Confira a história completa do primeiro campeão do Brasil
Um dos clubes mais tradicionais do Brasil, o Atlético Mineiro é dono do primeiro título do Campeonato Brasileiro, em 1971, e é o atual vencedor também ao ter levantado a taça em 2021, 50 anos depois da primeira conquista.
O Galo, mascote do time, é o maior campeão do estadual de Minas Gerais, além de ter duas Copas do Brasil e uma Libertadores.
História completa do Galo
O Atlético Mineiro foi fundado no dia 25 de março de 1908 por um grupo de estudantes de Belo Horizonte. O clube foi campeão logo no primeiro Campeonato Mineiro, em 1915.

fonte: https://www.campeoesdofutebol.com.br/
Mas demorou para voltar a vencer o segundo, que chegou apenas em 1926. A partir de então, o Galo tornou-se o Rei de Minas Gerais sendo o maior campeão.
A história do Atlético Mineiro ganhou peso nacional em 1971 ao vencer o primeiro Campeonato Brasileiro oficial. Na sequência, ainda foi vice em 1977 e 1980. Neste período também levou o hexacampeonato estadual.
O Alvinegro teve o seu pior momento, o rebaixamento à Série B, em 2005. Mas, no ano seguinte, o clube voltou à elite com o título da Segunda Divisão.
A partir de 2013, o Atlético Mineiro passou a viver o auge de sua história. Neste ano, foi campeão da Libertadores, um título que já era perseguido há muito tempo. Em 2014, levou a Recopa Sul-Americana e a Copa do Brasil sobre o rival Cruzeiro.
Já o ano de 2021 foi mágico para o Galo com a Tríplice Coroa: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro – após 50 anos.
Principais Campeonatos do Atlético Mineiro
Campeonato Brasileiro de 1971
O Atlético Mineiro foi o primeiro campeão do Brasileiro. Até o título, a equipe do craque Dadá Maravilha e comandada por Telê Santana, desbancou times como Corinthians, Botafogo, São Paulo e até o Santos de Pelé.
Em toda a campanha, o Galo conquistou 12 vitórias, teve dez empates e sofreu apenas cinco derrotas. Dadá Maravilha foi o artilheiro da competição com 15 gols e foi a peça chave da equipe na campanha.

fonte: https://i.pinimg.com/
Taça Libertadores de 2013
O maior título da história do Atlético Mineiro foi a Libertadores de 2013. A Glória Eterna veio com emoção nos jogos de mata-mata com viradas sobre Tijuana-MEX, Newell ‘s Old Boys-ARG e Olimpia-PAR.
Na grande final, a equipe que contava com Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Luan, Tardelli, Victor, entre outros, perdeu a ida por 2×0 para o Olimpia e venceu na volta pelo mesmo placar. O segundo gol foi marcado por Leonardo Silva no final da partida. Nos pênaltis, 4×3 e um título histórico.

fonte: https://i.ytimg.com/
Copa do Brasil de 2014
Este título teve um gosto mais do que especial para o Atlético Mineiro. Não foi apenas uma conquista nacional como foi também em cima do Cruzeiro, o maior rival em Minas Gerais.
No caminho para a conquista, o Galo desbancou Corinthians e Flamengo na reta decisiva em grandes viradas: duas derrotas na ida por 2×0 e goleadas por 4×1 na volta, em casa. Já na decisão, dois triunfos para levantar o troféu de forma incontestável.
Campeonato Brasileiro de 2021
No ano em que completou 50 anos, o Campeonato Brasileiro voltou a ser conquistado pelo Atlético-MG. O Galo teve uma disputa ferrenha com o Flamengo, mas fez valer a força do elenco para disparar e levantar o troféu.
A campanha terminou com 84 pontos conquistados com 26 vitórias, seis empates e apenas seis derrotas. O Galo ainda teve Hulk eleito o melhor jogador e artilheiro, com 19 gols, além de Cuca como melhor treinador.
Principais derrotas do Galo nos campos
Libertadores de 1981
O empate com o Flamengo, no dia 21 de agosto de 1981, por 0x0 até hoje não é bem digerido pelos atleticanos e é considerado uma grande derrota.
Tudo por conta da arbitragem de José Roberto Wright, que expulsou vários jogadores do Galo após uma confusão em campo.
O jogo foi encerrado aos 33 minutos devido à briga. O árbitro até tentou voltar com o jogo, mas os atletas alvinegros jogaram no chão para fazer cera. Assim, a partida foi finalizada com cinco expulsos e W.O. para o Flamengo.
Rebaixamento à Série B em 2005
O ano de 2005 é para esquecer no Atlético Mineiro. Com uma campanha pífia de apenas 37% de aproveitamento, o Galo caiu ao empatar com o Vasco por 0x0, no Mineirão, para escrever uma das páginas mais tristes de sua história.
Principais técnicos do Atlético Mineiro
Telê Santana
Foi o técnico responsável pela conquista do primeiro título do Campeonato Brasileiro pelo Atlético-MG. No clube, ainda conquistou dois estaduais. O treinador construiu na sequência uma história vitoriosa no São Paulo e também na seleção brasileira.

fonte: https://galonews.com.br/
Cuca
Campeão da Libertadores, Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Cuca não é apenas um dos mais vitoriosos como também um dos maiores treinadores da história do Galo.
Foi sob o seu comando que o clube viveu grandes momentos de sua trajetória e está na galeria de imortais.
Levir Culpi
O treinador teve cinco passagens e todas elas vitoriosas. Além dos Mineiros de 1995, 2007 e 2015, Levir Culpi venceu a Copa do Brasil de 2014 e a Recopa Sul-Americana do mesmo ano.
Principais jogadores que já vestiram a camisa do Galo
Reinaldo
Não há jogador mais vitorioso que Reinaldo no Atlético Mineiro. E não apenas em número de títulos, mas também em qualidade o craque é chamado de Rei no Galo.
Com dribles e jogadas geniais, foram sete títulos mineiros, artilharias e marcas históricas. Em 475 jogos, ele marcou 288 gols.

fonte:https://www.ogol.com.br/
Dadá Maravilha
Podia não ter tanta técnica quanto Reinaldo, mas foi artilheiro e campeão brasileiro pelo Atlético-MG. Fez, inclusive, o gol decisivo na competição nacional, além de ter levantado o Mineiro em 1970 e 1978.
Toninho Cerezo
O volante começou e encerrou a carreira no Galo. Entre as décadas de 1970 e 1980, Toninho Cerezo conquistou sete campeonatos mineiros e foi vice duas vezes do Brasileiro.
Com o seu desempenho no Atlético Mineiro, ele foi titular na seleção brasileira de 1982.
Ronaldinho Gaúcho
Apesar de ter atuado pouco tempo, entre 2012 e 2014, Ronaldinho Gaúcho esbanjou magia com a camisa do Atlético Mineiro. Mesmo em fim de carreira, mostrou toda a sua genialidade com gols, dribles e assistências e levou o time aos títulos da Libertadores e do Campeonato Mineiro.
Éder Aleixo
Conhecido como Canhão, Éder se destacou pelos chutes e golaços na carreira. O meio-campista, que defendeu o Brasil na Copa do Mundo de 1982, conquistou sete mineiros e marcou 122 gols em 368 partidas.
Curiosidades sobre o Atlético Mineiro
- – O Atlético Mineiro foi o primeiro time sem ser de São Paulo e do Rio de Janeiro a ter um jogador convocado para a seleção brasileiro: Mário de Castro, em 1930.
- – A seleção brasileira campeã mundial em 1970 perdeu apenas um jogo na preparação para o torneio e foi para o Atlético Mineiro, por 2×1, em um amistoso.
- – O Atlético Mineiro ganhou o apelido de Galo na década de 1930 quando as rinhas de galo estavam em alta no Brasil e havia um galo carijó imbatível em Belo Horizonte. Assim, a comparação foi inevitável.
Situação atual do Atlético Mineiro
Após o ano mágico de 2021, o Atlético Mineiro teve um baque grande com a saída do técnico Cuca. A base do elenco foi mantida, reforços foram contratados e o técnico argentino Antonio Mohamed foi contratado para manter a boa fase do Galo.
A equipe terá nesta temporada, além do Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil, a Libertadores e a Série A do Brasileirão. Esses serão os desafios do galo.
Time base: Everson; Mariano, Nathan Silva, Godín e Arana; Allan, Jair e Jacho Fernández; Savarino, Keno e Hulk.
