Depois de bater o Flamengo na final da Libertadores de 2021, o Palmeiras, em nova final brasileira, derrotou outro rubro-negro, o Athletico, e se sagrou campeão da Recopa Sul-Americana na última quarta-feira. O título mais recente foi destaque no “Olé”, um dos principais jornais da Argentina, que elogiou a equipe que está “de volta em volta”.
Bicampeão da América, faltava a Recopa, que o Palmeiras havia perdido nos pênaltis para o Defensa y Justicia, da Argentina, no ano passado. O Athletico, adversário do Palmeiras na final, perdeu a sua segunda chance de conquistar a taça – foi derrotado pelo River Plate na final de 2019.
Não é novidade que a rivalidade entre Brasil e Argentina é uma das maiores do mundo entre seleções e clubes e o domínio das equipes dos dois países nos últimos anos impressiona. Desde 2011, argentinos e brasileiros vêm se revezando na conquista do troféu disputado entre o campeão da Libertadores e o campeão da Copa Sul-Americana. De lá para cá, são sete títulos brasileiros e quatro argentinos.