O time do Vozão é um dos principais do Brasil
O Ceará é um clube de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, no Nordeste do Brasil, fundado em 2 de junho de 1914. O clube é conhecido também como Vovô ou Vozão, já que o seu mascote é um Vovô.
Desde 2018 na elite nacional, o Ceará está na sua quinta participação consecutiva na Série A do Campeonato Brasileiro e iguala recordes de Bahia e Sport como clube nordestino com mais participações ininterruptas na primeira divisão, na era dos pontos corridos.
História do Ceará

fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/gustavo-de-negreiros/veja-lista-com-5-jogos-importantes-da-historia-do-ceara-que-sao-menos-lembrados-que-outros-1.2950659
A noite do dia 2 de junho de 1914 é apontada como a data de fundação do Ceará Sporting Club, que primeiro foi batizado de Rio Branco Football Club.
A ideia da criação do clube de futebol surgiu na tarde deste mesmo dia, no Café Art Noveau, localizado no centro de Fortaleza, capital cearense.
O futebol chegou ao estado do Ceará ainda em 1903, levado por marinheiros e funcionários de empresas inglesas instaladas no estado.
No ano seguinte, 1904, José Silveiria, jovem que estudou na Suíça, levou para o Ceará a primeira bola oficial, catalisando a paixão local pelo futebol e colaborando para o surgimento de vários times, inclusive o Ceará, dez anos depois.
Segundo os registros da história do Ceará, tudo começou quando Luís Esteves Júnior e Pedro Freire conversavam sobre vários assuntos, de política internacional a futebol, até que tiveram a ideia de fundar um clube.
A dupla se encontrou com colegas no Café Art Noveau e a ideia começou a ganhar corpo. No mesmo dia, o grupo se reuniu com mais pessoas – cerca de 25 presentes – na casa de Luís Esteves, e o encontro resultou na fundação oficial do Rio Branco Football Club.
O clube surgiu com camisas de cor roxa e calções brancos e o primeiro presidente foi Gilberto Gurgel, comerciante. Ele foi o responsável por promover a primeira arrecadação de fundos com o objetivo de comprar uma bola oficial e angariou cerca de 22 mil réis.
Um ano depois da fundação, o grupo decidiu mudar o nome do time para Ceará Sporting Club e, por causa da dificuldade em obter camisas de cor roxa, as cores do uniforme passaram a ser preto e branco – e assim permanece até hoje.
Por que o mascote do Ceará é o Vovô?

fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/jogada/com-novo-status-ceara-amplia-investimentos-para-2021-e-projeta-r-12-milhoes-em-compras-de-atletas-1.3043457
A resposta para esta pergunta tem mais de uma versão. A primeira delas se refere a Meton de Alencar Pinto, que foi presidente do clube.
Depoimentos dão conta que, durante sua gestão, Meton recebia atletas juvenis do América-CE para treinar nos campos do alvinegro e os tratava como “netinhos”. A brincadeira pegou e passou a ser uma expressão usada pelos jovens jogadores, “ir treinar lá no Vovô”.
No entanto, o Ceará não apresenta esta como a versão oficial. Segundo o clube, a alcunha está relacionada ao fato de o Ceará ser o clube mais antigo do Estado.
Principais campeonatos do Ceará
Além de ser o clube mais antigo, o Vozão é também o que tem mais títulos estaduais no Ceará: 45 vezes campeão cearense. Inclusive, é do alvinegro o único pentacampeonato do Estado, conquistado de 1915 a 1919 e também os três tetracampeonatos: 1975 a 1978, 1996 a 1999 e 2011 a 2014.
O Ceará tem também uma Taça Brasil, conquistada em 1964, em uma goleada por 4×0 diante do Náutico.
Entre os os títulos de destaque do Vozão estão as conquistas da Copa do Nordeste em 2015 e 2020.
A campanha do Ceará na Copa do Nordeste em 2015 lhe rendeu o título e de forma invicta. Foram 12 jogos, sete vitórias e cinco empates, culminando com a vitória sobre o Bahia nos dois jogos da final.
Não bastasse a campanha impecável dentro dos gramados, nas arquibancadas o Ceará também fez história. A adesão dos torcedores durante a competição rendeu ao Vozão cinco dos dez maiores públicos do campeonato. Na final o público foi de 63.399 pagantes na Arena Castelão.
Em 2020, Ceará e Bahia se reencontraram na final que terminou, mais uma vez, com o Vozão erguendo a taça. Além de repetir o adversário, o Ceará também repetiu a campanha invicta de 2015.
Maior derrota no Clássico-Rei
Nem só de alegrias é feita a história de um clube de futebol e com o Ceará, obviamente, não é diferente. O Vozão carrega uma derrota amarga para o seu principal rival no Estado, o Fortaleza.
O duelo entre os dois times é denominado Clássico-Rei. Em 17 de julho de 1927, pelo Campeonato Cearense, o Fortaleza goleou o Ceará por 8×0, a maior registrada na história do confronto.
Principais jogadores que já vestiram a camisa do Ceará

fonte: https://www.lance.com.br/ceara/dedurou-postagem-de-dentinho-indica-atacante-perto-de-estrear-pelo-ceara.html
Recentemente, o Ceará anunciou a contratação do atacante Dentinho, revelado pelo Corinthians em 2007. À época, era um dos destaques do futebol brasileiro e permaneceu no Timão até 2011, quando foi vendido para o Shakhtar Donetsk, clube que defendeu nas últimas nove temporadas.
Dos nomes de destaque que já passaram pelo Ceará, também vale destacar outro atacante: Magno Alves, que já esteve entre os maiores artilheiros em atividade no futebol mundial. O Magnata tem no currículo três passagens pelo Vovô, sendo uma em 2010, outra entre 2012 e 2015 e a terceira e última em 2016. Ao todo, Magno marcou 100 gols pelo alvinegro.
Curiosidades sobre o Ceará
Foi contra o Ceará que Pelé fez o seu milésimo jogo pelo Santos. No entanto, o Vozão “estragou a festa” do marco histórico do Rei do Futebol ao vencer a partida por 2×1 – o fato aconteceu em 1972, em uma partida válida pelo Campeonato Brasileiro.
O Ceará é uma das equipes do futebol brasileiro que nunca disputou a Série C. Desde 2018 disputando a Série A e sendo, ao lado de Bahia e Sport, o clube nordestino com mais participações ininterruptas na primeira divisão.
O alvinegro encerrou a edição de 2021 do Brasileirão em 11º lugar, com 50 pontos somados, se classificando para a disputa da Copa Sul-Americana.
Cenário atual do Ceará
O ano de 2022 começou equilibrado para o Vovô. Apesar de ter sido eliminado do Campeonato Cearense nas quartas de final, pelo Iguatu, nos pênaltis, o Ceará lidera o Grupo B da Copa do Nordeste com 15 pontos e ainda invicto.
Além disso, a equipe tem calendário cheio para a temporada de 2022, o que apesar de representar desgaste para a equipe, exigindo muito planejamento do clube, também representa boas chances para a entrada de receitas.
Além do estadual e do Nordestão, o Ceará disputa ainda a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana.
O calendário cheio e a presença de uma competição internacional no roteiro também levaram o clube a investir na contratação do atacante Dentinho.
Ele chegou como o nono atacante do elenco, que já conta com: Cléber, Erick, Gabriel Santos, Iury Castilho, Jacaré, Jael, Mendoza e Zé Roberto.
