O Jogo Hoje explica como funciona a primeira fase do Mundial, quem joga contra quem e quais as prováveis surpresas na competição; confira
Após mais de 4 anos de espera, o Catar receberá, ao longo de um mês, um dos maiores eventos esportivos do planeta. Serão 32 seleções disputando o título de campeão do mundo. E essa disputa começa com chaveamento. Veja todos os grupos da Copa do Mundo 2022.
Vale lembrar que esta é a 2ª oportunidade em que a Copa do Mundo será disputada no continente asiático. A 1ª vez aconteceu em 2002, quando o evento foi sediado no Japão e na Coréia do Sul.
Então, a partir de 20 de novembro, os 32 selecionados, divididos em 8 grupos com 4 componentes, irão disputar os seus 3 primeiros jogos em busca da classificação para a fase de mata-mata da competição.
Ao todo, são 13 equipes da Europa, 5 da África, 5 da Ásia, 4 da América do Sul, 4 da América do Norte e o país-sede (Catar).
Quando começa a Copa do Mundo?
Os jogos da Copa do Mundo começam no próximo dia 20 de novembro, com a partida entre os donos da casa e o Equador, às 19h, no horário local (13h no horário de Brasília). Já a França, atual campeã do mundo, estreia 2 dias depois, contra a Austrália, às 16h (horário de Brasília)
Por fim, o último jogo da 1ª rodada é o confronto entre Brasil e Sérvia, pelo Grupo G, no dia 24 de novembro, às 16h.
Quais são os grupos da Copa do Mundo 2022?
Pensando na preparação das seleções classificadas para o evento, o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2022 aconteceu no último mês de abril.
É importante ressaltar que devido à guerra entre Ucrânia e Rússia, que se iniciou em fevereiro, na época da formação dos grupos, ainda não havia a definição de todos os classificados. Com isso, Austrália, País de Gales e Costa Rica se qualificaram já conhecendo os seus primeiros rivais.
País-sede da competição, o Catar foi o 1º classificado para a Copa do Mundo, logo após o anúncio de que abrigaria a competição, em 2010. Sendo assim, ficou definido como o cabeça de chave do Grupo A.
Ainda, as Seleções com o melhor ranqueamento na FIFA entre as qualificadas foram as cabeças de chave dos grupos de B a H. Dessa forma, Inglaterra (grupo B), Argentina (grupo C), França (grupo D), Espanha (grupo E), Bélgica (grupo F), Brasil (Grupo G) e Portugal (grupo H) fecham o grupo.
Confira os grupos da Copa do Mundo 2022
Grupo A
- CATAR
- EQUADOR
- SENEGAL
- HOLANDA
Grupo B
- INGLATERRA
- IRÃ
- ESTADOS UNIDOS
- PAÍS DE GALES
Grupo C
- ARGENTINA
- ARÁBIA SAUDITA
- MÉXICO
- POLÔNIA
Grupo D
- FRANÇA
- AUSTRÁLIA
- DINAMARCA
- TUNÍSIA
Grupo E
- ESPANHA
- COSTA RICA
- ALEMANHA
- JAPÃO
Grupo F
- BÉLGICA
- CANADÁ
- MARROCOS
- CROÁCIA
Grupo G
- BRASIL
- SÉRVIA
- SUÍÇA
- CAMARÕES
Grupo H
- PORTUGAL
- GANA
- URUGUAI
- COREIA DO SUL
Grupos da Copa do Mundo 2022: O “Grupo da Morte”
Somando 5 dos 21 títulos já conquistados da Copa do Mundo, o Grupo E é considerado o mais difícil entre os 8 formados para o Mundial em 2022.
Com a Espanha encabeçando a chave, somaram-se a Costa Rica, vindo da repescagem intercontinental, a Alemanha, tetracampeã mundial com 4 taças e o Japão, equipe asiática com maior número de participações consecutivas.
Também vale lembrar que na Copa do Mundo, em 2018, a Alemanha acabou sendo eliminada como favorita em um grupo que tinha 1 país europeu (Suécia), 1 da América do Norte (México) e 1 oriental (Coreia do Sul)
Assim, a tendência é que haja uma disputa marcada pelo equilíbrio entre as 4 equipes, tendendo para a classificação dos europeus.
E o Brasil?
Classificado de maneira muito tranquila nas eliminatórias da América do Sul, o Brasil não terá vida fácil na primeira fase da Copa do Mundo. Em um grupo com 2 seleções europeias e 1 seleção africana, a Canarinha terá perfis muito diferentes de adversário ao longo da competição.
Na estreia, o Brasil enfrenta a Sérvia, seleção da antiga escola iugoslava que tenta preservar a posse de bola e jogar de maneira mais ofensiva. A 2ª partida reserva para os brasileiros o enfrentamento contra a Suíça, equipe europeia conhecida pela forte presença defensiva.
Por fim, o Brasil ainda enfrenta a seleção camaronesa, que se classificou de maneira heroica diante da Argélia, nas eliminatórias do continente africano. Os Leões baseiam seu jogo em intensidade e imposição da força física.
Em quem ficar de olho?
Fora das principais candidatas ao título, a Copa do Mundo terá seleções com núcleos jovens que podem surpreender na disputa do Mundial.
Sem conseguir se classificar em 2018, a seleção da Holanda chega com uma geração renovada na Copa do Mundo. Em um grupo A sem grandes favoritos ao título, os laranjas podem beliscar vôos maiores neste Mundial.
De volta ao Mundial após 36 anos, o Canadá conquistou sua vaga após vencer as eliminatórias da Concacaf. Em um grupo com Bélgica, ampla favorita ao 1º lugar, deve brigar com a Croácia, atual vice-campeã mundial, para ficar com o 2º posto nas oitavas de final.
No grupo do Brasil, a Sérvia é mais uma seleção que pode surpreender. Com uma geração promissora capitaneada por Mitrovic, Milinkovic-Savic e Tadic, a equipe se classificou para o Mundial desbancando Portugal, que precisou disputar a respescagem para garantir ida ao Catar.