Neste artigo traremos informações sobre a fundação, maiores feitos e principais nomes da história do Coritiba.
De volta à elite nacional neste ano, o clube aposta em jogadores identificados e tenta se firmar na primeira divisão do futebol brasileiro, para fazer jus à tradição que possui.
História do Coritiba
fonte: https://coritiba.com.br/artigo/25644/historia_inigualavel
Um dos clubes mais tradicionais do Brasil, o Coritiba foi fundado em 1909 por descendentes de alemães. Inicialmente, seria apenas uma reunião entre amigos para brincar com uma bola.
Porém, a empolgação foi tanta com a prática do esporte que se popularizava no país que passaram a disputar partidas entre eles.
Tamanho o desenvolvimento, o Coritiba disputou a primeira partida profissional no fim daquele ano. E não parou mais de crescer, com procura por um campo oficial e disputa do primeiro Campeonato Paranaense, em 1915.
Com o passar dos anos, o clube foi se expandindo, disputando partidas internacionais e em 1932 deu um importante passo para consolidação ao construir o estádio Couto Pereira, até hoje casa do Coritiba.
Nome do clube
O nome do clube faz referência à capital do Paraná, mas foi escrito e até hoje mantido, por uma questão de tradição, com a grafia da época: Coritiba.
Principais campeonatos do Coritiba

fonte: https://www.bandab.com.br/esporte/times/coritiba/os-cinco-principais-times-da-historia-do-coritiba/
O maior título da história do clube, sem sombra de dúvidas, é o Campeonato Brasileiro de 1985, mais relevante troféu da elite nacional. Na ocasião, o Coritiba sagrou-se campeão ao superar o Bangu, nos pênaltis, no Maracanã lotado com mais de 90 mil pessoas.
Na galeria do clube, há também dois títulos da Série B, em 2007 e 2010, ambos no formato de pontos corridos. O Coritiba também é a equipe que mais venceu o Campeonato Paranaense (38 vezes).
Principais derrotas do Coritiba
As principais derrotas do Coritiba ocorreram no início da década passada, pela mesma competição: a Copa do Brasil. O clube montou um belo time, fez excelente campanha, mas deixou o título escapar no Couto Pereira em ambas as vezes.
Na primeira delas, em 2011, perdeu a ida da decisão por 1 a 0 para o Vasco, fora de casa, e venceu como mandante por 3 a 2 – no gol qualificado, acabou com a segunda colocação.
Logo no ano seguinte, novamente final da Copa do Brasil e primeiro jogo fora: derrota por 2 a 0 para o Palmeiras. No confronto de volta, em casa, ficou no empate em 1 a 1.
Principais técnicos

fonte: https://tardesdepacaembu.wordpress.com/2013/06/30/enio-o-genio-que-veio-do-sul/
Comandante do título do Brasileirão de 1985, Ênio Andrade está entre os maiores treinadores da história do clube.
Outro que aparece em alta na lista é Marcelo Oliveira, responsável pelas campanhas na Copa do Brasil que bateram na trave em busca do troféu.
fonte: https://www.coritiba.com.br/artigo/4201/marcelo_oliveira_analisa_partida
Paulo Bonamigo, pela quinta campanha na Série A de 2003 e retorno do Coritiba à Taça Libertadores, também merece ser mencionado.
Principais jogadores do Coritiba
Sete vezes campeão paranaense entre os anos 60 e 70, Dirceu Kruger é um dos maiores ídolos da história do clube. Ele disputou 242 jogos, com 58 gols.
Além disso, foi treinador em vários momentos do Coritiba. Tamanha reverência lhe rendeu uma estátua no estádio Couto Pereira.
Em relação a um período mais recente, pode-se citar Alex, revelado pelo clube na década de 90 e com passagem também em 2013 e 2014.
Dicas e curiosidades sobre Coritiba
- O Coritiba também é popularmente conhecido como Coxa e tem como cores o verde e o branco. O maior rival é o Athletico, com quem protagoniza o clássico Atletiba;
- Em 2011, o clube entrou para o Guinness Book ao registrar 24 vitórias consecutivas, sendo o terceiro time do mundo a conseguir sequência tão longe de triunfos.
Situação atual do Coritiba
De volta à elite nacional neste ano, o Coritiba busca voltar a conseguir se firmar na Série A – nos últimos anos, ficou oscilando entre a primeira e a segunda divisão. Assim, o objetivo principal neste retorno é fazer um campeonato seguro, de permanência.
Em relação ao time, manteve a base da equipe vice-campeã da Segundona do ano passado e possui referências na equipe como o zagueiro Henrique, o volante Willian Farias e o meia Robinho, todos experientes e identificados com o clube por outras passagens.
Outro trunfo do Coritiba, aliás, é o técnico paraguaio Gustavo Moríngio, há mais de um ano no clube e realizando um bom trabalho. A escalação do Coxa Branca tem: Alex Muralha; Val, Henrique, Luciano Castán, Egídio; Willian Farias, Andrey, Thonny Anderson, Igor Paixão; Léo Gamalho e Alef Manda.
