O maior vencedor do Paraná tem uma história emocionante
Clube mais vencedor do estado do Paraná, o Athletico tem uma história de conquistas nacionais e internacionais.
O Furacão, como também é conhecido, cresceu no futebol brasileiro a partir da década de 1990 e hoje é uma das grandes forças do Brasil, além de ser dono da Arena da Baixada, um dos mais modernos estádios da América do Sul.
História do Athletico Paranaense
O Club Athletico Paranaense foi fundado no dia 26 de março de 1924 da junção do Internacional Foot-Ball Club e do América Futebol Clube. O primeiro presidente da agremiação foi Arcésio Guimarães, que foi o responsável por iniciar a história do Rubro-negro.

fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Club_Athletico_Paranaense
Com apenas um ano de fundação, o Athletico foi campeão do Campeonato Paranaense. O clube seguiu em crescimento e teve a sua virada de chave a partir da década de 1990.
Inicialmente com o primeiro título nacional, a Série B de 95 em cima do rival Coritiba.
Dois anos depois, o estádio Joaquim Américo foi demolido para a construção da nova casa do clube. Em 1999, o estádio mais moderno da América Latina foi inaugurado em uma amistoso com a vitória do Athletico por 2×1 sobre o Cerro Porteño, do Paraguai. A Arena da Baixada voltou a ser reformada para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
História do nome: Por que Club Athletico Paranaense
Antes chamado de Clube Atlético Paranaense, o Furacão passou por uma grande mudança em 2018. O clube voltou a ter o nome Athletico, com a inclusão do “h”, como era em sua fundação.
A alteração foi para evitar a comparação com outros Atléticos do Brasil. Além disso, o Rubro-negro mudou o escudo.
Principais Campeonatos do Athletico
O Athletico é o segundo maior vencedor do Campeonato Paranaense com 26 conquistas, atrás apenas do Coritiba, com 38. Porém, o Furacão é o time do Estado que mais venceu títulos nacionais: Série B (1995), Série A do Brasileirão (2001) e Copa do Brasil (2019).
As últimas temporadas, inclusive, têm sido de grandes conquistas para o Rubro-negro. Além da Copa do Brasil, o clube conquistou a Copa Sul-Americana em 2018 e 2021, além da Levain Cup/Conmebol, em 2019.
Campeonato Brasileiro de 2001

fonte: https://edicaodoscampeoes.blogspot.com/2018/01/atletico-pr-campeao-brasileiro-2001.html
Até então, apenas o rival Coritiba tinha um título de Primeira Divisão. Sob o comando do técnico Geninho e com Alex Mineiro como ídolo, o Athletico teve uma grande campanha no Brasileirão.
Na final, venceu o São Caetano na ida por 4×2 e, na volta, perdeu apenas por 1×0 e sagrou-se campeão.
Sul-Americana 2018

fonte: https://www.torcedores.com/noticias/2018/12/atletico-pr-campeao-poster
O primeiro título internacional do Paraná foi conquistado pelo Athletico, em 2018. A decisão foi novamente em duas partidas, diante do Junior Barranquilla, da Colômbia, e com fortes emoções.
Os dois jogos terminaram empatados por 1×1, tanto no Estádio Metropolitano, em Barranquilla, quanto na Arena da Baixada. A decisão foi para os pênaltis e o Furacão foi mais eficiente para vencer por 4×3. Além do título, a equipe se classificou para a Libertadores.
Copa do Brasil 2019
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/L/z/RYs7wwTUmALWjqUDS41w/whatsapp-image-2019-09-19-at-00.43.15.jpeg)
fonte: https://ge.globo.com/pr/futebol/copa-do-brasil/noticia/reveja-na-integra-inter-x-athletico-que-deu-o-titulo-da-copa-do-brasil-ao-furacao.ghtml
O Athletico chegou à final da Copa do Brasil em 2019 depois de passar por gigantes como Flamengo e Grêmio. Na decisão, outra camisa pesada: o Internacional.
Desta vez, não teve tanto drama. O Furacão foi superior e venceu em casa, na ida, por 3×1. Na volta, um triunfo por 2×1, em pleno Beira-Rio, para levantar a segunda taça mais importante do país.
Sul-Americana 2021
fonte: https://esportes.r7.com/futebol/baixe-aqui-o-poster-do-athletico-pr-bicampeao-da-copa-sul-americana-20112021
O bicampeonato da Sul-Americana foi conquistado de uma forma diferente. Em 2021, a final foi em partida única, no Estádio Centenário, em Montevidéu, e reuniu dois clubes brasileiros: Athletico e Red Bull Bragantino.
O Rubro-negro venceu a partida por 1×0 com gol do ídolo Nikão, ainda no primeiro tempo. E, até com certa tranquilidade, garantiu o título.
Principais derrotas do Athletico Paranaense
A maior e mais dolorida derrota da história do Athletico foi na Libertadores de 2005. A principal competição da América do Sul ficou no quase para os rubro-negros na decisão contra o São Paulo.
Por conta da capacidade da Arena da Baixada, o Furacão teve de mandar o jogo de ida no Beira-Rio e empatou por 1×1. Na volta, em um Morumbi lotado, o Tricolor não tomou conhecimento do Athletico e goleou por 4×0, adiando o sonho dos paranaenses.
Principais técnicos do time
O Athletico tem grandes treinadores em sua história. Pepe, um dos maiores nomes do futebol brasileiro, foi campeão da Série B pelo clube, em 1995. Enquanto Geninho foi o responsável por levar o time à conquista da Série A do Brasileirão, em 2001, e ganhou também um Paranaense, em 2009.
Na história recente, Tiago Nunes é o mais vitorioso com o Paranaense e a Sul-Americana, em 2018, além da Copa do Brasil de 2019. Já Alberto Valentim foi o comandante na Sul-Americana de 2021.
Principais jogadores que já vestiram a camisa do Athletico Paranaense
Sicupira

fonte: https://placar.abril.com.br/placar/morre-sicupira-idolo-e-maior-artilheiro-da-historia-do-athletico-pr/
Jogador do Athletico nas décadas de 1960 e 1970, Sicupira é o maior goleador da história do clube com 157 gols. Ele ainda passou por Ferroviário-PR, Botafogo, Botafogo-SP e Corinthians. O ídolo rubro-negro faleceu em 2021.
Alex Mineiro
fonte: https://www.ocuriosodofutebol.com.br/2022/03/o-fantastico-brasileirao-de-alex.html
Um nome mais recente é o de Alex Mineiro, artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2021 na conquista do Furacão. Ele dividiu a primeira colocação da lista na competição com seu companheiro de ataque Kléber Pereira. Alex Mineiro ainda passou por Tigres, Atlético-MG, Kashima Antlers-JAP, Palmeiras e Grêmio. O atacante encerrou a carreira no próprio Athletico, em 2010.
Djalma Santos

fonte: https://terceirotempo.uol.com.br/que-fim-levou/djalma-santos-700
Eleito o melhor lateral-direito de todos os tempos pela Fifa, Djalma Santos disputou quatro Copas do Mundo e foi campeão em 1958 e 1962, pelo Brasil. Já na reta final da sua carreira, o atleta vestiu a camisa do Athletico e com sucesso.
O último título da carreira do atleta foi o Campeonato Paranaense de 1970. No ano seguinte, Djalma Santos encerrou a carreira pelo Furacão.
Curiosidades do Athletico
- O Athletico foi o primeiro clube brasileiro a ter uma arena no Brasil, inaugurada em 1999;
- O apelido Furacão veio no Campeonato Paranaense de 1949 quando o clube conquistou dez vitórias em 12 jogos. Ao final, o time marcou 49 gols e foi campeão com duas rodadas de antecedência;
- O Athletico foi o primeiro clube do Paraná a contratar um estrangeiro: o paraguaio Ruben Aveiro, em 1943.
Situação atual do Athletico
O Athletico, assim como nos últimos anos, iniciou a temporada disputando o Campeonato Paranaense com o time de aspirantes, com jogadores jovens.
Visando a Recopa Sul-Americana, contra o Palmeiras, o Furacão passou a utilizar os jogadores do time principal nos jogos em Curitiba do Estadual.
Os atletas chegaram com ritmo de jogo para a Recopa Sul-Americana, mas não foram páreos para o Palmeiras, atual campeão da Libertadores. Na ida, 2×2. Na volta, vitória do Alviverde por 2×0 e o vice do torneio para o Rubro-negro.
O Furacão é comandado pelo técnico Alberto Valentim e fez contratações importantes para a temporada como Marlos e Pablo. O time base conta com: Santos; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Hugo Moura, Erick, Léo Cittadini e Terans; Marlos e Pablo.
