Teve de tudo em Equador e Brasil, na noite desta quinta-feira (27), pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, em Quito. O jogo foi recheado de polêmicas, expulsões, confusões, VAR em ação e, ao final, terminou empatado por 1×1. Casemiro abriu o placar, enquanto Félix Torres deixou tudo igual para os donos da casa.
Para se ter o tamanho da confusão, o goleiro Alisson foi expulso duas vezes e as duas punições foram anuladas após checagem da arbitragem de vídeo. Os jogadores que receberam o cartão vermelho foram Domínguez, pelo Equador, e Emerson, pelo Brasil, ainda no primeiro tempo.
A seleção brasileira, já classificada para a Copa do Mundo do Catar, está na liderança com 36 pontos. Na terça-feira (1º), o adversário será o Paraguai, às 21h30, no Mineirão. O Equador ainda tenta confirmar a vaga e enfrentará o Peru, em Lima, às 23h.
Gol logo no início
O Brasil começou a partida com intensidade e logo abriu o placar. Aos cinco minutos, Coutinho cruzou da esquerda e Matheus Cunha tentou cabecear. A bola sobrou para Casimiro completar para o fundo das redes.
Confusões e expulsões
Na sequência, a bola praticamente não rolou mais pelas confusões e expulsões. Aos 12, o goleiro Domínguez acertou a sola da chuteira no pescoço de Matheus Cunha. Após consulta ao VAR, o árbitro deu o vermelho direto.
Não demorou muito e foi a vez do Brasil ter um expulso também. Emerson atingiu Estrada em uma dividida e recebeu o segundo amarelo. E por pouco o Brasil não ficou com dois a menos. O árbitro expulsou Alisson por falta em Valencia. Mas corrigiu com o auxílio do VAR e deu apenas amarelo.
VAR em ação, novas polêmicas e empate
A arbitragem seguiu confusa no segundo tempo e com muitas polêmicas. Aos nove minutos, o árbitro marcou pênalti de Raphinha em Estupiñán. Mas anulou ao revisar o lance no VAR depois de mais um longo tempo de paralisação.
O Equador chegou ao empate aos 29 minutos. Após cobrança de escanteio, Félix Torres cabeceou e deixou tudo igual. Mas os problemas não pararam por aí. Aos 46, um novo pênalti foi marcado de Alisson em Precisado. O goleiro brasileiro foi expulso. Contudo, depois de outra checagem no VAR, o vermelho foi anulado e o pênalti também. Assim, a partida terminou em 1×1.