasileiro da Série B – 1989
fonte: https://www.redbull.com/br-pt/futebol-30-anos-serie-b-bragantino
Com o acesso garantido à elite do futebol brasileiro, o Bragantino enfrentou o São José pela segunda partida da final da Divisão Especial do Campeonato Brasileiro (hoje, Campeonato Brasileiro da Série B).
No jogo de ida, vitória do Massa Bruta por 1 a 0. Na volta, o Leão superou a Águia do Vale por 2 a 1, de virada, e foi campeão da Série B.
Principais derrotas do Bragantino
Final da Sul-Americana – 2021
De volta a uma competição internacional após 25 anos, o saldo da campanha na Copa Sul-Americana de 2021 foi considerado positivo.
Muito pela boa campanha aliada aos bons jogos feitos. No entanto, o gosto amargo ficou devido à proximidade do título continental. Em uma final brasileira, o RB Bragantino encarou o Athletico Paranaense.
A decisão, em jogo único, aconteceu no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. O Massa Bruta foi superado por 1 a 0, ficando com o vice-campeonato.
Final do Brasileiro – 1991
Sob o comando de Carlos Alberto Parreira, o Massa Bruta fez campanha histórica na divisão de elite. Na grande decisão, enfrentou o São Paulo.
Foi a segunda final seguida entre equipes paulistas. O time de Bragança, no entanto, não conseguiu vencer o Tricolor. Em dois jogos, o Bragantino perdeu por 1 a 0 no Morumbi e empatou sem gols no jogo de volta.
Principais treinadores do Red Bull Bragantino
Maurício Barbieri

fonte: https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/bragantino/2021/02/11/noticia_bragantino,3898478/red-bull-bragantino-renova-contrato-com-o-tecnico-mauricio-barbieri.shtml
Com um trabalho longevo, Barbieri é a cara do projeto do RB Bragantino. Após a parceria com a empresa austríaca, foi o técnico que liderou a sólida campanha no Brasileiro de 2021, classificando a equipe à Libertadores, além da campanha na Sul-Americana, alcançando a finalíssima.
O jovem treinador assumiu o Massa Bruta em setembro de 2020, encarando situação delicada, já que o clube estava na zona de rebaixamento.
Antonio Carlos Zago

fonte: https://www.torcedores.com/noticias/2020/01/ibere-riveras-a-delicada-saida-de-antonio-carlos-zago-do-red-bull-bragantino
Zago conduziu o RB Bragantino ao bicampeonato da Série B, em 2019. Vinte anos depois do primeiro título nacional do Massa Bruta, a equipe comemorou, no simbólico estádio Nabizão, sua casa, a reconquista da Segunda Divisão.
Em uma campanha inquestionável, quase perfeita, o time comandando por Zago encerrou a competição com 62 gols marcados, 21 vitórias e um aproveitamento de 66,7%.
Marcelo Veiga

fonte: https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2020/12/marcelo-veiga-tecnico-historico-do-bragantino-morre-vitima-da-covid-19.shtml
É o treinador que mais comandou o Bragantino em partidas oficiais, com 516 jogos. Ao todo, foram seis passagens pelo clube, entre 2004 e 2019, com os títulos da Série C de 2007 e da Série D de 2015. ídolo do Massa Bruta, Marcelo Veiga faleceu no final de 2020, em decorrência da Covid-19.
Vanderlei Luxemburgo
https://esportes.yahoo.com/noticias/ha-30-anos-o-brasil-descobria-o-bragantino-e-vanderlei-luxemburgo-125906704.html
Apresentado ao mundo do futebol através do Bragantino, Luxemburgo foi o comandante do primeiro título nacional do Massa Bruta. Em 1989, superou o São José e levou a taça da Divisão Especial do Campeonato Brasileiro (hoje, Campeonato Brasileiro da Série B) com dois empates. Foi com Luxemburgo, também, que a equipe de Bragança faturou o Paulista em 1990.
Na conhecida ‘final caipira’, diante do Novo Horizontino, o à época Bragantino tinha a vantagem do empate, devido à campanha feita.
Principais jogadores que já vestiram a camisa do Bragantino
Gil Baiano

fonte: https://www.lance.com.br/futebol-nacional/bragantino-novorizontino-anos-final-caipira-criava.html
Com passagem vitoriosa, o volante esteve presente nas campanhas vitoriosas de 1989, com o título do Brasileiro da Série B e de 1990, com a conquista inédita do Campeonato Paulista e a campanha histórica no nacional de 1991, que levou a equipe ao vice-campeonato.
Gil Baiano deixou o Massa Bruta em 1993, mas retornou nos anos 2000 para deixar seu nome marcado de vez na história.
Biro Biro
fonte: http://www.gazetapress.com/pauta/11188/historia_do_bragantino/
Com 73 jogos vestindo a camisa do clube, o ex-defensor fez valer cada segundo em campo. Conhecido pela sua rapidez e força, o à época lateral-esquerdo Biro Biro fez parte do elenco memorável que esteve no clube entre 1990 e 1992.
Atualmente, trabalha como professor de crianças e adolescentes de escolinha em Bragança Paulista.
Mauro Silva
fonte: https://www.redbull.com/br-pt/futebol-5-momentos-bragantino-serie-a
O ex-meio-campista é uma figura marcante na história do Massa Bruta. Mauro foi um dos principais nomes do inédito título do Campeonato Paulista de 1990, além de ter estado presente na histórica campanha no Brasileiro do ano seguinte.
Na oportunidade, o Bragantino enfrentou o São Paulo, empatando sem gols no Nabi Abi Chedid após perder o jogo de ida. Mauro marcou seu nome na história do clube de Bragança. Hoje, é o vice-presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF).
Curiosidades sobre o Red Bull Bragantino
- O apelido Massa Bruta foi dado ainda em 1928 por conta da dificuldade que a equipe da época tinha em ser batida
- Antes da parceria com a Red Bull, o mascote do clube era um Leão. Agora, é um ‘Toro Loko’, que tem imagem vinculada à empresa
Situação atual do Red Bull Bragantino
Com quatro competições no roteiro, o Massa Bruta tem uma temporada histórica em 2022. São elas o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, a Libertadores e o Brasileiro da Série A.
Com a primeira em andamento, restam ainda as estreias na Copa, na competição continental e na Primeira Divisão nacional.
Único campeonato de momento é o Paulista. No estadual, o RB Bragantino tem situação confortável, liderando o Grupo D com 16 pontos ganhos e próximo de avançar à segunda fase da competição.
Para a atual temporada, o Massa Bruta não trouxe grandes novidades do mercado. Mas fez aquisições de peças que já estavam no time.
Casos do zagueiro Natan, ex-Flamengo, do lateral-esquerdo Luan Cândido, da base do Palmeiras, do volante Eric Ramires, que tinha vínculo com o Bahia, e do atacante Helinho, do São Paulo. A equipe de Bragança adquiriu os atletas em definitivo.
As únicas ‘caras novas’ foram as do lateral-direito equatoriano José Hurtado e do meia Hyoran, vindo do Atlético-MG.
