Segundo maior campeão do Campeonato Cearense
É um dos maiores clubes da região Nordeste e o segundo maior campeão do Campeonato Cearense, com 42 conquistas. O Leão do Pici, como é conhecido, também conquistou a Copa do Nordeste em uma oportunidade, além da Série B de 2018, o único título nacional até aqui.
História do Fortaleza

fonte: https://www.verminososporfutebol.com.br/viagem-no-tempo/18-curiosidades-sobre-a-historia-do-agora-centenario-fortaleza-esporte-clube/
O Fortaleza Esporte Clube foi fundando no dia 18 de outubro de 1918, tendo em Alcides de Castro Santos o principal nome para a criação.
Até então, são 42 títulos cearenses, sendo o segundo maior campeão do estado, uma Copa do Nordeste e também uma Série B, o maior título da história do Leão do Pici.
No entanto, o Fortaleza passou por um período super difícil de sua história. De 2010 até 2017, o Tricolor passou oito temporadas consecutivas na Série C, batendo na trave por diversas vezes na hora de conquistar o acesso. Porém, a chave virou em 2017, com o clube, enfim, subindo para a Série B.
Após sair do inferno da Série C, o Fortaleza mudou de patamar. Em 2018, conquistou a Segunda Divisão com uma campanha irretocável.
Em 2019, venceu a Copa do Nordeste e ficou entre os dez do Brasileirão de pontos corridos. Em 2020, permaneceu mais uma vez na elite do futebol brasileiro, e em 2021 fez uma campanha histórica: terminou em quarto e foi para a Libertadores pela primeira vez na história.
Principais campeonatos do Fortaleza
Série B de 2018

fonte: https://www.torcedores.com/noticias/2018/11/fortaleza-campeao-da-serie-b-baixe-o-poster-da-conquista-do-tricolor-do-pici
Sob o comando de Rogério Ceni, o Fortaleza fez uma grande campanha na Série B de 2018 e levou o título da competição pela primeira vez – o único nacional do Leão do Pici.
No total, foram 71 pontos conquistados, com 21 vitórias, oito empates e apenas nove derrotas. A confirmação da taça veio na 36ª rodada, diante do Avaí, quando o Tricolor venceu os catarinenses por 1 a 0.
Copa do Nordeste de 2019

fonte: https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/fortaleza/2019/05/29/baixar-poster-do-fortaleza-campeao-copa-do-nordeste-2019.html
Apesar de ser um dos principais clubes da região, o Fortaleza só conquistou a Copa do Nordeste em 2019, tendo Rogério Ceni no comando – assim como na Série B. Na decisão, o Tricolor do Pici venceu o Botafogo-PB por 1 a 0 nas duas partidas da final.
Principais derrotas do Fortaleza
Taça Brasil (Campeonato Brasileiro) de 1960

fonte: http://botoesparasempre.blogspot.com/2012/08/decada-de-1960-o-fortaleza-e-duas-vezes.html
Uma das principais derrotas do Fortaleza foi na final da Taça Brasil (Campeonato Brasileiro) de 1960. Apesar da bela campanha, o Tricolor do Pici enfrentou um dos melhores times da história do Palmeiras, que foi dominante na decisão. Na primeira partida, o Verdão venceu por 3 a 1, enquanto na volta ganhou por 8 a 2.
Taça Brasil (Campeonato Brasileiro) de 1968
Oito anos depois, o Fortaleza voltou à final da Taça Brasil (Campeonato Brasileiro), porém o final terminou da mesma maneira: o vice.
O Tricolor do Pici teve mais uma boa campanha, mas desta vez esbarrou no excelente time do Botafogo. No primeiro jogo, a partida terminou 2 a 2, enquanto na volta os cariocas ganharam por 4 a 0.
Principais técnicos
Rogério Ceni

fonte: https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/atletico-mg/2019/04/21/noticia_atletico_mg,580032/rogerio-ceni-comenta-possivel-transferencia-para-o-atletico.shtml
Contratado pelo Fortaleza em 2018, Rogério Ceni teve duas passagens muito boas pelo clube cearense, onde os feitos foram vistos em títulos e também em melhorias fora de campo.
No total, foram quatro conquistas: dois estaduais, uma Copa do Nordeste e uma Série B – esses dois últimos torneios não tinham sido vencidos pelo Leão do Pici até a chegada de Ceni.
Moésio Gomes

fonte: http://ge.globo.com/ce/noticia/2011/09/mozarzinho-varios-craques-em-um-so.html
Com cinco conquistas, Moésio Gomes também é o treinador com mais jogos na história do comando do Fortaleza, inclusive acima de Rogério Ceni.
No total, foram quatro estaduais, além do torneio Norte-Nordeste – apesar de ser conhecido como zonal da Taça Brasil.
Principais jogadores do Fortaleza
Rinaldo
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2015/02/12/rinaldo_1.jpg)
fonte: https://ge.globo.com/ce/futebol/times/fortaleza/noticia/aos-45-anos-idolo-rinaldo-destaca-missao-de-garimpar-talentos-no-fortaleza.ghtml
Com 43 gols marcados nas Séries A e B, Rinaldo é o maior artilheiro da história do Fortaleza em competições nacionais, e também em uma única edição da Primeira Divisão – balançou as redes 27 vezes.
Além disso, os feitos do atacante não se resumiram apenas a excelentes números: ele foi tricampeão cearense.
Clodoaldo

fonte: https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/fortaleza/2018/08/idolo-de-volta-clodoado-vai-jogar-fares-lopes-pelo-fortaleza.html
Com cinco títulos conquistados vestindo a camisa do Fortaleza, sendo todos eles estaduais, Clodoaldo também aparece como uma figura importante no Leão do Pici.
É o segundo maior artilheiro da história do Tricolor, com 126 gols marcados. Uma polêmica em torno da sua idolatria é que o centroavante acabou vestindo a camisa do Ceará.
Curiosidades sobre o Fortaleza
- O Fortaleza tem um leão como mascote porque uma das primeiras sedes do clube ficava perto da Praça General Tibúrcio, que é mais conhecida como praça dos leões;
- O Fortaleza teve em seu elenco um atleta chamado Rolinha, que ganhou o Campeonato Cearense em 1926 e 1927 atuando como goleiro, e em 1928 venceu o torneio atuando na zaga.
Situação atual do Fortaleza
Após uma belíssima e histórica campanha no Brasileirão de 2021, terminado em quarto lugar e conquistando a vaga na Libertadores pela primeira vez, o Fortaleza deseja repetir mais um bom ano.
O Tricolor manteve a base, comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda, e trouxe reforços que deixaram o elenco ainda melhor.
Além de disputar a Libertadores pela primeira vez, o Fortaleza também deseja conquistar o Campeonato Cearense, que pode ser o tetracampeonato consecutivo, e voltar a erguer a Copa do Nordeste, o que não acontece desde 2019.
E, claro, tentar manter o nível nas competições nacionais: Série A e Copa do Brasil.
Time-base: Fernando Miguel; Tinga, Marcelo Benevenuto e Titi; Yago Pikachu, Ronald, Matheus Jussa, Lucas Lima e Lucas Crispim; Moisés e Silvio Romero.
