Outros esportes

Regras do futebol americano: Descubra todas as exigências

O futebol da bola oval é mais simples do que parece; veja como se joga o esporte favorito dos estadunidenses  […]

Bola de futebol americano posicionada no gramado verde com listras brancas

O futebol da bola oval é mais simples do que parece; veja como se joga o esporte favorito dos estadunidenses 

Muita gente acha complicado demais para entender. Por outro lado, a legião de fãs desse esporte não para de crescer no mundo inteiro. E você? Conhece as regras do futebol americano

No Brasil, os fãs de futebol americano são um grupo maior a cada temporada. Para quem está chegando agora nesse universo, conhecer as regras do jogo é uma boa forma de começar a se familiarizar com o esporte. 

O futebol da bola oval é mais fácil de entender do que aparenta. Continue lendo este artigo do Jogo Hoje e entenda tudo sobre as regras desse esporte. 

Bola de futebol americano posicionada no gramado verde com listras brancas

Regras do futebol americano: qual o objetivo do jogo?

O principal objetivo no futebol americano é conquistar território e chegar na endzone do adversário. Ao entrar na área, o time soma a maior pontuação possível na partida. Logo, a intenção é fazer isso o maior número de vezes. 

Assim, estratégia é um dos pontos mais fortes das equipes. É por esse motivo que os grandes times possuem “playbooks”, uma espécie de livro com todas as estratégias para atacar e defender.

Jogadores e técnicos estudam e decoram cada detalhe das jogadas estratégicas do playbook. 

Como são os pontos no futebol americano?

De acordo com as regras do futebol americano, há 3 formas de pontuar em uma partida: 

  • Touchdown: 6 pontos 

O touchdown é a principal pontuação. Ele acontece quando o time que tem a posse de bola chega na endzone do time adversário. Isso pode acontecer com um jogador recebendo um passe lá dentro ou correndo com a bola. 

Browns vs. Steelers prediction: Touchdown scorer prop bet picks, odds

  • Field goal: 3 pontos 

O field goal é a pontuação secundária do futebol americano. Nela o kicker é responsável por chutar a bola e fazê-la passar pela trave localizada no fim do campo. Se ele acerta, pontua. Se errar, o adversário tem a posse de bola no ponto onde ela foi chutada. 

File:Connor Barth attempts field goal 8 November 2015 151108-F-ID984-017.jpg - Wikimedia Commons

  • Safety: 2 pontos 

O safety é a única pontuação que pode ser feita pela defesa. Acontece quando o time consegue fazer um tackle, que é a derrubada de um jogador adversário, ou tirar o adversário de campo dentro da própria endzone. 

Também é possível marcar um safety se forçar um intentional grouding dentro da própria endzone. Isso é quando o quarterback faz um passe para se livrar da bola e não ser derrubado. Quando acontece isso, o time ganha 2 pontos e fica com a posse de bola. 

Defesa contém Lamar e Bills ficam cada vez mais perigosos na AFC | Blogs - ESPN

O campo de jogo no futebol americano

No Brasil, é comum ver partidas de futebol americano sendo realizadas em campos que, originalmente, são para a disputa do futebol. Afinal, ambos são realizados em gramados. No entanto, a semelhança entre os dois esportes praticamente param por aí. 

A unidade de medida utilizada no F.A é a jarda. Dessa maneira, o campo de futebol americano tem 120 jardas de comprimento por 53,5 jardas de largura. Trazendo para metros, isso significa: 109,7 metros de comprimento por 48,92 metros de largura. 

Além disso, dentro do campo, as jardas são marcadas uma a uma. Vale lembrar ainda que 1 jarda equivale a 0,9144 metros. 

Cada time tem sua endzone, ou seja, há duas endzones no campo, sendo uma em cada extremidade. Entre elas, as jardas são indicadas com números múltiplos de 10. Para completar o cenário: duas traves em formas de Y. 

Agora que você já entendeu como é o campo de jogo, conheça mais detalhes de como funciona a partida e as regras do futebol americano. 

Futebol Americano: uma paixão nacional! - VisiteSeattle

Quanto tempo tem um jogo de futebol americano?

Uma partida de futebol americano é dividida em 4 tempos, cada um com 15 minutos. No entanto, o cronômetro pode ser pausado em situações variadas. 

No futebol americano, o cronômetro para, por exemplo, se: 

  • O passe do quarterback não for completado ou houver pontuação;
  • O jogador sair de campo com a bola. Nesse caso, o contador de tempo para até que o árbitro reposicione a bola; 
  • Houver Two-Minute Warning, que são os 2 minutos finais do 2º quarto e os 5 minutos finais do 4º quarto, até uma nova saída de bola. 

Kickoff 

Já que estamos falando de um esporte original dos Estado Unidos, é claro que o futebol americano tem as suas principais expressões em inglês. O kickoff é uma delas. Isso significa o “pontapé de saída”. Ou seja, o 1º lance do jogo. 

The Playoffs - Proprietários aprovam mudanças para os kickoffs a partir de 2018

Assim como no futebol jogado com os pés, a definição de quem começa com a bola é feita na moeda. Porém, cabe a equipe que começa sem a bola dar o pontapé inicial. 

Nesse momento, o adversário se prepara para receber essa bola e aí, sim, tentar avançar e ganhar jardas no campo, de olho em chegar na endzone adversária. 

Depois do kickoff e de receber a bola, a equipe que tem a posse pode: 

  • Pegar a bola e seguir avançando jardas;
  • Desistir do retorno e se ajoelhar.

Ataque x Defesa

Em linhas gerais, o embate ataque x defesa resume muitos esportes, inclusive o futebol americano. Nele, inclusive, os momentos em que uma equipe ataca e a outra defende são muito bem definidos, afinal, “troca-se o time” em campo. 

Quando o time ofensivo está em campo, o time que está atacando precisa conquistar no mínimo 10 jardas para continuar no ataque. A equipe que está no ataque tem 4 chances para isso e 2 jogadas básicas: passe e corrida. 

No 1º caso, normalmente o passe parte do quarterback para um recebedor. No 2º, normalmente cabe ao running back fazer esse avanço. 

As equipes combinam cada estratégia antes de iniciar a jogada, baseados em tudo que eles montam e estudam no já citado playbook. 

Caso a equipe não consiga avançar as 10 jardas em 4 tentativas, perde a posse de bola e o adversário tem a chance de atacar, também em 4 tentativas. 

Punt 

Quando uma equipe não consegue o avanço das 10 jardas com 3 tentativas, normalmente ela opta por chutar um punt na 4ª tentativa. Dessa maneira, devolve a bola para o adversário em uma posição de campo ruim.

Além disso, o chute também permite que o time tente um field goal, que é tentar mandar a bola entre a trave em formato de Y e marcar pontos – se a distância for segura. 

Posse de bola

Agora que você já entendeu as regras básicas do jogo, além do objetivo, pontuação e tempo, tem outro ponto indispensável a conhecer: as formas de perder a posse de bola. 

Ter a bola é fundamental no futebol americano, já deu para perceber. Logo, é para garantir essa posse que acontece toda aquela “pancadaria” em campo. 

A defesa não pode deixar o ataque adversário avançar no seu campo. Por isso, os jogadores vão para o corpo a corpo, se empurrando e tentando proteger o avanço ou tentando avançar – depende do objetivo naquele momento. 

Com isso, há jeitos de recuperar a bola:

  • Fumble, que é quando o jogador que tem a posse de bola solta antes de encerrar a jogada. Se isso acontece, a bola está viva no campo e fica com quem recuperar primeiro. 
  • Interceptação, que é quando um jogador faz um passe para outro, mas um jogador adversário intercepta a jogada e faz o recebimento, ficando com a bola. Nesse momento, inclusive, ele pode avançar em direção à endzone para pontuar.
COMPARTILHE

Bombando em Outros esportes

1

Outros esportes

F1: após ‘resultados decepcionantes’, Alpine anuncia reformulação técnica

2

Outros esportes

Surfe: Tainá Hinckel garante vaga em Paris 2024

3

Outros esportes

Aos 42 anos, Alonso admite futuro na F1 em aberto: “Preciso decidir se quero continuar correndo”

4

Outros esportes

F1: GP do Bahrein abre temporada mais longa da história da categoria; veja detalhes

5

Outros esportes

Promessa brasileira no tênis, João Fonseca ganha elogios de Guga e David Ferrer