Londrina Esporte Clube – LEC
O Londrina Esporte Clube é o clube mais tradicional do interior do Paraná. Dono de um título da Série B, cinco títulos do Campeonato Paranaense, um quarto lugar no Brasileirão e um título da Primeira Liga, o Tubarão passou por um período de baixa e voltou a crescer em 2014 ao deixar a Série D. Depois oscilou entre a Segunda e a Terceira Divisão, mas está na Série B desde 2021.
História do time
O Londrina foi fundado em 5 de abril de 1956, na cidade homônima, no interior do Paraná. A ideia veio através do advogado José Luciano de Andrade, que havia fundado o Nacional-PR junto com amigos na cidade de Rolândia-PR. Após ir para Londrina, se juntou com amigos e outras pessoas da cidade para fundar o Londrina Esporte Clube.
O primeiro jogo oficial aconteceu em 24 de junho do mesmo ano, contra o Corinthians de Presidente Prudente-SP, e terminou empatado em 1 a 1. Em 1962 veio o primeiro título estadual. Além dele, o Londrina levantou a taça do Paranaense em 1981, 1992, 2014 e 2021. Além disso, também tem um quarto lugar no Brasileirão de 1977, a Série B de 1980 e a Primeira Liga de 2017.
Principais Campeonatos
Série B de 1980
O Londrina foi o terceiro clube a ser campeão da Série B, então conhecida como Taça de Prata. Numa campanha que passou por clubes como Athletico Paranaense, Juventude e Sampaio Corrêa, o Tubarão chegou com moral na semifinal, onde bateu o Botafogo-SP nos dois jogos e derrotou o CSA na final. Contra os alagoanos, empate em 1 a 1 em Maceió-AL e goleada por 4 a 0 no estádio do Café, dando o primeiro título nacional do Londrina.
Campeonato Paranaense de 2014
O quarto título paranaense do Londrina traz consigo um simbolismo grande, justamente por marcar uma virada de chave no clube. Vivendo grande crise desde o meio da década de 2000, a taça conquistada diante do Grêmio Maringá impulsionou o time no restante da temporada, conquistando também o acesso para a Série C. No ano seguinte, acesso para a Série B. Ou seja, o título estadual de 2014 foi um grande impulso para uma sequência positiva do Tubarão.
Primeira Liga de 2017
Apesar de ser uma competição encerrada, a Primeira Liga teve sua segunda e última edição com título do Londrina, e o LEC valoriza bastante a conquista desta taça. Depois de conseguir a vaga com as saídas de Athletico Paranaense e Coritiba, o Tubarão se impôs. Passou bem pela fase de grupos que tinha o Paraná e os catarinenses Figueirense e Avaí. No mata-mata, eliminou Fluminense, Cruzeiro e conquistou o título nos pênaltis, contra o Atlético-MG.
Principais derrotas
Crise
Um período bastante complicado para o Londrina, já que havia sido rebaixado para a Série C em 2004 e não conseguiu o acesso em 2005, nem vagas na Terceira Divisão até 2008. Dificuldades financeiras e sem resultados no Estadual, o clube penou bastante até conseguir voltar à Série D em 2009. Entretanto, sem conseguir o acesso, a situação ruim perdurou.
Em 2009, sob intervenção judicial, o Londrina passou por um rebaixamento no Paranaense e, em 2010, quase foi rebaixado para a Terceira Divisão do Estadual. Mas em 2011 conseguiu subir novamente e manteve o processo de reconstrução.
Semifinal do Brasileirão de 1977
Depois de uma campanha onde o Londrina se reergueu na repescagem e se classificou no “grupo da morte”, que tinha Santos, Flamengo, Vasco e Corinthians, o Tubarão chegou às semifinais do Brasileirão e foi eliminado pelo Atlético-MG. O LEC perdeu o jogo de ida por 4 a 2 e empatou a volta em 2 a 2, acabando na quarta colocação do campeonato.
Principais técnicos do time
Armando Renganeschi
O argentino teve uma longa carreira como técnico de futebol no Brasil, passando por vários grandes clubes do cenário nacional. No Londrina, foi o comandante da grande campanha do Campeonato Brasileiro de 1977, levando a equipe à quarta colocação do Nacional.
Jair Bala
Jair Bala foi um jogador com passagens em vários grandes clubes do país, como Flamengo e Santos. Mas, como treinador, viveu seu grande momento no comando do Londrina, quando conquistou a Taça de Prata – equivalente à Série B da época – em 1980, uma das campanhas mais marcantes do clube na sua história.
Cláudio Tencatti
Cláudio Tencatti fincou seu nome na história do Londrina por liderar a reconstrução do clube dentro de campo. Conquistou o Campeonato Paranaense de 2014, conseguiu dois acessos com o LEC, saindo da Série D para a Série B, e também conquistou a Primeira Liga em 2017. Foram quase sete anos no comando do Londrina, entre 2011 e 2017.
Principais jogadores que já vestiram a camisa
Carlos Alberto Garcia
Vindo por empréstimo do Corinthians, teve quatro passagens pelo Londrina, sendo as duas primeiras as mais marcantes. Foi decisivo na campanha do quarto lugar no Brasileiro de 1977 e também protagonista no título paranaense de 1981. Foram mais de 80 gols marcados, identificação e idolatria que o colocam como um dos maiores da história do Tubarão.
Gauchinho
Artilheiro nato, foi o jogador que mais balançou as redes pelo Londrina em sua história. Com mais de 300 gols na conta, foi um dos nomes da primeira conquista do clube, o Campeonato Paranaense de 1962. Permaneceu no Tubarão até 1973 e cravou seu nome como um dos ídolos eternos do LEC.
Marinho
Zagueiro considerado técnico e também bastante vigoroso, foi cria da base e se destacou no Londrina mostrando também um bom potencial no jogo aéreo, sendo até mesmo um zagueiro artilheiro. Depois foi vendido ao Flamengo, onde escreveu sua história no clube carioca. Mas retornou ao fim da carreira para o Tubarão, onde encerrou a carreira.
Curiosidades sobre o time
O Londrina ganhou o apelido de Tubarão, que depois foi adotado como mascote, após ser chamado assim pelas grandes atuações na década de 1970, principalmente pelo Campeonato Paranaense, já que vinha de grandes atuações e resultados, onde “engolia” os adversários com facilidade.
Situação atual do Londrina
Atual campeão paranaense, o Londrina busca o bicampeonato consecutivo, o seu sexto título da competição. Com uma troca de técnico já no começo de temporada após a eliminação precoce na Copa do Brasil, a equipe foca suas atenções no Estadual antes de seguir para a Série B. Depois de brigar contra o rebaixamento até o fim da Segundona de 2021, a expectativa é que a manutenção seja o principal objetivo do Londrina na atual temporada. Atualmente, a escalação base do Londrina é formada por: Matheus Nogueira; Samuel Santos, Saimon, Augusto e Eltinho; Felipe Vieira, Jhonny Lucas e João Paulo; Caprini, Douglas Coutinho e Thiago Ribeiro.
