Clube de Regatas Brasil (CRB)
O CRB é um dos dois grandes clubes de Maceió ao lado do CSA. O Galo da Pajuçara, como é conhecido, é o segundo maior campeão alagoano com 31 conquistas. Fora do futebol, o clube também se orgulha dos títulos. No vôlei, foi campeão do Sul-Americano feminino, em 1969, em Santiago, no Chile.
História do time
O CRB foi fundado no dia 20 de setembro de 1912, no bairro da Pajuçara, com o lema “Esporte pela Pátria Forte”. Nos primeiros anos do futebol, o Galo teve Haroldo Zagallo, pai do tetracampeão mundial Zagallo.
Em 1927, o clube conquistou a primeira edição do Campeonato Alagoano de forma invicta. Já durante a década de 1970, o CRB conquistou o tetracampeonato de 1976 a 1979. Já em 1994, o Galo chegou perto da conquista regional ao ser vice-campeão da Copa do Nordeste com a derrota para o Sport.
Na década de 2010, o clube teve uma queda de rendimento e foi para a Série C do Brasileirão. Em 2011, o acesso foi conquistado para a Série B. Ainda neste período, o Galo foi Campeão dos Centenários. Levantou a taça no ano em que completou 100 anos e na também no centenário do CSA na temporada seguinte.
Principais Campeonatos
Campeão dos Centenários
O CRB passou dez anos sem ser campeão. Mas quando voltou, foi em grande estilo. Em 2012 e 2013, o Galo foi o Campeão dos Centenários. Na primeira temporada, quando completou 100 anos, venceu o ASA na grande decisão.
Já em 2012, no centenário do CSA, o Galo derrotou o próprio rival na final. Na ida, venceu por 4×3 e perdeu a volta por 1×0. Nos pênaltis, triunfo por 4×3 com gol do título sendo marcado por Schwenck.
Acesso à Série B em 2014
O Galo lutava para tentar não apenas se reestruturar, mas também ter mais regularidade. Um passo importante foi dado com o acesso à Série B do Brasileirão, em 2014.
O CRB teve a segunda melhor campanha do Grupo A atrás apenas do Fortaleza, na primeira fase. O acesso foi conquistado com duas vitórias sobre o Madureira. Mas o sonho do título foi interrompido na semifinal com uma goleada para o Macaé.
CRB 6×0 CSA no Alagoano de 1939
A maior goleada da história do clássico contra o CSA é do CRB. Em 1939, o Galo derrotou o maior rival por 6×0. Naquela temporada, o clube também conquistou o Campeonato Alagoano.
Principais derrotas
Vice campeonato da Série C de 2011
O CRB ficou próximo de conquistar o seu primeiro título nacional da Série C de 2011. Depois de sofrer para passar para a segunda fase, o acesso foi conquistado sem derrotas no grupo.
Já na final, contra o Joinville, o sonho do título ficou mais distante na ida ao perder para o Joinville por 3×1. Na volta, o time catarinense goleou por 4×0.
Principais técnicos do time
Franz Gaspar
O húngaro foi o responsável pelo chamado “Esquadrão de Aço” do CRB, no final da década de 1930. O treinador comandou a equipe no tetracampeonato de 1937 até 1940.
Principais jogadores que já vestiram a camisa
Joãozinho Paulista
É o maior artilheiro da história do CRB com 190 gols marcados. O atleta chegou ao clube em 1976, passou ainda por Internacional, Atlético-MG e Goiás, mas voltou ao Galo para encerrar a carreira em 1991.
Aloisio Chulapa
Foi revelado nas categorias de base do CRB, em 1992. Na sequência, passou por clubes como Flamengo, PSG, Goiás e São Paulo, onde foi campeão Mundial, em 2005. O atacante voltou ao Galo em 2012 e conquistou o Campeonato Alagoano.
Curiosidades do CRB
– O mascote do CRB é o galo de campina. A escolha foi por conta da quantidade de pássaros que pousavam no campo da Pajuçara.
– Joãozinho Paulista é o recordista de gols em uma única edição do Campeonato Alagoano. Em 1984, ele marcou 34 gols.
Situação atual do CRB
Após a disputa do Campeonato Alagoano e da Copa do Nordeste, o CRB tem mais uma edição da Série B do Brasileirão pela frente. Outra vez, o objetivo é lutar pelo acesso, como nos últimos anos. Porém, sem bater na trave novamente.
Time base: Diogo Silva; Reginaldo, Gum, Gilvan e Guilherme Romão; Claudinei, Yago e Richard; Rafael Longuine, Marcinho e Anselmo Ramon.
