Oficial. Após anunciar, na quinta-feira passada, a retirada do patrocínio da Gazprom das camisas, O Schalke 04, rescindiu contrato oficialmente com a empresa nesta segunda-feira. Com os primeiros desdobramentos dos conflitos envolvendo Rússia e Ucrânia, o clube alemão já havia indicado um afastamento inicial. Agora, o fim de vez da parceira de 15 anos com a maior empresa de exportação de gás natural do mundo.
“A diretoria do FC Schalke 04 decidiu, com a aprovação do conselho fiscal, encerrar prematuramente a parceria entre FC Schalke 04 e Gazprom. A plena capacidade financeira do clube mantém-se inalterada após esta decisão”, diz comunicado oficial do Schalke.
A medida ocorre horas depois de a Rússia decidir invadir a Ucrânia, apesar dos apelos da ONU e de diversos países do Ocidente, que prometem sanções como retaliação. O jornal “Bild” chegou a fazer uma campanha nesta semana pedindo que o Schalke retirasse o nome da empresa russa e colocasse em seu uniforme a frase “Liberdade para a Ucrânia”. O clube afirmou que estava em “constante diálogo com o patrocinador de longa data”.