A FIFA confirmou o cancelamento da partida entre Brasil e Argentina, que seria realizada em setembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar.
A decisão, inclusive, acontece em comum acordo com as duas confederações, que retiraram seus recursos da Corte Arbitral do Esporte (CAS). A CBF e a AFA pediam os pontos do confronto.
Esse clássico, inicialmente, estava marcado para o dia 5 de setembro do ano passado, na Neo Química Arena, em São Paulo.
O jogo, no entanto, foi interrompido no início quando agentes da Anvisa invadiram o gramado do estádio do Corinthians para deter jogadores argentinos que haviam violado regras sanitárias do Brasil.
No caso do Brasil, a multa é de 300 mil francos suíços (R$ 1,624 milhão). Os argentinos pagarão metade desse valor, ou seja, R$ 812 mil. Nos dois casos, 25% das multas serão doadas para a Organização Mundial da Saúde (OMS) em apoio aos esforços para combater a pandemia da Covid-19.
VEJA O COMUNICADO DA CBF:
A CBF informa que, no âmbito do processo disciplinar referente aos incidentes ocorridos na partida Brasil-Argentina em 5 de setembro de 2021
AFA, CBF e FIFA resolveram o litígio perante a Corte Arbitral do Esporte (CAS).
A CBF e a AFA assumiram suas respectivas responsabilidades pelos eventos que levaram ao abandono da Partida
Conforme constatado pelos Órgãos Judiciais da FIFA, e que devem sofrer a sanção pertinente.
Como resultado, a CBF foi condenada a pagar uma multa total de CHF 300,000
Metade da qual foi suspensa por um período probatório de dois anos.
Metade da multa pagável (25% da multa total) deverá ser doada diretamente pela CBF à Organização Mundial da Saúde (OMS)
Em apoio aos seus esforços contínuos no combate à COVID-19.
Por fim, a partida Brasil-Argentina não será mais repetida
E a data relevante permitirá, portanto, que nossa seleção faça um amistoso em preparação para a Copa do Mundo Qatar 2022.
A CBF agradece à FIFA pela disposição e disponibilidade para resolver este problema nestas circunstâncias muito específicas e num curto espaço de tempo.