Mais de 1 século de história e muita força no futebol brasileiro
Segundo clube mais velho entre os grandes de Belo Horizonte, o América Mineiro tem 109 anos de história e é a terceira força da capital de Minas Gerais, atrás de Cruzeiro e Atlético. A equipe teve uma supremacia até a década de 1920, mas perdeu espaço.
Nos últimos anos, o clube tenta se reerguer para voltar a ser uma grande força e é o único time da capital a ter um estádio próprio, que é a Arena Independência. Atualmente, é um clube da Série A do Brasileirão e, inclusive, se classificou para a pré-Libertadores.
História do América Mineiro

fonte: https://agoraesportes.com.br/equipes/america-mg/historia-do-america-mg/
Fundado no dia 30 de abril de 1912, o América Mineiro se orgulha de ser o primeiro decacampeão do mundo por ter conquistado dez vezes seguidas o Estadual entre 1916 e 1925.
O Coelho, como é conhecido por conta do mascote, tem o mesmo nome e escudo desde o início de sua história. A agremiação surgiu como alviverde e o preto foi adicionado às cores em 1913.
O América Mineiro é um dos clubes mais tradicionais de Minas Gerais. Inicialmente pela supremacia ao conquistar o decacampeonato estadual. No total, o clube venceu a competição 16 vezes, sendo a última em 2016.
A galeria de troféus do Coelho ainda conta com a Copa Sul-Minas, em 2000, além da Série C, em 2009, e a Série B do Brasileirão, em 1997 e 2017.
Portanto, é uma equipe que sempre figura entre os grandes do futebol nacional e quer dar mais um passo depois de disputar pela primeira vez a Libertadores neste ano.
Principais Campeonatos do América Mineiro
Decacampeonato mineiro

fonte: http://posterdetimescampeoes.blogspot.com/2009/07/america-decacampeao-mineiro-1925.html
Este é sem dúvida o maior orgulho do torcedor americano. Conquistar dez vezes seguidas o Campeonato Mineiro, de 1916 a 1925, é um feito até hoje jamais repetido em Minas Gerais.
Tanto que o feito entrou para o Livro dos Recordes, o ‘Guiness Book’, por ter sido a primeira vez no mundo que um clube conseguiu isso. O primeiro troféu foi levantado no dia 29 de abril de 1916.
Série B 1997

fonte: https://edicaodoscampeoes.blogspot.com/2018/03/america-mg-campeao-brasileiro-serie-b.html
A Série B do Campeonato Brasileiro de 1997 é a primeira conquista nacional do América Mineiro. Além de subir para a Primeira Divisão, o Coelho levantou o troféu depois de passar por quatro fases, incluindo o quadrangular final.
No total, o América Mineiro teve uma campanha com 14 vitórias, quatro empates e apenas cinco derrotas. Além do título, teve também o artilheiro que foi Tupãzinho, com 13 gols.
Copa Sul-Minas de 2000

fonte: http://posterdetimescampeoes.blogspot.com/2015/07/america-mineiro-campeao-da-copa-sul.html
A primeira edição da Copa Sul-Minas, em 2000, foi vencida pelo Coelho. A competição reuniu 12 equipes de quatro estados. Na primeira fase, o América Mineiro foi líder do Grupo 1 com 11 pontos superando Athletico, Internacional e Avaí.
Na semifinal, contra o próprio Athletico, dois empates e a classificação garantida nos pênaltis. Já na final, o Coelho desbancou o rival Cruzeiro com duas vitórias para levantar a inédita taça.
Série B de 2017

fonte: https://www.maisregiao.com.br/noticia/32090/am-rica-mineiro-vence-crb-e-campe-o-da-s-rie-b-2017
Em 2017, o América Mineiro levou o seu terceiro título nacional ao conquistar a Série B do Brasileirão. Desta vez, já no sistema de pontos corridos e com emoção até as rodadas finais.
O Coelho terminou a competição com 73 pontos e apenas dois a mais que o gigante Internacional, que ficou com o vice-campeonato. O time mineiro conquistou 20 vitórias, teve 13 empates e apenas cinco derrotas.
Principais técnicos do time
Givanildo Oliveira
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/04/08/giva.jpg)
fonte: https://ge.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/america-mg-anuncia-givanildo-oliveira-como-novo-tecnico-do-clube.ghtml
O pernambucano é disparado o maior treinador da história do América Mineiro. Givanildo Oliveira tem passagens marcantes no clube ao conquistar a Série B, em 1997, e a Série C, em 2009. Para terminar de completar, venceu também o Campeonato Mineiro de 2016.
A última passagem do treinador foi entre 2018 e 2019, mas sem tanto sucesso. Pegou a equipe já com rebaixamento encaminhado à Série B e não conseguiu evitar a queda.
Enderson Moreira

fonte: https://www.lance.com.br/america-mineiro/enderson-moreira-pede-demissao-america-ira-para-bahia.html
É o técnico com mais jogos na mesma passagem. Entre 2016 e 2018, o treinador esteve à frente do time em 108 partidas. Neste período, conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro de 2017 e levou o clube de volta à elite.
Na sequência da carreira, o treinador trabalhou em times como Bahia, Ceará, Cruzeiro, Goiás, Fortaleza e Botafogo.
Principais jogadores que já vestiram a camisa do América Mineiro
Satyro Taboada
É o maior artilheiro da história do América Mineiro com 167 gols. Ele vestiu a camisa do clube entre 1922 e 1935. Neste período, conquistou os títulos estaduais de 1922, 1923, 1924 e 1925.
O jogador ainda teve uma rápida passagem pelo Cruzeiro, mas voltou ao Coelho.
Euller

fonte: https://esportenewsmundo.com.br/america-mg-entrevista-euller/
Revelado pelo América Mineiro, Euller balançou as redes 79 vezes em quatro passagens pelo clube. O “Filho do Vento”, como era conhecido pela sua velocidade, conquistou o Campeonato Mineiro em 1993 e esteve no ressurgimento do time, em 2008 e 2009, nos títulos da Série B do Mineiro e da Série C do Brasileirão.
O atacante teve uma carreira vitoriosa e recheada de grandes camisas. Ele passou ainda por São Paulo, Atlético Mineiro, Palmeiras, Vasco, São Caetano e Kashima Antlers-JAP.
Palhinha

fonte: https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/america-mg/2022/08/18/noticia_america_mg,3974591/ex-america-e-sao-paulo-palhinha-aponta-favorito-em-duelo-na-copa-do-brasil.shtml
É mais um craque do futebol brasileiro que foi revelado pelo América Mineiro no final da década de 1980. No Coelho, porém, venceu apenas a Copa Sul-Minas, em 2000, na sua segunda passagem. Mas é o 7º maior artilheiro com 77 gols na história do clube.
Na sequência da carreira, Palhinha levantou grande taças ao ser campeão da Libertadores três vezes – duas pelo São Paulo e uma pelo Cruzeiro, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes. A lista tem também uma Copa do Brasil.
Curiosidades do América Mineiro
- Foi o primeiro time no Brasil a ser fundado por um negro: Geraldino de Carvalho, em 1912, que estava no grupo que criou o clube;
- Em 1928, o América aplicou a maior goleada da história do Campeonato Mineiro ao vencer o Palmeiras de Minas Gerais por 14×0;
- Foi o primeiro clube de Minas Gerais a enviar um representante para as Olimpíadas. Em 1936, o corredor Juvenal dos Santos representou o Coelho nos Jogos de Berlim, na Alemanha.
Situação atual do América Mineiro
A temporada de 2022 é recheada de competições para o América Mineiro. Começou com o Campeonato Mineiro, passou pela Libertadores e terá ainda Copa do Brasil e Série A do Brasileirão.
A equipe comandada pelo técnico Marquinhos Santos tem a missão de ter uma temporada sem grandes sustos. E, se possível, brigar por uma vaga em competições sul-americanas.
Time base: Jailson; Patric, Iago Maidana, Eder e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Alê; Pedrinho, Everaldo e Wellington Paulista.
