Saiba mais sobre o desempenho do Brasil na Copa do Mundo Feminina
Brasil na Copa do Mundo Feminina: a Seleção Brasileira feminina de futebol tem tradição no esporte. Mas a equipe ainda não sentiu o gosto de ser campeã da Copa do Mundo. Este ano, o time vai ter a chance de quebrar esse tabu.
A Copa do Mundo será disputada de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia. Será a 9ª edição do torneio, que é disputado desde 1991. O Brasil teve algumas participações marcantes e outras bem mais discretas. Vamos lembrar como foram as campanhas do país na competição.
1991: time parou na fase de grupos
A primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino foi disputada em 1991, na China. Mesmo tendo sido realizada com bastante atraso, já que o Mundial masculino acontece desde 1930, o evento foi celebrado como uma importante conquista das mulheres no esporte.
O Brasil na Copa do Mundo Feminina daquele ano não teve sorte e caiu no mesmo grupo dos Estados Unidos, que são a maior potência do futebol feminino. Além disso, a Suécia, outro país de tradição entre as mulheres, também estava no grupo brasileiro.
A seleção Brasileira estreou vencendo o Japão por 1 x 0. Mas em seguida perdeu os outros dois jogos. Assim, o time terminou em terceiro lugar no grupo e se despediu na primeira fase da competição. Os Estados Unidos levantaram a taça. A primeira Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina tinha nomes como Márcia Taffarel e Pretinha.
1995: outra vez eliminado na primeira fase
Quatro anos depois, o Brasil na Copa do Mundo Feminina voltou a ficar no mesmo grupo de Japão e Suécia. O outro adversário foi a Alemanha. E o Brasil começou muito bem, derrotando a favorita Suécia, anfitriã, por 1 x 0.
Mas a Seleção perdeu o segundo jogo para o Japão e depois caiu contra a Alemanha. O time acabou na lanterna do grupo. O título desta vez ficou com a Noruega. Aquela Copa do Mundo foi a primeira de Formiga na Seleção Feminina. A jogadora marcou época por ser a única atleta a disputar 7 Mundiais.
1999: pela primeira vez, semifinalista
A Copa do Mundo de 1999 foi disputada nos Estados Unidos. Pela primeira vez, a competição tinha 16 participantes, 4 a mais que nas duas primeiras edições. Pela terceira vez, o Brasil era o único representante da América do Sul.
Com Formiga, Pretinha e Sissi, o Brasil conseguiu classificação para as fases finais pela primeira vez. O time terminou em primeiro lugar no grupo, vencendo o México por 7 x 1, a Itália por 2 x 0 e empatando com a Alemanha em 3 x 3.
A fase seguinte já foi pelas quartas de final. Em um jogo emocionante, a Seleção Brasileira derrotou a Nigéria por 4 x 3. Na semifinal, a equipe foi eliminada pelos Estados Unidos, perdendo o jogo por 2 x 0. Na disputa pelo terceiro lugar, o Brasil venceu a Noruega nos pênaltis, após empate em 0 x 0 no tempo normal.
2003: a estreia da lenda Marta
A 4ª edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino, disputada nos Estados Unidos, marcou a primeira participação da Rainha Marta. Foi a partir daquele ano que a atacante começou a encantar o mundo com seus dribles e seus gols.
A equipe começou bem a competição e ficou em primeiro lugar no grupo. Mas o Brasil na Copa do Mundo Feminina de 2003 foi eliminada pela Suécia, nas quartas de final, que ganhou o jogo decisivo por 2 x 1. A Alemanha foi campeã em cima justamente da Suécia.
2007: a melhor campanha Brasil na Copa do Mundo Feminina
Em 2007, a Seleção Brasileira feminina vivia um momento mágico. Com Marta no auge da carreira, a equipe jogava um futebol bonito e era extremamente forte. Faltou pouco para o time ficar eternizado na Copa do Mundo, que naquele ano foi realizada na China.
O Brasil na Copa do Mundo Feminina foi arrasador na fase de grupos naquela edição do torneio, vencendo os três jogos disputados. Nas quartas de final, a equipe venceu a Austrália por 3 x 2, mas o melhor ainda viria na semifinal.
No jogo que valia vaga para a final, o Brasil derrotou os Estados Unidos por 4 x 0. A goleada assombrou o mundo e fez o planeta se render a Marta, que marcou dois gols.
Mas o Brasil não conseguiu superar a Alemanha na final. As europeias tinham Birgit Prinz, uma das melhores jogadoras de todos os tempos, e um elenco mais completo.
Ao fim do torneio, o Brasil foi aplaudido pela boa campanha, mas também ficou o sentimento de que era possível ter conseguido a taça, apesar da força da Alemanha.
Aquele abraço em grupo na hora da comemoração! Saudades da nossa #SeleçãoFeminina em campo, né? 🫶💛
📸 Thais Magalhães / CBF pic.twitter.com/LkUQr5yJpC
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) May 10, 2023
2011, 2015 e 2019: três eliminações no primeiro mata-mata do Brasil na Copa do Mundo Feminina
Depois do momento mágico vivido em 2011, o Brasil passou a viver na Copa do Mundo de Futebol Feminino a maldição do mata-mata.
Foram três eliminações seguidas no primeiro confronto após a classificação na fase de grupos.
Em 2011, a Seleção Brasileira ficou em primeiro lugar no grupo. Nas quartas, perdeu para os Estados Unidos nos pênaltis, após empate em 2 x 2 no tempo normal.
O Japão ficou com o título, vencendo as norte-americanas na final, também nos pênaltis.
Em 2015, no Canadá, o número de participantes aumentou de 16 para 24. Isso significa que, pela primeira vez, o primeiro mata-mata foi disputado nas oitavas de final, não nas quartas.
E foi nas oitavas que o Brasil na Copa do Mundo Feminina caiu. O algoz desta vez foi a Austrália, que venceu o jogo por 1 x 0. Na fase de grupos, o Brasil terminou em primeiro, com 100% de aproveitamento em 3 jogos.
A última edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino foi disputada em 2019, na França. Desta vez, o Brasil não foi bem na primeira fase. A Seleção ficou em 3º lugar em um grupo com 4 times.
Mesmo assim, a equipe avançou por ser o melhor 3º colocado. Nas oitavas de final, o Brasil na Copa do Mundo Feminina perdeu para a França por 2 x 1, adiando por mais quatro anos o sonho do título inédito.
Naquele ano, o campeão foram os Estados Unidos. E assim foi escrita a história do Brasil na Copa do Mundo Feminina até o momento.
Mais notícias e informações quentinhas sobre futebol e outros esportes você vê no Jogo Hoje