Uma história de vitórias e torcedores apaixonados
É um dos três maiores clubes de Goiás e o segundo com mais títulos estaduais junto com o Vila Nova.
O Dragão, como é conhecido, tem três conquistas nacionais, sendo duas na Série C e uma na B, além de campanhas importantes em competições internacionais.
História do Atlético Goianiense

https://esportenewsmundo.com.br/atletico-go-o-clube-do-povo/
O Atlético-GO foi fundado no dia 2 de abril de 1937. Além de ser o terceiro mais antigo, é também o primeiro campeão. No total, foram 15 conquistas no Campeonato Goiano, além de ter sido 18 vezes vice e uma vez como vice da Copa Brasil Central, em 1967.
Apesar disso, o clube chegou ao fundo do poço e disputou, inclusive, a segunda divisão do Estadual. O estádio do clube chegou a ser demolido para a construção de um shopping, em 2001, mas a obra não foi tocada.
O Dragão voltou à elite do futebol goiano em 2005, conquistou a Série C, em 2008, e teve uma grande retomada no futebol nacional.
Desde então, o Atlético-GO tem figurado entre os 40 principais times do Brasil e disputou a Sul-Americana por duas vezes (2012 e 2021), além de ter se classificado para a edição de 2022.
Na primeira vez que disputou chegou até as oitavas de final. Em sua história, o time ainda tem uma quarta colocação na Copa do Brasil de 2010.
Principais Campeonatos do Dragão
Série B de 2016
Um dos maiores momentos da história do Atlético-GO é a Série B do Brasileirão. Além de conquistar o acesso, o Dragão subiu como campeão e com folga. Foram 76 pontos conquistados com 22 vitórias, dez empates e apenas seis derrotas.
A campanha foi coroada com uma vitória por 5×2 sobre o Tupi, no Estádio Olímpico de Goiânia. O acesso havia sido conquistado com três rodadas de antecedência e o maior título da história do clube veio na sequência.
Série C 2008
Apesar de não ser o maior título da história do clube, até porque já havia conquistado em 1990, a Série C do Brasileirão marca a retomada do Atlético-GO no cenário nacional. A equipe estava voltando ao protagonismo do futebol brasileiro.
O Dragão foi dono da melhor campanha em todo o torneio com 21 vitórias, cinco empates e seis derrotas. No Octogonal final, o Atlético-GO somou 29 pontos, subiu e foi campeão com folga.
Principais técnicos do time
Marcelo Cabo

https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/8251098/marcelo-cabo-se-despede-do-atletico-go-apos-titulo-do-goiano-e-sera-o-novo-tecnico-do-vasco
Apesar de não ter feito toda a temporada, Marcelo Cabo foi o treinador responsável por levar o Atlético-GO ao título da Série B de 2016. Foi demitido em 2017, mas voltou ao clube em 2020.
Já em 2020, conquistou o Campeonato Goiano e entrou para a lista de maiores treinadores da história do Dragão. Além disso, classificou a equipe duas vezes para a Sul-Americana através da Série A do Brasileirão.
Wagner Lopes

https://radiobandeirantesgoiania.com.br/atletico-demite-wagner-lopes-apos-empate-com-vila-nova/
O brasileiro naturalizado japonês tem uma história de três passagens no Atlético-GO e um título. No Dragão, foi campeão do Goiano, em 2019. O treinador também tem boas campanhas na Série B do Brasileirão com o clube.
Além do Atlético-GO, Wagner Lopes passou por clubes como Goiás, Sampaio Corrêa, Paraná, Botafogo-SP, Vila Nova e Vitória.
Principais jogadores do Atlético Goianiense
Márcio
O goleiro Márcio atuou no Atlético-GO de 2007 até 2016. Além de ser um líder em campo e grande jogador na posição, ainda fez gols de faltas. A quantidade de títulos também demonstra o tamanho do atleta para o Dragão.
Neste período, ele levantou o troféu do Campeonato Goiano quatro vezes (2007, 2010, 2011 e 2014). O goleiro foi campeão com o Atlético-GO ainda da Série C de 2008 e da Série B de 2016.
Mas, apesar da idolatria, Márcio atuou pelo Goiás na sequência e também ganhou o Estadual de 2017
Anailson
O atacante também é um dos atletas mais vitoriosos da história do Atlético-GO. Anailson vestiu a camisa rubro-negra entre 2007 e 2011. Neste período, foram três títulos do Campeonato Goiano e um da Série C do Brasileirão.
Na sequência da carreira, depois do Dragão, Anailson rodou por times como XV de Piracicaba, Rio Verde-GO, Sobradinho, Anápolis, Interporto, Tocantinópolis e Imperatriz.
Curiosidades do Atlético Goianiense

https://ataquemarketing.com/marketing/novo-escudo-do-atletico-goianiense-como-foi-o-processo-de-criacao/
- As cores do Atlético-GO, vermelho e preto, foram escolhidas inspiradas no Flamengo. Já o antigo escudo remetia ao São Paulo, times as quais os fundadores torciam.
- O Estádio Antônio Accioly estava abandonado e foi parcialmente demolido em 2001 para a construção de um shopping. Mas uma ação na Justiça impediu a obra e o estádio foi reerguido em 2005. Em 2020, passou por reformas.
Situação atual do Atlético-GO
Após a saída de Marcelo Cabo, o Atlético-GO está sob o comando de Umberto Louzer visando a sequência da temporada. Além do Campeonato Goiano, a equipe tem competições importantes pela frente como a Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Série A do Brasileirão.
O objetivo na temporada é avançar de fases tanto na Copa do Brasil quanto na Sul-Americana. Já no Brasileirão, a principal meta é escapar do rebaixamento e quem sabe até buscar uma nova classificação para um torneio internacional.
Time base: Luan Polli; Dudu, Wanderson, Ramon Menezes e Arthur Henrique; Gabriel Baralhas, Marlon Freitas e Jorginho; Wellington Rato, Léo Pereira e Dellatorre.
