Confira a história de um dos maiores times de Florianópolis
Um dos grandes clubes de Florianópolis, o Avaí tem as cores azul e branco e o seu mascote é um leão. Seu estádio, o Aderbal Ramos da Silva, conhecido como Ressacada, tem capacidade para 17.800 torcedores.
História do Avaí

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ava%C3%AD_Futebol_Clube
A Guerra do Paraguai inspirou os fundadores do Avaí na escolha do nome do clube, fundado em 1º de setembro de 1923. Foi usada como referência a Batalha de Avahy do conflito, o maior já ocorrido na América Latina, de 1864 a 1870.
Por isso, o Avaí nasceu originalmente com o nome Avahy Foot-ball Club. O responsável pela criação do Avaí foi um comerciante chamado Amadeu Horn, que em 1923 conheceu um grupo de jovens que jogavam futebol e decidiu dar um uniforme aos meninos.
Principais Conquistas do Avaí
Série C 1998

fonte: https://edicaodoscampeoes.blogspot.com/2019/01/avai-campeao-brasileiro-serie-c-1998.html
O título da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de 1998 foi o primeiro e, até então, único título nacional do Avaí. Na fase de clubes, a equipe terminou em primeiro lugar do seu grupo.
Depois, passou por três mata-matas, eliminando Caxias, Santo André e Brasil de Pelotas. Na fase final, disputou um quadrangular contra São Caetano, Anapolina e Itabaiana, jogando duas vezes contra cada um deles, e ficou em primeiro lugar.
Principais derrotas do Avaí
Final do Campeonato Catarinense 1949
O Avaí chegou à decisão do Estadual com nove títulos. Disputou a taça contra o Blumenau, que até hoje nunca foi campeão catarinense. O “Leão da Ilha” era favorito à conquista, mas levou duas goleadas: 6 a 1 fora de casa e 4 a 1 dentro de casa.
A humilhação deu início à fase mais difícil da história do clube. Foram 28 anos de jejum no Campeonato Catarinense, que terminou apenas em 1973 (o último título havia sido conquistado em 1945).
Principais técnicos do Avaí

fonte: https://www.avai.com.br/novo/silas-e-o-novo-tecnico-do-avai/
Um dos técnicos que tem maior afinidade com o Avaí é Silas. O treinador começou sua carreira justamente no time catarinense, em 2008. Naquele ano, ele liderou o Leão da Ilha na campanha de acesso à Série A.
Em 2009, com Silas, o Avaí voltou a ser campeão catarinense após 12 anos de jejum e, na Série A, terminou o campeonato na 6ª posição. Já Roberto Cavalo foi o técnico que levou o time ao título da Série C de 1998.
Principais jogadores
Antes de brilhar no Guarani, no Corinthians e na Seleção Brasileira, Zenon marcou época no Avaí, tendo sido duas vezes campeão catarinense, em 1973 e 1975.
Na década seguinte, Adilson Heleno foi o grande nome do título estadual de 1988. Nos anos 2000, quem brilhou no time catarinense foi o meia Marquinhos Santos.
Quarto maior artilheiro da história do clube, com 94 gols, maior artilheiro da Ressacada, com 59 gols, campeão estadual em 2009 e tendo participado de três acessos à Série A, é visto como o maior ídolo da história do clube.
Curiosidades do Avaí
Uniforme limpo
Desde sua fundação, em 1923, até 1987, o Avaí nunca tinha feito publicidades de empresas privadas no seu uniforme.
Melhor Série A
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/11/24/des20181124024_fAFXnlX.jpg)
fonte: https://ge.globo.com/sc/futebol/times/avai/noticia/avai-sobe-pela-quarta-vez-e-e-recordista-de-acessos-a-serie-a-desde-2003.ghtml
A 6ª colocação do Avaí em 2009 foi o melhor desempenho do futebol catarinense na Série A do Campeonato Brasileiro.
Situação atual do Avaí
Atual campeão catarinense, o Avaí disputa o Estadual querendo o bi. No Campeonato Brasileiro, o Leão da Ilha está de volta à Série A após terminar a Segunda Divisão do ano passado na 4ª colocação, ficando com a última vaga do acesso.
