Conhecido como um dos times mais emergentes do Brasil
Neste artigo traremos informações, curiosidades, números e muito mais sobre o Cuiabá, um dos clubes mais emergentes do Brasil.
Apesar da pouca idade, possui feitos e conquistas relevantes no cenário nacional, com acessos e títulos. Veja detalhes sobre a história, principais competições, retrospectos e panorama sobre a atual temporada.
História do Cuiabá

fonte: https://baixadacuiabana.com.br/sites-nacionais-destacam-historia-e-ascensao-do-cuiaba-no-futebol/
O Cuiabá Esporte Clube foi fundado em 2001, sendo inicialmente um centro de treinamentos com foco em jovens atletas chamado ‘Escolinha de Gaúcho’, em referência ao ex-jogador e criador do clube, Luís Carlos Tóffoli.
Em 2003, quase dois anos depois da fundação e participação em torneios amadores, o Cuiabá se profissionalizou e estreou no Campeonato Mato-Grossense daquele mesmo ano.
Rapidamente, o Cuiabá se consolidou como uma força local e conquistou os campeonatos estaduais de 2003 e 2004. A nível nacional, entretanto, o Dourado demorou um pouco mais para emplacar.
Nos dois primeiros anos em que disputou a Série C – na época, última divisão do futebol brasileiro -, foi eliminado logo na primeira fase e não conseguiu o acesso. A estreia na Copa do Brasil também registrou queda precoce: na primeira fase de 2004, para o Goiás.
Nos anos de 2007 e 2008, porém, o Cuiabá travou o crescimento quando passou por um período de licenciamento movido por questões orçamentárias. Como consequência disso, a sociedade entre Gaúcho e os irmãos Nepomuceno foi rompida.
Em 2009, por sua vez, o Cuiabá foi comprado pelo Grupo Dresch, responsável pela Drebor Borrachas, maior investidora do clube desde a criação. Assim, o clube voltou à elite Estadual e, em 2011, sagrou-se campeão do Mato-Grossense.
Na mesma temporada, conquistou o acesso da Série D para a Série C. E a partir daí só fez deslanchar. Empilhou títulos estaduais, passou a atuar na moderna Arena Pantanal e venceu a Copa Verde, em 2015, conquistando o primeiro troféu regional.
Pouco depois, em 2018, deu o salto que faltava: subiu para a Série B e, duas temporadas depois, figurou na elite nacional. Onde está atualmente.
Principais campeonatos do Cuiabá
Os principais campeonatos com as grandes vitórias do Cuiabá ocorreram na década passada. Primeiro, em 2011, o clube conquistou o primeiro acesso nacional da história, ao subir da Série D para a Série C.
Na ocasião, eliminou o Independente, do Pará, com duas vitórias, somando 6 a 2 no placar agregado. A classificação colocou o clube entre os quatro melhores do torneio e que ascendiam de divisão.
O acesso seguinte demorou um pouco mais: veio em 2018, para a Segundona, ao eliminar o Atlético Acreano por 4 a 2 nas quartas de finais da Série C.
Por fim, vale mencionar os títulos da Copa Verde de 2015 e 2019, vencidas sobre o Remo e Paysandu, respectivamente.
Principais técnicos do Cuiabá

fonte: https://gazetamt.com.br/18/9/2012/serie-c-2012-fim-da-era-ary-marques-no-cuiaba/
O Cuiabá tem dois treinadores de maior representatividade na história. O primeiro deles é Ary Marques, que comandou o Dourado no acesso à Série C, em 2011, que detém também o maior número de jogos à frente do clube: 131 partidas, divididas em duas passagens entre 2010 e 2013.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/04/16/whatsapp_image_2018-04-08_at_18.53.08.jpeg)
fonte: https://ge.globo.com/mt/futebol/times/cuiaba/noticia/itamar-schulle-da-os-meritos-ao-cuiaba-na-estreia-merecemos-esta-vitoria.ghtml
O outro é Itamar Schulle, bicampeão estadual invicto em 2018 e 2019, além de vice-campeão da Série C de 2018. Ele é o segundo técnico com mais jogos pelo Cuiabá (96), atrás justamente de Ary Marques.
Principais jogadores
Dentre os principais jogadores que já vestiram a camisa do Cuiabá está Fernando, maior artilheiro da história do clube com 54 gols e terceiro que mais atuou, com 109 partidas.
Além dele, vale mencionar Jenison, que participou de acessos do clube e mantém-se até hoje no elenco, sendo o quarto em partidas (103) e quinto em gols (24). Anderson Conceição, Bogé, Victor Souza e Moreno são outros que valem ser mencionados.
Dicas e curiosidades sobre o time
- O Cuiabá tem como principais cores o verde e o amarelo, além de possuir o Dourado como principal símbolo. Atualmente, manda os jogos na Arena Pantanal e rivaliza localmente com o Mixto e o Luverdense;
- Jovem e há apenas um ano na elite, ostenta o feito de ser um dos quatro clubes do Brasil que nunca foram rebaixados da Série A, ao lado de São Paulo, Santos e Flamengo.
Perspectivas do Cuiabá para 2022
Após assegurar mais um ano no Brasileirão, o Cuiabá almeja voos maiores na atual temporada. Além de ter mantido a base e os destaques, contratou reforços de peso como os experientes Rodriguinho, que fez sucesso no Corinthians, e o centroavante André, revelado pelo Santos.
Uma mudança que o clube teve para 2022, no entanto, foi com a chegada de Pintado para o comando técnico, em fevereiro. Na temporada passada, o Dourado terminou a Série A tendo Jorginho como treinador.
Para este ano, aliás, o clube volta a disputar a Copa Sul-Americana depois de seis anos.
A escalação do clube, aliás, tem: Walter; João Lucas, Paulão, Alan Empereur, Igor Cariús; Camilo, Rafael Gava, Rodriguinho; Everton, Elton e Alesson.
