Em jogo muito equilibrado, Croácia elimina Brasil e segue para as semifinais no Catar
Acabou o sonho do hexa em 2022. Após buscar empate em 1 a 1 na prorrogação, a Croácia elimina o Brasil nos pênaltis e seguirá para as semifinais da Copa do Mundo. Equipe europeia aguardará vencedor do embate entre Argentina e Holanda.
O jogo
Uma partida com cara de mata-mata. Com marcação forte de ambos os lados, a partida se concentrou bastante no meio-campo nos minutos iniciais. Entretanto, quem ditou o ritmo do confronto foi a Croácia, especialmente pela direita com a parceria entre Modric e o lateral Juranovic.
O Brasil, por sua vez, teve suas melhores escapadas com o atacante Vinícius Júnior pela esquerda. Em duas tabelas com Neymar, o ponta esquerda finalizou duas vezes para seguras defesas de Livakovic.
Assim, na segunda etapa, o Brasil voltou mais aceso em campo. Com as entradas de Rodrygo e Antony pelas pontas, a Seleção Brasileira passou a agredir mais e criar chances. Contudo, o goleiro Livakovic fez boas defesas e impediu o gol.
Empate na prorrogação
No tempo extra, o Brasil seguiu sendo mais agudo e, nos acréscimos da primeira etapa, chegou ao gol do jogo. Aos 15, Neymar partiu em velocidade e tabelou com Rodrygo. O camisa 10 entrou na área, driblou Livakovic e abrir o placar.
Porém, na etapa derradeira, o Brasil se retraiu um pouco mais e passou a esperar a Croácia. Assim, o treinador croata acionou os atacantes Orsic, Budimir e Petkovic para povoar a área. E coube ao último colocar os europeus de volta no jogo.
Entretanto, em jogada de contra-ataque, os balcânicos fizeram tabela no meio-campo e chegaram à área. A bola chegou no pé de Petkovic, que arriscou. A bola resvalou em Marquinhos e venceu o goleiros Alisson.
Nos pênaltis, Croácia elimina Brasil
Na marca penal, o time croata foi mais competente. Com 100% de aproveitamento, a Croácia elimina o Brasil por 4 a 2. Dessa forma, pela Seleção Brasileira, Rodrygo e Marquinhos desperdiçaram as cobranças.
Atuação histórica de Livaković! 👏 pic.twitter.com/3Wf2YaiAH1
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) December 9, 2022