Em jogo truncado, com a ausência de Neymar, a Seleção Brasileira garantiu a classificação às oitavas de final da Copa
O Brasil teve uma dura missão diante da Suíça, rival complicado na 2ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo. Sem Neymar, a Canarinho conseguiu o mais importante: vencer.
Teve um desempenho abaixo da estreia, mas foi sólido e suficiente para ganhar o duelo por 1 a 0, com golaço de Casemiro no fim do jogo. Além disso, conseguiu garantir a vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo.
Uma partida onde o Brasil teve que se provar com a ausência de Neymar. Mesmo com menos criatividade do que o comum, houve um bom senso coletivo para suprir a ausência do camisa 10.
Por outro lado, vale destacar também a partida de Casemiro. Mais uma vez fez uma grande partida no setor defensivo, cobrindo os espaços. Por outro lado, foi decisivo no ataque e marcou um golaço, o que não conseguiu diante da Sérvia, parado pelo travessão.
Jogo truncado e de poucas oportunidades
A 1º etapa foi bastante truncada. Foram mais de 20 minutos sem uma finalização sequer das duas seleções. O Brasil tinha maior posse de bola, mas encontrava uma Suíça bem postada na defesa, que deu poucos espaços. Muita disputa de bola no meio de campo e um perde e ganha de posse.
O Brasil teve mais dificuldades para criar na partida e contou com uma aparição apagada do setor ofensivo. A primeira boa chance aconteceu somente aos 26, quando os pontas apareceram.
Raphinha cruzou na 2ª trave e Vinícius Júnior apareceu livre de marcação para bater de primeira. Porém, o chute saiu mascado e Sommer espalmou. Aos 30, o próprio Raphinha tentou de fora da área e Sommer defendeu em 2 tempos.
Tão perto… pic.twitter.com/alsmeLxER3
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) November 28, 2022
Insistência do Brasil valeu a pena
O 2º tempo teve uma postura bastante semelhante no seu começo. O Brasil tentou se lançar ao ataque com maior ímpeto. Por outro lado, a Suíça também se expôs e também ocupou o setor ofensivo.
Aos 10 minutos, Vinícius Júnior cruzou a meia altura, a bola atravessou a pequena área e por muito pouco Richarlison não completou.
Mas, aos 20, Vini Júnior recebeu em profundidade e marcou em chute rasteiro. Todavia, com a ajuda do VAR, o gol foi anulado por Richarlison, impedido, ter participado do lance.
O duelo continuou bastante truncado. A Seleção Brasileira fez trocas e passou a acelerar mais o jogo. Dessa forma, os espaços surgiram e, enfim, o gol saiu.
Aos 37 minutos, Vini Júnior serviu Rodrygo, que ajeitou para Casemiro. Dentro da área, o volante acertou um chutaço no canto esquerdo do goleiro, sem chances de defesa. Um golaço de um dos jogadores mais sólidos da Canarinho.
Dessa maneira, a Suíça precisou se expor para marcar e o contra-ataque foi oferecido ao Brasil. Aos 41, Rodrygo teve a oportunidade dentro da área, soltou uma bomba e Sommer espalmou para escanteio.
Em outras tentativas, Vini e Rodrygo pecaram por excesso ao prender a bola e não conseguiram ampliar o placar. Mas o resultado veio.
Mesmo sem a presença de Neymar, onde o time sentiu em alguns momentos a ausência dele, a vitória veio. A Seleção Brasileira soube se portar sem o seu maior craque e fez bem o seu papel.
Quando o Brasil joga?
A Seleção Brasileira volta a campo na sexta-feira (2), quando enfrenta Camarões no estádio Lusail, às 16h (horário de Brasília). Enquanto isso, Suíça e Sérvia duelam no estádio 974, no mesmo horário.
Além disso, com este resultado, o Brasil chegou a 6 pontos, garantiu a classificação às oitavas de final e pode garantir a 1ª colocação só com um empate diante de Camarões.
Enquanto isso, a Suíça é vice-líder, com 3 pontos. Camarões tem 1 ponto, no 3º lugar, e a Sérvia é lanterna com 1 ponto, mas saldo de -2.